Como evitar ficar indisposto ou doente durante viagem | EPM
Como evitar ficar indisposto ou doente durante viagem

Como evitar ficar indisposto ou doente durante viagem

Nem sempre a nossa saúde está totalmente sob nosso controle, afinal, todo mundo já foi surpreendido por algum mal-estar e sintomas inesperados. Porém, ficar indisposto ou doente durante viagem é ainda mais desanimador, uma vez que você fez investimentos, planejamentos e está no destino para aproveitar.

Para tentar evitar esses problemas, possíveis interrupções das suas experiências e gastos desnecessários, trouxemos uma lista de cuidados para você não passar por perrengues de saúde.

1 – Faça um check-up antes de viajar

Como evitar ficar indisposto ou doente durante viagem

Idas regulares ao médico são essenciais para manter a nossa saúde em dia. Mas, se você vai fazer uma viagem, principalmente se ela for longa ou para um lugar com uma condição climática ou de aspectos naturais diferentes do que você está acostumado, fazer um check-up e conversar com um profissional vai ajudar.

Essa consulta pré-viagem vai garantir que está tudo bem com seu organismo e que os riscos de descobrir algo durante a viagem com alguma crise de dor ou desconforto são mínimos.

Além disso, o médico pode te orientar sobre o que fazer e o que tomar em caso de sintomas ou reações do seu organismo em um ambiente que você não está acostumado, além de já receitar medicamentos para você levar.

2 – Vacinas

As suas vacinas devem estar em dia antes de você embarcar, sobretudo por ser um quesito obrigatório em alguns países.

Certamente, estar imunizado contra um vírus diminui consideravelmente o seu risco de contaminação e chances de ficar indisposto ou doente durante viagem.

Então, além das vacinas exigidas pelas localidades (como é o caso da Febre Amarela, por exemplo), seja prevenido e mantenha sua carteira atualizada.

3 – Cuidados básicos e diários

Pode parecer uma dica óbvia, mas só depois que nos descuidamos é que percebemos como pequenos detalhes no dia a dia durante a viagem fazem a diferença na nossa saúde.

A depender do destino e da programação, podemos ficar tão empolgados e entretidos que deixamos de dar atenção ao quanto de água consumimos, os horários que estamos comendo e quando devemos repor o protetor solar e o protetor labial. Ou ainda se o que estamos vestindo está nos protegendo adequadamente do sol forte ou do frio congelante.

Tudo isso pode influenciar em nosso bem-estar e nos trazer incômodos e sintomas desagradáveis relacionados a insolação, desidratação, resfriados, entre outros.

Por isso, nunca deixe de olhar a previsão do tempo e os índices UVs do destino, andar com água e snakcs, se vestir adequadamente às condições do tempo e lembrar se estar se cuidando ao longo dos dias.

4 – Cuidado com as comidas

Evitar ficar indisposto ou doente durante viagem

Experimentar comidas locais faz parte de uma experiência completa em um destino. No entanto, ninguém está totalmente isento de ter alguma reação a condimentos, ingredientes ou pratos que não caem bem no organismo.

Em situações mais graves, uma intoxicação alimentar pode te levar ao hospital e comprometer toda a sua viagem. Então, mesmo que você seja uma pessoa curiosa em provar tudo que a localidade tem a oferecer, seja cauteloso sobre a higiene dos lugares, os ingredientes usados e a quantidade que está comendo para evitar ficar indisposto ou doente durante viagem.

E, se você possui qualquer tipo de sensibilidade ou restrição, tenha atenção redobrada. Pergunte, se informe e coma apenas o que se for seguro e onde for seguro.

5 – Condicionamento físico para os destinos e atividades programadas

Como evitar ficar indisposto ou doente durante viagem

Se você está planejando roteiros com muita caminhada, passeios de alta altitude, praticar esportes, fazer trilhas e outras atividades que vão exigir algum esforço, não deixe para cobrar desempenho do seu corpo apenas quando já estiver no destino.

Caso você já tenha o hábito de praticar alguma atividade física, isso vai ajudar bastante. Talvez você só precise adaptar os treinos algumas semanas antes para o esforço específico que vai ter na viagem.

Mas, caso você não tenha costume de fazer exercícios, talvez seja interessante investir um pouco neles e ganhar certo condicionamento físico antes de embarcar. Colocar seu corpo para trabalhar mais do que ele está acostumado pode trazer dores e mal-estar. E isso certamente pode atrapalhar seus planos.

O que fazer se ficar indisposto ou doente durante viagem

Tenha seu kit de medicamentos

O que fazer quando ficar indisposto ou doente durante viagem

Principalmente se você está viajando para outro país, para um destino mais isolado, ou até fazendo um cruzeiro, é fundamental que tenha seu kit de medicamentos básicos para sintomas comuns.

Basta ter poucos comprimidos ou frascos em quantidades pequenas, que sejam suficientes para situações pontuais que possam aparecer durante o período da viagem.

Alguns exemplos de remédios que você pode ter são: para dor de cabeça; enjoo; azia; febre; antialérgico; além de medicamentos de uso continuo, se for o caso. Sempre com prescrição médica, ok?

Veja aqui mais dicas para viajar com medicamentos.

Contrate seu seguro viagem

Se tem uma coisa que pode sair do orçamento é ficar doente durante viagem internacional. Pagar por atendimento hospitalar particular sendo estrangeiro costuma ser exorbitante e, certamente, não é o tipo de gasto que você quer ter.

Mas, em caso de desconfortos fortes, dores persistentes e situações graves, você não pode hesitar em procurar atendimento especializado.

Por isso, o seguro viagem é a melhor maneira de lidar com essas situações e garantir seu atendimento médico de emergência, exames e até medicamentos específicos, sem precisar se preocupar com a despesa.

Seja liberando os pagamentos diretamente para o hospital ou ressarcindo você pelo que foi gasto, os cuidados com a sua saúde serão muito mais baratos acionando o seguro.

Aproveite e use o link do Estevam Pelo Mundo para contratar seu seguro viagem e usar nosso cupom de desconto!

Considerações

Gostou das dicas para evitar ficar indisposto ou doente durante viagem? Tem mais alguma sugestão para ajudar os viajantes? Comente aqui!

Para mais conteúdos como esse, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário