Quais países exigem vacina de febre amarela e CIVP? | EPM
Quais países exigem vacina de febre amarela e CIVP?

Quais países exigem vacina de febre amarela e CIVP?

Na hora de planejar uma viagem internacional, um dos primeiros passos é pesquisar quais os documentos exigidos pelo país. E mais do que passaporte e visto, também é fundamental saber os requisitos relacionados à saúde, como vacinas. E para que você esteja por dentro de um dos documentos mais pedidos, trouxemos a lista países exigem vacina de febre amarela e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Abaixo, você também encontra informações sobre como tomar a vacina e como solicitar o CIVP. Confira!

O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia?

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) trata-se de um documento oficial, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), encarregada de validar internacionalmente as vacinas exigidas nos termos do Regulamento Sanitário Internacional.

A vacina de febre amarela é um requisito para muitos países devido ao risco de contaminação que ainda existe nessas localidades. Por isso, como prevenção, os visitantes são obrigados a ter a imunização e apresentá-la na imigração, como qualquer outro documento exigido.

Por isso, para ingressar nos países que exigem essa vacina, os viajantes devem solicitar junto a Anvisa o CIVP e, assim, atestar a imunização para febre amarela.

Onde tomar a vacina de febre amarela?

A dose integral da vacina de febre amarela pode ser tomada em qualquer unidade de posto de saúde que realize o serviço de imunização pelo Serviço Único de Saúde (SUS) ou em uma clínica particular de vacinação de sua preferência.

A recomendação é de que o viajante receba a dose, no mínimo, 10 dias antes da viagem. Esse prazo será suficiente para solicitar e receber o CIVP.

Com o registro em seu cartão de vacinação, você poderá usar esse comprovante para fazer o pedido do certificado.

Como solicitar o CIVP?

No site oficial do governo brasileiro, há uma aba destinada à solicitação do CIVP. Você irá informar os seus dados e anexar o seu comprovante de vacinação com a dose para febre amarela.

É muito importante que suas informações pessoais, sobre a data de vacinação, lote, assinatura do profissional que realizou a vacinação e a identificação e carimbo da unidade de saúde onde você tomou a vacina estejam legíveis.

Com o pedido solicitado, é preciso esperar, em média, 5 dias úteis para recebimento do certificado.

Para pessoas que querem solicitar a segunda via do CIVP, a plataforma também oferece o serviço.

Clique aqui para dar entrada no processo de solicitação do CIVP com a Anvisa!

Lembrando que a emissão do CIVP com a comprovação de imunização contra febre amarela possui validade vitalícia. Ou seja: uma vez solicitado, você pode guardá-lo e usar em todas as viagens.

Países que exigem vacina de febre amarela e CIVP

África do SulCosta RicaÍndiaQuênia
AlbâniaCubaIndonésiaRepública Centro-Africana
AngolaCuraçaoIrãRepública Democrática do
Congo
Antígua e BarbudaDominicaJamaicaRepública Dominicana
Arábia SauditaDjiboutiLibériaRuanda
ArgéliaEgitoMadagascarSamoa
ArubaEl SalvadorMalásiaSanta Helena
AustráliaEmirados Árabes UnidosMalawiSanta Lúcia
BahamasEquador (incluindo Galápagos)MaldivasSanto Eustáquio/Sint Eustatius
BahreinEritreiaMaliSão Bartolomeu/Saint Barthélemy
BangladeshEswatini (Suazilândia)MaltaSão Cristóvão e Neves
BarbadosEtiópiaMartinicaSão Martinho/Sint Maarten
BeninFijiMauritâniaSão Tomé e Príncipe
BolíviaFilipinasMayotteSão Vicente e Granadinas
BonaireGabãoMianmarSeicheles
BotsuanaGâmbiaMoçambiqueSenegal
Brunei DarussalamGanaMontserratSerra Leoa
Burkina FasoGranadaNamíbiaSingapura
BurundiGuadalupeNepalSri Lanka
Cabo VerdeGuatemalaNicaráguaSudão do Sul
CamarõesGuianaNígerSuriname
CambojaGuiana FrancesaNigériaTailândia
CatarGuinéNiueTanzânia
CazaquistãoGuiné EquatorialNova CaledôniaTogo
ChadeGuiné-BissauOmanUganda
ChinaHaitiPanamáVenezuela
ColômbiaHondurasPapua Nova GuinéWallis e Futuna
CongoIlha de PáscoaPaquistãoZâmbia
Coreia do NorteIlhas PitcairnParaguaiZimbábue
Costa do MarfimIlhas SalomãoPolinésia Francesa

Considerações

Reforçamos também que, além da vacinação, ter um seguro viagem é fundamental para garantir os cuidados com a sua saúde, principalmente estando fora do Brasil.

Mesmo que não seja obrigatório em muitos destinos, ele é sempre recomendado e pode ser solicitado nas imigrações. Não deixe de prevenir e contrate sua apólice antes de cada viagem.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário