Depois de já ter conhecido esse país, que eu acho sensacional, decidi voltar e trazer minha família comigo! E, com a experiência de algumas visitas, reuni dicas de Helsinki para te ajudar na sua viagem à capital da Finlândia.

Confira!

Sobre Helsinki

Dicas de Helsinki e o que fazer na capital da Finlândia

Capital e maior cidade da Finlândia, Helsinki é moderna, agradável, bonita e perfeita para um roteiro onde você vai unir uma programação de cidade grande, com espaços fechados e bons estabelecimentos, com atividades ao ar livre e de bem-estar (mesmo no inverno).

Eu já viajei à Finlândia em épocas diferentes. Mas, dessa vez, o foco foi viver o Natal na terra do Papai Noel e te garanto que é uma das épocas mais mágicas para entrar pelo país por Helsinki e, depois, viajar para a Lapônia.

Equilibrei minha estadia na cidade com alguns passeios por conta própria e as dicas da MyHelsinki, um trabalho de instituições oficiais da cidade com várias informações úteis para visitantes. Não deixe de conferir!

Agora, vamos às dicas sobre Helsinki!

Dicas de Helsinki

Onde se hospedar em Helsinki

Eu já me hospedei duas vezes no Hotel U14, escolhendo ele para ser a hospedagem da minha família nessa última ida à Finlândia. Então, dá para dizer que eu gosto muito dessa hospedagem!

E, com razão. É um hotel super bem avaliado, com conforto e comodidades excelentes e um ótimo custo-benefício para o padrão que oferece.

Inclusive, o Hotel U14 faz parte da rede Marriott e dá para reservar diárias com pontos Bonvoyveja como nesse post!

onde se hospedar em Helsinki

Sobre comidas, bebidas e estabelecimentos em Helsinki

Antes de indicar estabelecimentos que eu visitei durante minha viagem, quero deixar duas dicas para você: uma de economia e outra de experiência.

A dica para economizar na Finlândia é que a água potável deles é uma das melhores do mundo! Você pode beber de qualquer torneira. Aliás, em vários estabelecimentos e espaços públicos você encontra bebedouros e fontes para abastecer sua garrafinha.

A segunda informação é que a Finlândia é um dos países de maior consumo per capita de café. Apesar de não plantar nada, eles importam uma diversidade absurda! Então, se você gosta de café e vai viajar durante os meses de frio, pode se preparar para encher sua programação de cafeterias e provar cafés do mundo todo.

Aqui vão algumas sugestões de lugares onde comi na minha última viagem e gostei:

  • Restaurant Version Eatery & Garden – restaurante no Hotel U14
  • Fazer – cafeteria
  • Kupoli – bar
  • Ravintola Nolla – rede de restaurantes

Transporte

Você pode usar transportes por aplicativo. Mas, se tratando da Europa, os valores não vão ser os mais acessíveis.

Mas, o transporte público funciona perfeitamente! E, se você quiser fazer trajetos mais longos durante um dia de programação em Helsinki, minha dica é usar o HSL para adquirir um passe diário de €10,60 para usar durante 24 horas para todos os meios de transporte público da região metropolitana.

O site da HSL é bem informativo e pode te ajudar a organizar e orçar os deslocamentos.

Levar dinheiro para a Finlândia

A Finlândia está na Zona do Euro. Então, você não precisa se preocupar muito com conversões de moedas, nem mesmo levar uma grande quantia em cédulas.

Esse é um país que está tentando se tornar cashless, ou seja, parar de usar dinheiro em espécie e se dedicar apenas a pagamentos digitais, com cartões e sistemas de transferência automática.

Então, se preocupe muito mais em ter um cartão global vantajoso, pois ele certamente vai ser sua principal forma de pagamento.

Programação em Helsinki

Roteiro em Helsinki

Eu viajei para Helsinki no inverno. Então, uma das coisas que entrou na nossa programação (e que adoramos) são os mercados de Natal.

Conhecemos opções tanto ao ar livre, nas principais praças da cidade, quanto opções em espaços internos para proteger do frio.

Dicas de Helsinki

E falando em mercados, para conhecer um pouco dos costumes finlandeses, fomos ao Vanha Kauppahalli Old Market, o primeiro mercado coberto da cidade, feito em 1889, proposto como um espaço quentinho e organizado para compras desde sua construção. Lindo por fora e por dentro!

E falando em lugares lindos, se você gosta de livros e bibliotecas, não deixe de conhecer a imensa Helsinki Central Library Oodi. É uma das mais bonitas que já conheci!

Como uma cidade bem desenvolvida, é impossível não ficarmos admirados sobre o funcionamento de Helsinki. Então, se você quiser saber um pouco sobre a história e organização dela, pode fazer uma visita ao The Executive Office of The City of Helsinki.

E mesmo no inverno, os finlandeses aproveitam muito suas poucas horas de claridade do sol e adoram usar saunas e piscinas públicas aquecidas mesmo com temperaturas negativas.

E fazer sauna é algo obrigatório se você viaja à Finlândia! Deixo como recomendação a Loyly, uma sauna super legal e disputada (faça sua reserva). É uma ótima experiência para quem quer um ambiente moderno e diferentes estilos de cabines, com opções de espaços compartilhados ou privativos. É muito legal a tradição deles de sair da sauna quente e imergir na água congelante em segundos, isso libera hormônios da felicidade e é uma delícia!

Cosnsiderações

E depois de uns dias em Helsinque, é hora de embarcar para o Polo Norte! Mas, se você quiser conferir mais detalhes da minha estadia na capital da Finlândia, confere o vídeo do canal para ter todas as informações.