
Viajantes agora podem entrar em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de uma forma ainda mais prática para tirar dúvidas e solicitar informações sobre os serviços de transporte aéreo do Brasil. Na última segunda-feira (10), o número do WhatsApp da ANAC foi divulgado oficialmente, disponibilizando para os passageiros mais um canal de atendimento.
Como falar com a ANAC via WhatsApp

Para usar a ferramenta, os interessados devem:
- salvar o contato (61) 9 9155-4663;
- confirmar que o número foi adicionado na lista do WhatsApp;
- e enviar a mensagem desejada.
O serviço automático de respostas funciona 24h. Mas, se a dúvida ou informação for muito precisa e o sistema instantâneo não for suficiente para ajudar o passageiro, o suporte com atendentes está disponível através do mesmo contato das 8h às 20h, todos os dias.
Para que serve o WhatsApp da ANAC?
De acordo com a ANAC, o contato pelo WhatsApp pode ser usado por passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados para buscar informações sobre:
- regras de bagagem;
- direitos e deveres;
- reembolsos;
- alteração de viagem;
- documentos para embarque;
- regulamentos;
- licenças;
- acesso a sistemas;
- entre outros.
A ANAC ainda esclareceu que “se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, o relato será registrado pelo atendente na plataforma Fala.Br e direcionado às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta”.
Lembrando que problemas e reclamações específicas relacionadas particulares a companhias aéreas (e não a aviação civil em geral) devem ser reportadas no portal Consumidor.gov.br, que é monitorado pela ANAC, além da Secretaria Nacional do Consumidor, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça.
Além do WhatsApp, a ANAC também oferece telefone, chat online e um site oficial com informações relevantes para auxiliar passageiros. Segundo a agência, o novo canal de atendimento prevê “agilidade no atendimento, maior comodidade, economia de recursos, aumento da acessibilidade e melhor experiência do usuário”.
Considerações
Gostou da novidade de poder usar o WhatsApp da ANAC para tirar dúvidas e consultar informações? Já usou o canal de atendimento? Comente aqui!
Para mais novidades, fique de olho nas últimas notícias que publicamos!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!