WhatsApp da ANAC: agência divulga contato para dúvidas e informações
Viajantes agora podem entrar em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de uma forma ainda mais prática para tirar dúvidas e solicitar informações sobre os serviços de transporte aéreo do Brasil. Na última segunda-feira (10), o número do WhatsApp da ANAC foi divulgado oficialmente, disponibilizando para os passageiros mais um canal de atendimento.
Como falar com a ANAC via WhatsApp
Para usar a ferramenta, os interessados devem:
- salvar o contato (61) 9 9155-4663;
- confirmar que o número foi adicionado na lista do WhatsApp;
- e enviar a mensagem desejada.
O serviço automático de respostas funciona 24h. Mas, se a dúvida ou informação for muito precisa e o sistema instantâneo não for suficiente para ajudar o passageiro, o suporte com atendentes está disponível através do mesmo contato das 8h às 20h, todos os dias.
Para que serve o WhatsApp da ANAC?
De acordo com a ANAC, o contato pelo WhatsApp pode ser usado por passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados para buscar informações sobre:
- regras de bagagem;
- direitos e deveres;
- reembolsos;
- alteração de viagem;
- documentos para embarque;
- regulamentos;
- licenças;
- acesso a sistemas;
- entre outros.
A ANAC ainda esclareceu que “se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, o relato será registrado pelo atendente na plataforma Fala.Br e direcionado às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta”.
Lembrando que problemas e reclamações específicas relacionadas particulares a companhias aéreas (e não a aviação civil em geral) devem ser reportadas no portal Consumidor.gov.br, que é monitorado pela ANAC, além da Secretaria Nacional do Consumidor, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça.
Além do WhatsApp, a ANAC também oferece telefone, chat online e um site oficial com informações relevantes para auxiliar passageiros. Segundo a agência, o novo canal de atendimento prevê “agilidade no atendimento, maior comodidade, economia de recursos, aumento da acessibilidade e melhor experiência do usuário”.
Considerações
Gostou da novidade de poder usar o WhatsApp da ANAC para tirar dúvidas e consultar informações? Já usou o canal de atendimento? Comente aqui!
Para mais novidades, fique de olho nas últimas notícias que publicamos!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!