Lapônia: terra do Papai Noel e do sol da meia-noite | EPM
Lapônia: terra do Papai Noel, do sol da meia-noite e da aurora boreal

Lapônia: terra do Papai Noel, do sol da meia-noite e da aurora boreal

Olá, viajante! Neste post, vou contar como foi a minha viagem para Lapônia, na Finlândia, onde conheci o Papai Noel e vi o famoso sol da meia-noite.

Como fui ao destino durante o verão, infelizmente não pude ver a aurora boreal, fenômeno mais comum no inverno na região.

Apesar do destino ser lindo em qualquer época do ano, quando for planejar uma viagem à Lapônia, avalie o que você deseja ver, já que as estações do ano são bem diferentes, tendo o sol da meia-noite no verão e a aurora boreal no inverno.

Trem até Rovaniemi

Para chegar à Lapônia, é preciso pegar um trem na estação central Rautatieasema, na capital Helsinki, em direção a Kemijärvi, descendo em Rovaniemi.

A viagem tem duração de 12 horas até Rovaniemi, principal cidade da Lapônia. O trem possui cabines para abrigar confortavelmente os passageiros.

Meu quarto/cabine tinha um beliche, espaço para pendurar roupas e até uma pia com armário. É um espaço pequeno, mas bem aconchegante.

Tem ainda Wi-Fi gratuito, ar-condicionado para o verão, que é bem quente, e espaço para pet.

Algumas cabines possuem um pequeno banheiro, com um box escondido atrás do espelho da pia. Achei incrível. Para as demais cabines sem banheiro, o uso é compartilhado.

Para usar o banheiro compartilhado do trem, é preciso de um cartão (disponível na cabine) para liberar o acesso. Os espaços são bem-organizados e equipados, além de serem muito limpos.

O trem ainda tem um vagão restaurante, com mesas e assentos. O café da manhã é cobrado a parte (23 euros) e servido na cabine, vem em uma sacolinha com tudo que você escolher.

Vale dizer que dormi muito bem durante a viagem de trem, deu tempo de trabalhar um pouco, conversar, tomar um banho e dormir confortavelmente. Cheguei em Rovaniemi descansado e bem-disposto.

Rovaniemi, principal cidade da Lapônia

Uma coisa legal é que Rovaniemi respira Natal o ano todo. Para quem ama esse período do ano, precisa conhecer a cidade.

Vale ressaltar que o verão é considerado baixa temporada e por isso, muitas coisas podem estar fechadas para o turismo.

No entanto, há uma pequena vila com hotel, bares e restaurantes, além dos Correios de onde é possível enviar cartinhas para o Papai Noel e cartões-postais para os amigos e familiares, um shopping e algumas lojas com artigos típicos da Lapônia.

Um marco do local é a linha que divide o Círculo Polar Ártico. É tipo o Meridiano de Greenwich, apenas uma linha no chão, nada demais, mas é um ótimo lugar para fazer uma foto.

Visita imperdível: Christmas House

O Papai Noel está todos os dias do ano aguardando a visita dos turistas em sua casa na Lapônia. A entrada é gratuita e tenho certeza de que todo mundo vai adorar se encontrar com o bom velhinho.

Dizem que em um ano, ele recebe mais de 500 mil cartas do mundo todo e responde todas elas.

No final do encontro, caímos em uma lojinha de gifts, tipo a Disney depois das atrações. A loja é incrível e os itens são lindos e cheios de detalhes. Dá vontade de levar tudo.

Uma coisa importante: é proibido tirar foto com o Papai Noel. É preciso comprá-la e o preço é salgado: de 30 a 50 euros (dependendo do tamanho) e digital (e-mail) 35 euros.

Nem só de Papai Noel vive a Lapônia

A cidade de Rovaniemi é a capital e principal centro de toda região da Lapônia. Hoje, o lugar é lindo, bem estruturado e feliz. Mas a região já teve seus reversos depois da Segunda Guerra Mundial, quando os russos invadiram a cidade em 1939 e foram expulsos pelos alemães em 1944.

Mas antes de saírem da região, os russos queimaram 90% de Rovaniemi. Ou seja, praticamente tudo o que vemos hoje foi reconstruído depois da guerra. Hoje, a cidade é uma beleza e muita coisa para ver e fazer.

Não deixe de caminhar para conhecer a cidade, visite o parque temático do Angry Bird, a principal catedral da cidade e a Maria Fumaça que fica na estação de trem.

Onde ficar: Arctic TreeHouse Hotel

Este hotel, localizado a apenas 10 minutos da estação de trem, é lindo e os quartos são casinhas que parecem containers no meio da natureza. Apesar de pequeno, tem uma estrutura excelente, super sustentável e uma decoração escandinava belíssima e aconchegante. Fora que a vista é de tirar o fôlego.

A casa tem uma sala, um banheiro social, espaço para café, muitos armários, uma suíte lindíssima e superconfortável, com banheira até uma lareira na varanda, e o detalhe mais legal do quarto: uma sauna. Aliás, a sauna é uma tradição importantíssima na cultura dos finlandeses.

Este hotel também oferece uma variedade de atividades, de acordo com a estação do ano. Na primavera/verão é possível colher blueberries e morangos, fazer caminhadas, caça ao sol da meia-noite e muito mais.

Já no inverno, as atividades englobam caminhar na neve de meias de lã (dizem que é bom para a circulação), snowshoeing, flutuação no gelo, caça à aurora boreal e estrelas etc.

As casinhas ficam um pouco afastadas do prédio central do hotel, cerca de 8 minutos caminhando. Para quem gosta de caminhar, o percurso é leve e lindo. Para quem prefere ir de carro, basta solicitar na recepção.

O hotel ainda disponibiliza bicicletas de montanha para os hóspedes e com elas que vamos até o centro da cidade conhecer o Papai Noel.

O ar da Finlândia é um dos mais puros do mundo, em especial mais próximo do Ártico, e as estradas são excelentes, combinação perfeita para um passeio delicioso de bike.

Atrações do hotel

Menu degustação

Eu comentei que este hotel oferece uma variedade de atividades e atração. Uma delas é o menu degustação em seu restaurante. São cinco pratos

Começa com uma sopa deliciosa e uma saladinha, seguida de um tartar de rena (prato muito popular na região) e o prato principal foi um double salmão. De sobremesa, morangos com sorvete e chantily.

O morango da Finlândia foi o melhor morango que eu já provei no mundo. É o melhor de todos os mais de 80 países que eu já visitei. Delicioso!

Sol da meia-noite

Um guia do hotel nos leva para uma caminhada pelos arredores em busca do melhor ponto para ver o “pôr do sol”. Entre aspas porque o sol não se põe, ele chega ao horizonte, mas não se põe. Isso acontece em pelo menos 70 dias do ano na Lapônia.

Do alto de um mirante é o melhor lugar para ver o fenômeno. Além disso, o local é perfeito para ver a pequena cidade de Rovaniemi e o rio Kemijoki, o maior da Finlândia.

No trajeto, passamos por paisagens lindas, pontes de madeira e por uma cabana onde os finlandeses param para se aquecer e até dormir quando estão no meio de uma trilha.

Curiosidades sobre a Lapônia

  • A região da Lapônia é composta por 4 países: Rússia, Finlândia, Suécia e Noruega.
  • A região é tão grande que seu tamanho equivale à Coreia do Sul.
  • A Lapônia é apenas uma das 19 regiões administrativas de toda Finlândia.
  • Apesar de seu tamanho, poucas pessoas moram na Lapônia. Dizem que há mais renas que habitantes, cercas de 200 mil renas e apenas 170 mil habitantes.
  • Rovaniemi é considerada a maior cidade da Europa com mais de 800 mil km em território, mas possui apenas 60 mil habitantes.
  • A Lapônia é também a única região de toda a Europa que ainda existem povos nativos originários, chamados Saami, que ocupam o território há mais de 5 mil anos.
  • Rovaniemi ficou famosa após os anos de 1950, quando Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, construiu uma cabana para passar férias no Ártico. Esta cabana foi transformada onde é hoje a vila do Papai Noel.
  • Os Angry Birs foram criados pelos finlandeses e existe até um parque temático público dos personagens em Rovaniemi.

Confira o vídeo:


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário