Viajar com drone: o que você precisa saber antes de embarcar
Pensando em levar seu drone na próxima viagem? Saiba que é preciso ter alguns cuidados com seu equipamento antes de embarcar, seja em viagens dentro ou fora do Brasil. Por isso, trouxemos dicas e orientações de como viajar com drone, incluindo documentos, onde colocar na mala e quais destinos são flexíveis para voar com o dispositivo.
Assim como todo eletrônico, é preciso ter alguns cuidados para transportar e utilizar com segurança estes equipamentos. Tanto no nosso território quanto em outros países, existem regras e indicações de operação para quem quer utiliza-los com fins recreativos.
Confira abaixo algumas orientações para viajar com drones e operá-los durante a experiência!
Viajar com drone no Brasil
As aeronaves não tripuladas, incluindo os drones, podem ser transportadas e utilizadas no Brasil tranquilamente, mas sob alguns critérios.
No nosso país, existem algumas regras para utilização. Primeiro, é necessário ter o registro do drone junto a Agência Nacional de Aviacao Civil (Anac), caso ele faça parte da lista de equipamentos que necessitam do documento. Normalmente, as aeronaves não tripuladas para uso recreativo precisam apenas do cadastro do órgão.
O registro é feito de acordo com o modelo do equipamento e você pode consultar detalhes sobre eles no site do governo brasileiro.
Clique aqui para cadastrar seu drone no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (Sisant).
Após isso, para operar o drone, é preciso seguir algumas regras por questões de segurança e privacidade.
Regras
- Os drones só podem ser operados em áreas que permitam, no mínimo, 30 metros horizontais de distância das pessoas que não estejam pilotando ou participando da operação;
- Cada piloto remoto só pode operar um equipamento de cada vez;
- É preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade para ser um piloto remoto ou auxiliar na operação;
- O dono do equipamento precisa ter seguro com cobertura de danos a terceiros;
- Com manutenção e controle do funcionamento do drone regulares, o equipamento precisa ter autonomia suficiente para o voo e o pouso no local previsto;
- É necessário fixar uma identificação (número obtido no processo de cadastramento) no equipamento em local visível do drone e com material não inflamável;
- É orientado que a operação seja, no máximo, a aproximados 40 metros de altura em locais urbanos ou até 120 metros em locais indicados para voos, como campos abertos e sem movimentação de pessoas e outras aeronaves.
Viajar e utilizar drone em outros países
Antes de colocar o drone na mala e viajar, é preciso ter o cuidado de se informar sobre as legislações sobre o uso do equipamento no destino. Assim como no Brasil, existem algumas regras para o uso em diversos países, ainda que seja para fotos e filmagens recreativas.
E, além disso, ainda existem também os destinos em que a entrada e operação de drones é estritamente rígida e até proibida. Nesses casos, inclusive, você pode ter seu equipamento confiscado durante o desembarque ou até ser preso.
Logo, evite prejuízos e perrengues e saiba antecipadamente se você poderá levá-lo em viagem. Sempre pesquise pela agência de aviação do país para saber quais as regras vigentes para os equipamentos.
Para os países que possuem alguma legislação, as normas costumam ser semelhantes às do Brasil, como ter o registro ou autorização de voo da aeronave não tripulada pela autoridade que regulamenta a utilização e respeitar as regras de operação.
Apesar de cada território ter as suas próprias indicações, no geral, elas costumam ser parecidas, como evitar espaços públicos, respeitar alturas de voos e ter cuidado sobre a área de operação para não estar próximo de aeroportos, bases militares, hospitais ou locais com concentração de pessoas.
Confira alguns dos países para onde os brasileiros costumam viajar e possuem regras brandas, parciais e rígidas para transporte e uso de drone.
Países onde o drone é liberado
Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Suécia, Suíça, Grécia, Polônia, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, República Dominicana, Emirados Árabes, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Filipinas e outros.
Países que exigem autorização ou possuem regras flexíveis
Peru, Argentina, Chile, Panamá, França, Alemanha, Países Baixos, República Tcheca, Áustria, Croácia, maior parte dos Estados Unidos (varia por estado), Turquia, China, Indonésia e outros.
Países onde o drone é praticamente ou totalmente proibido
Bahamas, Egito, Catar, Arábia Saudita, Israel, Vaticano, Sérvia, Marrocos, Tunísia, Tailândia, Índia, Rússia e outros.
Como transportar drone na mala
Dentro do Brasil, a Anac permite que os drones podem transportados tanto em bagagem de mão quanto em bagagem despachada.
No entanto, alguns detalhes sobre as peças do equipamento devem ser levadas em consideração.
Hélices
Caso as hélices do drone tenham compostas de arestas e pontas afiadas, pontiagudas ou cortantes, elas não poderão ser transportadas na mala de mão.
Baterias
Confira o tipo de bateria de funcionamento do drone. Para os eletrônicos que operam com células ou baterias de lítio metálico (até 2g) ou baterias de íon lítio (até 100 Wh), é necessário levá-las em bagagem de mão.
Para baterias de lítio metálico (mais que 2g até 8g) ou baterias de íon lítio (mais que 100 Wh até 160 Wh), é preciso solicitar o transporte junto à companhia aérea. Caso seja liberado, apenas duas unidades delas podem ser levadas em bagagem de mão.
Para baterias de íon lítio (mais de 100 Wh e até 160 Wh) ou lítio metálico (mais 2 g até 8 g), também é preciso fazer solicitação junto a companhia aérea. Caso seja autorizado o transporte, só poderá levar apenas duas unidades na bagagem de mão.
Para todos os casos, a Anac ainda orienta que as baterias sejam armazenadas dentro da mala de forma isolada do equipamento para evitar curto-circuito.
Recomendação
Para voos internacionais, você pode consultar a companhia aérea previamente, se quiser algum direcionamento antes de preparar as malas. Como os drones são equipamentos relativamente recentes na lista de itens eletrônicos levados em bagagem, nem sempre as empresas possuem as informações claras sobre como levá-los em seus sites e canais virtuais.
Ou então, dê preferência a acomodar o seu equipamento na bagagem de mão, pelo menos até o aeroporto. Assim, você poderá dar qualquer esclarecimento durante a supervisão de segurança e ainda proteger o equipamento, que pode ser danificado nas bagagens despachadas.
Considerações
Conseguiu se orientar sobre os cuidados que você precisa ter antes de viajar com drone? Se você já tiver experiência e quiser compartilhar mais informações sobre o assunto, não deixe de comentar aqui!
Você também pode conferir mais dicas de preparação e organização para viagem aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
83 Respostas para “Viajar com drone: o que você precisa saber antes de embarcar”
Ola estou indo para a Argentina , o que eu preciso levar p nao ter dor de cabeca com isso , tenho um DJI MINI 2
OBGDO
Olá Adrianno, boa tarde. Tudo bem?
Nosso querido Estevito pediu para avisar que pode levar sim, mas não pode voar em zonas restritas. Ele mesmo já levou o dele e não teve nenhum tipo de problema no aeroporto.
mas precisa fazer algum registro , ou nao é necessario
Estou indo para Maldivas, com stop over em Dubai, mas a Emirates não permite embarcar com o drone na bagagem de mão, somente despachado. Meu medo é o drone ser extraviado, o que posso fazer nesse caso?
Olá, Tamara! Tudo bem? De fato, por uma questão de segurança nacional, os Emirados Árabes não permitem drones em bagagens de mão e passou a proibir voos destes equipamentos com fins recreativos. Se os voos do Brasil para Dubai e de Dubai para Maldivas forem diretos, o risco de extravio pode ser menor. Mas, de qualquer maneira, você pode conferir algumas dicas para proteger sua mala desses imprevistos neste post: https://estevampelomundo.com.br/destaques/4-dicas-para-manter-sua-bagagem-segura-ao-despachar/
Bom dia tenho uma viagem de Madrid para Bali mas tenho uma escala em Jeddah (Arábia Saudita) , tenho um dji mini 2 e não sei se posso levar na bagagem, pois estou com receio que fique retido no aeroporto da arábia saudita. Alguma dica ou informação que possa ajudar?
Obrigado
Oi, Rui! Tudo bem? A informação mais detalhada que temos é que a operação de drones é proibida da Arábia Saudita. Logo, para quem viaja ao destino, a entrada do equipamento no país é proibida. No entanto, para conexões, não temos detalhes se ele seria confiscado ou não, já que você está apenas de passagem. Se for de grande interesse seu levá-lo, indicamos que você transporte o drone na mala de mão e, se necessário, explique na inspeção do aeroporto (mostrando sua passagem com destino a Bali) que você está apenas em conexão e não permanecerá na Arábia Saudita. Mas isso não é garantia de ele não ficará retido, ok?
olá tudo bem gostaria de saber se posso embarcar normal pela Azul em Confins BH tenho um Mini 2 estou indo para Florianópolis
Olá! Tudo bem? Pela regulamentação da ANAC, os drones podem ser transportados normalmente em voos domésticos contanto que sigam as recomendações sobre limites das baterias de íon lítio e não tenham hélices cortantes ou afiadas (que não podem ser levadas em bagagem de mão). O site da Azul não especifica nenhuma restrição sobre estes equipamentos. O ideal é que você entre em contato com a companhia aérea para checar a informação e não ter surpresas no embarque, ok?
Ola, estou indo para o Chile, podem me dar dicas do que devo providenciar para levar meu drone? DJI Mini 2
Olá, tudo bem? Pelo que encontrei em sites oficiais do Chile, para voar com drones é preciso realizar um registro na Direção Geral de Aeronáutica Civil e seguir alguns requisitos sobre o equipamento. Vou colocar o endereço do site abaixo para você consultar os detalhes, ok?
http://www.dgac.gob.cl/actualizacion-registro-provisorio-de-rpas-o-drones/
Olá, tenho um mini 3 gostaria de saber se consigo ir com ele até a nova Zelândia?
Olá, Gustavo! Tudo bem? Em geral, a Nova Zelândia tem bastante flexibilidade em permitir drones, sem necessidade de documentações para operá-los. As autoridades apenas pedem que eles voem em ambientes seguros e a uma altura máxima 120 metros. Você pode consultar mais detalhes no site oficial do Serviço de Segurança da Aviação do país: https://www.aviation.govt.nz/drones/
Se você tiver alguma dúvida específica sobre o transporte, pode consultar a companhia aérea da sua viagem.
Olá, tudo bem? Estou Indo morar na Holanda e tenho um Mini 3 Pro, com três baterias no total. Posso carregar como bagagem de mão? As baterias iriam no próprio carregador delas.
Olá, Paulo! Tudo bem? Pelo que encontrei de informação, as baterias desse equipamento são de íon-lítio, certo? É importante que você olhe detalhes sobre elas, pois, a depender do peso e Watt-hora, há regras diferentes, segundo o site na Anac.
Aparentemente, baterias como as do Mini 3 Pro devem ser transportadas como bagagem de mão. A Anac reforça que elas “devem ser individualmente protegidas de modo a evitar curtos-circuitos”. Consulte mais detalhes para ver se o carregador seria a acomodação adequada para esse transporte a bordo. Deixo o site da Anac aqui, caso você queira ver todas as informações disponíveis.
https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar
Ola, vou viajar para Porto de Galinhas, tenho um Dji Air 2s. Posso viajar com bagagem de mão? Irei levar todo o kit com 3 baterias e os outros componentes reserva!
Me ajuda hahahaha
Olá, Fabiano! Tudo bem? Esses equipamentos devem, sempre que possível, ser levados como bagagem de mão. No entanto, isso só é permitido se as hélices não tiverem partes metálicas afiadas ou perfurantes. Se tiverem, elas não poderão ir na cabine e precisarão ser despachadas. Sobre as baterias, pelo que consultei sobre este modelo, elas podem ser levadas a bordo, contanto que estejam individualmente protegidas para evitar curtos-circuitos. É importante consultar a companhia aérea para ver detalhes, principalmente, sobre quantidade de baterias que podem ser levadas, ok?
No site da Anac também há detalhes sobre transporte de drones e baterias sobressalentes: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar
Boa noite Milena. Pretendo levar um Mini2 para uma viagem à Itália. Lá é exigido um seguro de responsabilidade civil, mas até agora só encontrei empresa que faça para residentes na Itália. Saberia indicar alguma seguradora que atenda estrangeiros?
Olá, Leonardo! Tudo bem? Peço perdão por ter levado alguns dias para responder sua pergunta, estive consultando a equipe nesse período. Infelizmente, não conhecemos uma seguradora que possamos indicar com esse tipo de cobertura.
Oii Tudo bem?
Tenho escala de 1 dia em Dubai (28 horas).
Gostaria de levar um drone pro meu destino final, voce sabe como poderia fazer? consigo entrar com o drone por ser um dia ou ele ficaria retido no aeroporto? Caso fique retido, sabe como faço para retirar?
Olá, Tatiana! Tudo bem? Desde o ano passado, os Emirados Árabes proibiram drones para uso recreativo e não temos atualizações de flexibilização. Acredito que, mesmo você alegando que ficará apenas um dia, possivelmente eles não deixem você sair do aeroporto com o equipamento.
Segundo relatos de outros viajantes, até algum tempo atrás, você podia pedir durante a inspeção de desembarque para deixá-lo no aeroporto com o órgão de segurança responsável. Nesses casos, havia o preenchimento de um documento registrando que o seu drone ficaria no local e você poderia retirá-lo no mesmo lugar quando fosse embarcar novamente. No entanto, desde a suspensão dos Emirados Árabes para entrada dos equipamentos, não sei te informar se esse processo ainda está disponível.
Olá tudo bem gostaria de viaja para gramado tenho um Mini 2 dji preciso leva a documentação dele exemplo nota fiscal?
Olá, bom dia! Tudo bem? Para drones peso máximo de decolagem inferior a 250g, não há exigência da ANAC sobre documentações para viagens ou operações. Já para equipamentos com peso máximo de decolagem a partir de 250g e no máximo 25kg, a única exigência é o cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT). Normalmente, nenhum outro documento é exigido e o certificado do SISANT é suficiente, caso necessário. Fique atento também às regras de transporte da companhia aérea que você irá viajar!
Primeiro parabéns pelos esclarecimentos de tantas pessoas com tantas informações muito claras.
Vou para Los Angeles com escala em Panamá, posteriormente de Los Angeles para Cancun com escala em Dallas, não encontrei informações oficiais acerca de restrições nem em Los Angeles nem em Cancun, na sua matéria diz que México ok, mas Panamá e EUA tem regras flexíveis, corro algum risco de levar meu Mavic Pro na bagagem de mão, ou preciso emitir algum documento de permissão?
Olá, Nilson! Tudo bem? Obrigada pelo comentário. Ficamos felizes com sua opinião! Como acredito que seus destinos sejam LA e Cancun, imagino que seu interesse são as regras para destinos, certo? Se você não vai sair do aeroporto e apenas esperará seu próximo voo, possivelmente não precisa de nenhum documento nestes destinos. Quanto ao transporte do drone e as cidades onde você vai fazer escala, consulte a companhia aérea para saber se o equipamento pode ser levado em bagagem de mão.
Para as regras de desembarque e uso dos drones em LA, indico buscar informações nesses sites oficiais – Governo da Califórnia, já que nos EUA as leis mudam em cada estado, e na FAA:
https://www.ca.gov/
https://www.faa.gov/uas
Olá.Na próxima semana vou a Istambul e depois á Capadócia.Em Istambul não pretendo voar com o drone, mas na Capadócia gostaria de fazer algumas imagens. Tenho um mini 2. Será que posso voar ou existe algumas legislação para a entrada de drones no país, ou será necessário alguma autorização para voar? Se tiver alguma informação agradeço.
Olá, Leonel! Tudo bem? Encontrei relatos de outros viajantes que já pilotaram dornes com fins recreativos na Turquia. No entanto, é preciso seguir alguns limites sobre as operações e conferir se o modelo do equipamento está livre de registros. Você pode encontrar detalhes nesses links:
https://www.turkiye.gov.tr/sivil-havacilik-genel-mudurlugu
https://www.droneregulations.info/Turkey/TR.html#country-search
Meus pais estao na espanha e queria comprar um drone la e trazer pro brasil.. como proceder?
Olá, Ygor! Tudo bem? Para compra de equipamentos eletrônicos em outros países é preciso estar atento sobre algumas coisas. O limite de valor de compra para taxas na alfândega; o cuidado sobre registro no sistema da ANAC, pois drones comprados fora do Brasil não possuem selo da Anatel; e as regras de transporte da companhia aérea com a qual será realizada a viagem são os principais aspectos para ficar de olho.
Boa noite! Gostaria de saber se há alguma restrição para entrada de drone no México, minha intenção seria voar em Cancún, Playa Del Carmen e Tulum.
Obrigada!
Olá, Rafaela! Tudo bem? Não há restrição para entrada com drone no México. As autoridades do país apenas alertam os operadores sobre os cuidados para garantir a segurança aérea e das pessoas nos arredores do local onde o equipamento for usado.
Bom dia!
Tudo bem?
Vou para Paris e Londres, tenho um drone DJI mini 2 SE 249g, preciso realizar algum registro?
Olá, Tatiana! Tudo bem! E com você? Essas são cidades onde a operação de drones na área urbana é bem restrita. Paris é uma área totalmente proibida e Londres possui grandes restrições, além de alguns critérios em lugares onde é possível pilotar.
https://www.london.gov.uk/who-we-are/what-london-assembly-does/questions-mayor/find-an-answer/drones
Olá estou morando no Japão mas vou visitar minha família no Brasil posso levar meus drones um dji mini e um dji mavic air 2 na mala de mao ou bagagem despachada. Vou pela Emirates com parada em Dubai. Sei q as baterias tenho q levar na bagagem de mão mas o controle também?
Olá, Adriano! Tudo bem? O transporte de drones possui regras distintas para cada companhia aérea. No caso da Emirates, estes equipamentos não são permitidos em bagagem de mão e devem ser despachados. Você pode ver mais detalhes no site deles: https://www.emirates.com/pt/portuguese/before-you-fly/travel/dangerous-goods-policy/
Possuo um DJI Mini 2 SE com 3 baterias e irei viajar de Belém-PA para Santarém-PA na AZUL (ida) e GOL (volta). Meu drone e controle já possui selo da ANATEL e tenho o registro da ANAC impresso. São essas as documentações necessárias que podem me pedir? Preciso de mais alguma coisa? Posso levar na bagagem de mão na case que veio ele dentro da mochila? Vão me incomodar ou despacho na mala de 23 Kg? Me ajudem por favor, a Azul não responde nada…
Olá, Jefferson! Tudo bem? Sim, essas são as documentações de regularidade de drones no Brasil. Sobre o transporte, o site da Azul não está especificando atualmente sobre este tipo de equipamento e suas baterias. Mas, para alguns itens, eles indicam as regras previstas pela Anac. Assim, recomendo seguir as orientações da Agência. Confira os detalhes aqui: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar
Muito obrigado!!!
Bom dia. Estou indo de férias para a Alemanha, com conexão na Holanda, gostaria de levar meu drone, um DJI Mini 2 com 3 baterias, sabe se posso levar na bagagem de mão e se tem alguma permissão que eu devo buscar para voar o drone na Alemanha?
Olá, Marco! Tudo bem? Sobre o transporte dos equipamentos, seria ideal consultar a companhia aérea sobre quais as regras dela, especificamente. Onde levar o modelo de drone, a quantidade de baterias e a forma de acomodá-las podem ter condições diferentes de empresa para empresa. Sobre as orientações de voar com o drone na Alemanha, o próprio site da DJI possui orientações: https://www.dji.com/br/flyingtips/de
Olá! Viajarei para a Escócia e gostaria de saber se tem alguma restrição ou os documentos necessários para levar meu drone. Tenho um mini drone
Olá, Carolina! Tudo bem? As informações sobre regras de drones no Reino Unido podem ser encontradas no site da Autoridade de Aviação Civil. Veja aqui: https://www.caa.co.uk/drones/rules-and-categories-of-drone-flying/introduction-to-drone-flying-and-the-uk-rules/
Ola, tudo bem??
vc sabe se eu posso entrar com um DJI AVATA na Turquia? de la vou pra Grécia e na verdade nao pretendo voar na Turquia, mas tenho medo de eles me pegarem no aeroporto por conta do drone….
obrigado!!!
Olá, Rodrigo! Tudo bem? Se você vai fazer apenas conexão, sem ingressar ao território pela imigração, possivelmente não há risco, já que você pode comprovar que está apenas em trânsito no aeroporto. Mas, se você pretende realizar estadia na Turquia e depois seguir viagem para a Grécia, atente-se ao peso do seu drone. Se ele for inferior a 500g, não há problema. No entanto, se ele passa desse peso, as autoridades exigem um formulário de controle de conformidade disponível através no site da Diretoria Geral de Aviação Civil da Turquia.
Olá, tudo bem?
Tenho uma viagem marcada para a Holanda e gostaria de saber como funciona para voar com drone nos arredores de Amsterdã, zaanse chanse… precisaria de alguma liberação?
Olá, Danilo! Tudo bem? Todas as informações e orientações sobre pilotar drones na Holanda podem ser encontradas no site oficial do governo: https://www.rijksoverheid.nl/onderwerpen/drone
Boa tarde, tudo bem?!?
Para Portugal é necessário algum cadastro para levar o drone. Estou em dúvida já que tem site que diz ser livre acesso e outros diz que precisa fazer cadastro na agência do país.
Olá, Danilo! Tudo bem? Em caso de dúvidas, é sempre importante consultar sites oficiais das autoridades do país. Existem algumas condições de registro para usar drones em Portugal a depender do modelo do equipamento. Veja aqui: https://www.anac.pt/vPT/Generico/drones/registo_uas/Paginas/OperadoresdeUAS.aspx
BOA NOITE ESTOU INDO PARA A GRÉCIA, TENHO UM MINI 3 , PRECISO DE AUTORIZAÇÃO?
OBRIGADO
Oi, Marcelo! Tudo bem? Em geral, a Grécia não exige documentações para os modelos mais simples. Mas, existem alguns cuidados para operá-los. Você pode consultar detalhes e tirar dúvidas no site da Autoridade de Aviação Civil do país: https://uas.hcaa.gr/Faq#anchor5
Estou fazendo uma viagem para as Filipinas (que sei que pode usar drone) via Doha no Qatar onde fico uns dias e volto por Hong Kong . Sera Que posso levar meu drone mini 2 Dji ? Sei que a Qatar Airways permite levar na mala de mão e que para voar em Doha precisa de autorização (mas não pretendo voar lá ) Mas meu medo é de apreenderem ele no aeroporto . Na viagem para HK vou por companhia aérea da Finlândia que é permitido, mas não sei sobre Hong Kong.
Desde já agradeço , vcs ajudam muita gente
Olá, Fernando! Tudo bem? Se você não vai estar apenas em trânsito nos aeroportos e vai permanecer por alguns dias nas localidades por onde passar, vai precisar das autorizações exigidas em cada destino. Mesmo que você não tenha planos de operar o drone, as autoridades locais não possuem garantia disso para todos que entram no território e, por isso, dificilmente vão permitir exceção para a entrada do equipamento.
Pelo que sei, o Qatar é bem rígido sobre as regras de drones de estrangeiros. Em Hong Kong o uso de drones é permitido seguindo recomendações do Departamento de Aviação Civil (https://www.cad.gov.hk/english/sua_safetyreg_safetyguidelines.html).
Olá! Tenho um Mavic 3, porém sem Nota Fiscal e estou indo para Orlando final do Ano, no retorno, a Receita Federal poderá exigir essa NF ou querer taxar o Drone?
Obrigado!
Oi, Carlos! Tudo bem? Se seu drone possui o selo da Anatel ou algum dos registros brasileiros, se deduz que você já tinha o equipamento antes da viagem e que ele não foi comprado durante sua estadia fora do Brasil. Se o drone não tiver nenhum tipo de identificação, aí pode haver risco das autoridades pensarem que ele foi comprado durante a viagem.
Olá!
Eu vou viajar com a companhia aérea TAP para Suíça e farei escala em Portugal. Tenho um DJI mini 3. As informações que encontrei no site da TAP sobre como levar o drone na viagem são meio confusas, segue assim:
“Drones
Transporte como bagagem de mão: não permitido;
Transporte como bagagem de porão: permitido;
Requisitos: Os passageiros podem transportar seus drones na bagagem de mão. Sempre que possível, os passageiros devem retirar as baterias dos seus dispositivos e transportá-las (devidamente protegidas) na bagagem de mão.”
Não entendi se posso levar ele na bagagem de mão ou se apenas despachado.
Será que consegue me ajudar?
Não consegui encontrar essa informação em mais nenhum local..
Muito obrigada!
Olá, Camila! Tudo bem? Consultei o site da TAP e vi que esse texto sobre os drones está na categoria “Artigos Proibidos e Perigosos”, certo? Possivelmente isso diz respeito a uma regra geral sobre esse tipo de equipamento. Sobre os “Requisitos”, acredito que essa informação se refere a modelos específicos e que, a depender do drone, a companhia pode abrir alguma exceção para transporte em cabine. Minha sugestão é usar os canais de atendimento que a própria TAP disponibiliza nessa página para tirar dúvidas.
Olá, primeiramente parabéns pela postagem, muito enriquecedor! Vou viajar para a Colômbia, e pelo que entendi precisa solicitar um registro prévio para evitar problemas, minha intenção é totalmente recreativa visto que sempre gravo minhas viagens para ter recordações. Poderia me indicar como realizar esse registro ou pedido de autorização? Já me certifiquei com as companhias aéreas de como transportar. mas para a solicitação de registro estou bem perdido. Desde já, agradeço.
Olá, Thiago! Tudo bem? Muito obrigada! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Aqui está o link para o site oficial da Aeronáutica Civil da Colômbia. Nele você encontra informações e formulários para operar drones no país: https://www.aerocivil.gov.co/servicios-a-la-navegacion/sistema-%20de-aeronaves-pilotadas-a-distancia-rpas-drones/Paginas/default.aspx
olá
vou fazer uma viagem de motorhome pela california, Utah, Arizona e Nevada!! Vi que nos parques estaduais não pode drone mas queria muito fazer imagens na estrada. vc sabe me informar se consigo ao menos chegar lá com esse drone?
Olá, Jean! Tudo bem? Se a restrição são apenas nos parques e não na entrada ou operação nos estados, você não deve ter problemas com o equipamento. Apenas deve respeitar as regras e não utilizá-lo onde houver proibição, ok?
Primeiramente, parabéns pelo trato com as mensagens, poucas vezes vemos isso nos sites.
Minha questão é: um parente está vindo de Portugal para passar uns dias no Brasil, gostaria que ele trouxesse um drone DJI Mini 3 pra mim (junto com um kit de 3 baterias e outros acessórios), teria algum risco do drone ser barrado? quais as regras para embarque? O drone vindo acondicionado em uma bag própria a trazido como bagagem de mão, ainda assim pode ser taxado pela receita?
Olá, Marcelo! Tudo bem? Obrigada pelo seu comentário, ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho!
Vamos lá: se o equipamento não ultrapassa o limite do valor da cota de bens (US$1.000) e vem sob condições de uso pessoal do visitante, ele não deve ser taxado.
Sobre a quantidade de baterias e como alocar o equipamento na bagagem, essas informações devem ser consultadas no site da ANAC e também com a companhia aérea com a qual o seu parente vai realizar a viagem (algumas empresas permitem que drones sejam levados em mala de mão e outras exigem o despacho).
Boa noite
Eu tambem estou em portugal e estou indo para o Brasil
Eu posso homologar o drone na Anatel depois que chegar no Brasil ou tenho que fazer isso antes ?
Oi tudo bem? Eu vou pra Nova Zelândia e queria levar meu drone, Dj mini 2, mas atualmente moro na Austrália, terei problemas? Outra dúvida, vou voltar para o Brasil com a latam, consigo levar ele na mala de mão sem problemas?
Olá, Gabriel! Tudo bem? Como falamos no post, a Austrália e Nova Zelândia são países flexíveis para drones. Então, você pode consultar os sites de Aviação Civil deles apenas para confirmar que pode transitar com o equipamento.
Sugerimos que você consulte as regras específicas de bagagem da companhia aérea. Algumas empresas permitem que os drones sejam transportados na mala de mão e outras exigem o despacho. Veja regras da Latam aqui:
https://www.latamairlines.com/br/pt/central-ajuda/perguntas/bagagem/artigos-restritos/restritos-cabine
Ola, parabens pelo site. Tenho aqui a situação inversa. Sou alemão, moro em Portugal e vou visitar o Brasil e gostava de levar o meu drone DJI Mini 4 pro de 250g. Posso leva-lo e opera-lo no Brasil? É necessário homologa-lo? Obrigado
Olá, Adrian! Tudo bem? Para modelos com peso máximo de decolagem de até 250g não é necessário homologar. Veja mais detalhes sobre operar drones no Brasil no site na página da ANAC: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/drones
Ola! Tudo bem?
Estou me mudando para Espanha e tenho um drone DJI Mavic Mini 2 modelo DRDJI017 de peso 249g com uma única bateria de 17,3Wh. Gostaria de saber se preciso de algum documento para viajar com ele sendo que minha intenção é levá-lo inteiro (drone, controle e bateria) na bagagem de mão.
Olá! Tudo bem? No geral, é possível fazer o transporte em bagagem de mão, contanto que as peças estejam adequadamente acomodadas na mala ou mochila. Mas, é importante conferir também as regras da companhia aérea que você vai voar. Cada empresa pode ter condições específicas para transporte de drones.
Olá! Boa tarde!
Estamos indo viajar para Malásia, Indonésia e Catar. É permitido voar e levar drone?
Olá, Fernanda! Tudo bem? Como explicamos no post, você deve consultar as companhias aéreas com as quais vai viajar para ver se elas permitem levar o equipamento e pesquisar as regras de cada país. Para o Catar, é preciso pedir uma autorização para a autoridade de aviação civil. Malásia e Indonésia são mais flexíveis, mas ainda possuem algumas regras para operação.
Olá ! estou indo viajar para o chile Puerto Mont e região a companhia é Latan meu drone DJI 2S a bateria é de 17,8 é permitido voo recreatico no chile e tem algum documento para saida e entrada no brasil ou no chile?
Olá, Jose! Tudo bem? Para entrada e saída não há exigência de documentação. Mas, indico que você tenha alguma nota fiscal ou o registro nacional de que o drone já é seu e não foi comprado na viagem. Para operações de drone no Chile vou deixar aqui o site da Direção Geral de Aeronáutica Civil do país com algumas regras que devem ser respeitadas para operar, ok? https://www.dgac.gob.cl/operacion-de-drones/
boa noite estou indo para Italia e Austria, Preciso fazer algum cadastro do mini4 ou nao precisa fazer nada e so levar ele, Obrigado
Olá, Luiz! Tudo bem? Como esse são países da União Européia, existem algumas regras da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) que precisam ser cumpridas, incluindo um registro do operador. Um único registro é suficiente para você usar o drone nos dois países. Vou deixar os links da EASA com mais informações aqui:
https://www.easa.europa.eu/pt/light/topics/travelling-drones#:~:text=Se%20vai%20viajar%20para%20a,na%20maior%20parte%20da%20Europa.
https://www.easa.europa.eu/pt/light/topics/drone-operators-pilots
Boa noite estou a ir para Cabo Verde, e vou levar o meu Mini 2 SE, as normas lá são pouco rígidas, mas já ouvi relatos de que ao chegar, no aeroporto me obrigam a pagar uma taxa sobre o drone (taxa que acho que não é suposto ser cobrada), o que devo dizer para não me ser cobrada essa taxa? Obrigado.
Olá, Diogo! Tudo bem? Indico que você leia o máximo de informações a partir de fontes oficiais, como a Agência de Aviação Civil do país. Assim, você garante o conhecimento sobre as leis e regras do destino. https://www.aac.cv/artigos/drones
Ter esse conhecimento através do site oficial pode ser sua defesa para não pagar taxas indevidas. No entanto, também é preciso levar em conta que, infelizmente, esse tipo de situação acontece em alguns países. E se atitudes assim partem de pessoas em cargos de poder sobre um turista, é preciso ter cuidado ao tentar argumentar contra eles para não ter maiores problemas.
ola , estou indo para el calafate na argentina, e gostaria de saber se preciso fazer algum registro na argentina e pagar alguma taxa para utilizaçao do drone? Obrigado
Olá, Luiz! Tudo bem? Depende do tipo de drone. Drones leves (menos que 500g) e recreativos não costumam exigir registro na Argentina. Sobre o seu destino (El Calafate), em geral, você pode operar o equipamento, mas ele é altamente restrito em parques nacionais, ok? Nos glaciares, por exemplo, você não vai poder utilizá-lo. Vou deixar os links sobre as regras abaixo:
https://www.argentina.gob.ar/anac/vant-svant
https://www.argentina.gob.ar/interior/ambiente/parquesnacionales/patagonia-austral/recomendaciones-para-visitar-el-parque
Próxima semana viajo para a Tunísia, posso levar o meu drone?
Olá, tudo bem? Pelas informações que encontrei, para levar um drone a Tunísia é preciso ter uma autorização da agência de aviação do país. Sem o documento, eles podem confiscar o equipamento. Infelizmente, o site da Gabinete de Aviação Civil e Aeroportos da Tunísia está em manutenção, então não sei se você conseguirá uma autorização até a próxima semana. https://www.oaca.nat.tn/
Oiii eu vou pra Maldivas com escala em Dubai pela Emirates e vou levar meu drone. No retorno ficarei 5 dias em Dubai. Pelo oq eu vi parece q não pode voar com o drone em Dubai. Mas eu posso entrar com ele no país?!?
Oi, Larissa! Tudo bem? Para entrar com drone nos Emirados Árabes é preciso ter um certificado das autoridades de aviação que, no momento, é emitido apenas para cidadãos. O que pode acontecer é o seu drone ficar retido na alfândega e você fazer a retirada dele no seu embarque de volta.