
Saúde e segurança são dois aspectos fundamentais para viabilizar viagens e ter boas experiências nos destinos. Por isso, é sempre importante ter uma noção de como está a realidade do lugar que você deseja visitar. Nesse post, vamos apresentar o mapa dos países mais perigosos e mais seguros do mundo segundo a International SOS, uma empresa global de assistência médica, segurança e saúde para viagens internacionais.
A classificação apresentada no relatório usa 5 categorias de risco para questões de saúde: risco baixo; médio; variável; alto e muito alto. E mais 5 categorias para classificar a segurança: risco insignificante; baixo; médio; alto e extremo.
Confira os países que se destacam positivamente e negativamente de acordo com a avaliação da International SOS.
Países mais perigosos
Na lista dos destinos que apresentam risco extremo de segurança estão: Afeganistão, República Centro-Africana, Iêmen, Líbia, Myanmar, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Iraque e Ucrânia.
Já os classificados como risco alto de segurança são: Burkina Faso, Etiópia, Haiti, Honduras, Irã, Mali, Nigéria, Níger, Papua-Nova Guiné, Paquistão, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela.
Esses são territórios que, neste momento, estão enfrentando algum tipo de conflito armado e afeta a proteção de civis, podendo afetar apenas uma região ou as principais cidades do país.
No quesito de saúde, os países considerados de risco muito alto são: Afeganistão, Comores, Coreia do Norte, Haiti, Iraque, Iêmen, Guiné, Guiné-Bissau, Gâmbia, Libéria, Serra Leoa, Sudão, Somália, República Centro-Africana, Níger, Mali, Venezuela.
Nestes, a contaminação por água e alimentos é frequente e/ou o sistema de atendimento médico hospitalar é muito limitado ou está muito sobrecarregado, além de sofrer com falta de medicamentos básicos.
Países mais seguros
No quesito segurança, os países que estão listados como os mais seguros do mundo são: Groenlândia, Eslovênia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Kiribati, Ilhas Marshall, Nauru, Tuvalu, Havaí (EUA).
Segundo os dados da International SOS, nesses destinos as taxas de crimes violentos são muito baixas, não há conflitos significativos que possam afetar visitantes e os serviços de segurança e de emergência são eficazes.
No quesito saúde, praticamente toda a Europa ocidental, países nórdicos, Uruguai, Chile, EUA, Canadá, Qatar, Emirados Árabes, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Nova Zelândia estão classificados com baixo risco de contaminação por doenças infecciosas, além de terem atendimento médico e mediações sempre disponíveis.
Onde está o Brasil nessa avaliação?
O Brasil está na cor laranja da classificação de segurança, que é considerado risco médio no quesito de segurança, assim como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia aqui na América do Sul.
Nesses países, o risco médio em segurança é identificado por recorrentes distúrbios políticos, protestos violentos, insurgência e/ou atos pontuais de terrorismo. A empresa alerta que, nesses locais em laranja no mapa, “viajantes e profissionais em missões internacionais podem enfrentar riscos relacionados à violência comunitária, sectária ou racial, bem como a crimes violentos”.
Na classificação de saúde, o Brasil também está em risco médio, que reúne países onde pode haver contaminação mais frequente através de água e alimentos, mas que ainda possuem atenção médica disponível.
Clique aqui para acessar o mapa e conferir todos os detalhes.

Considerações
E você, já tinha parado para analisar os países mais perigosos e mais seguros do mundo e pesquisado sobre isso antes de planejar suas viagens internacionais?
Vale lembrar que temos alguns conteúdos aqui no portal que te orientam sobre como cuidar de si antes e durante as viagens. Confira:



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!