O que são as tabelas fixas e como elas funcionam | EPM
O que são as tabelas fixas e como elas funcionam

O que são as tabelas fixas e como elas funcionam

Nem todo preço de passagem é variável. Existem possibilidades que permitem você se programar e acumular quantias exatas de milhas para fazer resgates. As tabelas fixas adotadas por algumas companhias aéreas são uma possibilidade de economizar e garantir viagens com ótimos custos.

Neste post, vamos te explicar como funcionam algumas das principais tabelas fixas e citar alguns dos principais programas de fidelidade que têm essa opção de resgate.

O que são tabelas fixas?

O nome é praticamente autoexplicativo. As tabelas fixas são uma lista de valores pré-determinados de milhas para você conseguir passagens específicas de acordo com a rota. Normalmente, as empresas definem os valores levando em conta a distância ou as regiões que serão interligadas.

Com essa estratégia, você pode consultar a quantidade extada de pontos necessários para uma determinada viagem, podendo se planejar e economizar com uma boa estratégia de acúmulos.

É possível voar tanto dentro do Brasil, quanto para outros países usando tabelas fixas. No entanto, a grande vantagem desta opção são justamente as viagens internacionais. Pois, usando acúmulos do seu dia a dia, você pode conseguir emissões para fora muito mais acessíveis.

Quais empresas possuem tabelas fixas?

Aqui no Brasil, apenas o LatamPass possui tabela fixa. Com o sistema, clientes que acumulam pontos no programa podem usá-los para voar com companhias aéreas parceiras. No entanto, a tabela fixa não se aplica à própria Latam, que usa valores variáveis tanto para passagens em dinheiro quanto em pontos para suas rotas.

Veja aqui lista de parceiras da Latam!

A TAP Miles&Go, da TAP Air Portugal, e o AAdvantage, da American Airlines, são outras possibilidades de empresas que permitem emissões em parceiros usando valores pré-determinados. Nelas, também de se aplica a condição de valores variáveis para voar com as próprias empresas.

Diferente dos exemplos acima, além de permitir passagens com parceiras por tabela fixa, também usam o sistema para os seus próprios voos é a Iberia, com o programa Iberia Plus, e a British Airways, com o British Executive Club. Inclusive, as duas empresas compartilham da mesma “moeda” no mundo das milhas e adotam o Avios como acúmulo. Veja mais aqui!

Se você já acumula milhas e tem noção dos custos de milheiros, vai perceber abaixo que emissões em tabela fixa podem ser muito mais acessíveis para voar nas melhores classes de cabine das empresas do que investindo em passagens com dinheiro.

Para entender mais sobre os custos de milheiros, veja este conteúdo!

Exemplos com a tabela fixa LatamPass

A Latam possui quatro tabelas fixas que combinam regiões de partida e chegada dos voos que podem ser feitos com as empresas parcerias. Essas tabelas são separadas por classes de cabine. Confira valores:

Econômica

tabelas fixas Latam economy

Premium Economy

tabelas fixas Latam premium economy

Executiva

tabelas fixas Latam executiva

Primeira Classe

tabelas fixas Latam first class

Você pode conferir detalhes das tabelas fixas das companhias aéreas que citamos anteriormente nos seguintes links:

Lembrando que, exceto pela Latam, todas as outras empresas desta lista participam de alianças aéreas, o que dá uma boa disponibilidade de companhias aéreas ao redor do mundo para realizar viagens.

Como acumular milhas em companhias aéreas internacionais

Apesar de ser mais prático juntar pontos no LatamPass, por ser um programa de uma companhia aérea nacional, também é possível juntar milhas nos demais programas citados.

Se você possui conta no Livelo ou Esfera, por exemplo, e já faz acúmulos de recompensas neles, pode transferir os valores para algumas das companhias aéreas internacionais.

Apesar de algumas conversões serem diferentes das empresas nacionais, se a fabricação dos pontos for a baixo custo ou gratuita, ainda vale a pena – principalmente se você tiver o objetivo de voar com uma companhia aérea internacional específica e/ou que costuma cobrar altos valores em dinheiro.

Veja exemplos de envios:

Livelo

tabelas fixas companhias aéreas

Esfera

tabelas fixas companhias aéreas

Como conseguir uma passagem por tabela fixa?

Na maioria dos casos, para conseguir uma passagem em tabela fixa, primeiro você precisa consultar a plataforma do programa de fidelidade e ver se há passagens com milhas disponíveis para a rota do seu interesse na data desejada. Faça a busca do itinerário e confira se nos resultados há companhias parceiras que fazem a viagem.

Garantindo que há disponibilidade, possivelmente você terá que ligar para a companhia aérea e solicitar a reserva referente a pesquisa que realizou. Mesmo que a passagem apareça no site ou aplicativo, as plataformas costumam manter valores dinâmicos e a tabela fixa só costuma ser aplicada diretamente com ajuda das centrais de atendimento ao cliente.

Cuidados antes de fazer o resgate

Disponibilidade de reservas

Disponibilidade é a principal dificuldade que os clientes que desejam emitir passagens em tabela fixa encontram. Quando recomendamos acima que primeiro é preciso pesquisar se há passagens em milhas no sistema para só depois tentar a reserva, é justamente por isso.

As companhias aéreas limitam, em cada operação, a quantidade de passagens que serão oferecidas através de resgate – e as quantidades podem ser ainda menores para parceiras. Por isso, às vezes é preciso ter bastante paciência para conseguir encontrar disponibilidades.

Número de trechos

As companhias também alertam sobre quais regiões vão ser percorridas do seu destino inicial ao destino final. Em caso de conexões, passando por mais de uma região, as cobranças em tabela fixa podem acontecer por trecho e não apenas considerando o custo referente a região de partida e chegada.

Por isso, leia sempre as condições de cada companhia antes de fazer a reserva.

Temporadas

Algumas empresas trabalham com tabelas de baixa e alta temporada, como a Iberia e a British, variando os valores fixos de acordo com os meses do ano em que há maior ou menor fluxo de passageiros.

Assim, essas empresas possuem duas tabelas e é preciso ter atenção sobre quantos Avios você vai juntar para viajar em cada período, se for usar uma das plataformas dessas empresas.

Considerações

Se você já usou alguma tabela fixa ou pretende usar para alguma viagem, comente aqui e compartilhe com a gente!

Para mais conteúdos sobre milhas e pontos, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

69 Respostas para “O que são as tabelas fixas e como elas funcionam”

Deixe um comentário