Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul
Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul

Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul

Assim como diversos clientes de companhias aéreas, Lucas Estevam desejava realizar um pedido de casamento em voo, como tantos outros já realizados a bordo da Azul e outras companhias aéreas. 

Para garantir uma solicitação nas mesmas condições de outros viajantes, Lucas Estevam entrou em contato com pessoas que já fizeram pedidos de casamento em voos e consultou funcionários da Azul se haveria necessidade de preparo junto à companhia aérea. Mas, todos relataram que bastava solicitar gentilmente à tripulação do voo.

No check-in de sua viagem de Fort Lauderdale, na Flórida, para Campinas no dia 07 de fevereiro (voo diurno que partiu às 9:00 horas daquela manhã), Estevam consultou novamente os atendentes no balcão da Azul sobre a autorização para o pedido de casamento e foi direcionado a falar com a equipe que operava o voo.

No entanto, o desejo de realizar um pedido público de casamento para o seu namorado Hugo Leopoldino, de forma semelhante a de outros casais que já noivaram a bordo, foi vetado pelo piloto.

Segundo a chefe de cabine, para quem o Estevam fez a solicitação, o comandante considerou “inapropriado” que o momento ocorresse publicamente durante o voo, alegando que, para “esse perfil de pedido com 2 homens”, era preciso autorização prévia do Marketing da Azul, uma vez que Estevam pretendia usar o celular para registrar a ocasião.

Estevam usa apenas seu telefone para filmagens, como pode ser observado através do reflexo no espelho e no televisor da poltrona em vídeo já divulgado, não havendo qualquer outro eletrônico envolvido para realizar o pedido.

Como outros pedidos de noivado já ocorreram a bordo, com uso de celulares para registros e sem a necessidade de liberação antecipada pela equipe de Marketing (como encontrado nas redes sociais da empresa), não houve uma justificativa admissível para o veto ao pedido de Estevam.

Ademais, logo após se acomodarem no voo, o influenciador perguntou à tripulação se poderia gravar o avião e o serviço de bordo, como sempre faz para criar seus conteúdos para o YouTube. Para esse contexto, de divulgação da operação da Azul, a equipe não teve oposição ao uso do celular para gravação. Em vídeos já divulgados por Estevam, é possível confirmar tal autorização.

Optar pela Azul foi uma escolha do Estevam por questões pessoais, já que a companhia aérea tem sede em Campinas, onde o influenciador nasceu, e o avião é um dos lugares onde ele mais gosta de estar, afinal, seu trabalho é viajar, tornando tudo isso muito significativo para ele.

Sem a autorização de um pedido de casamento público ou de felicitações por parte da tripulação, como de outros passageiros na mesma situação e contexto que estão registrados nas redes sociais da Azul, o momento aconteceu cheio de restrições e proibições. Estevam teve apenas alguns minutos de uso da galley, que estava totalmente vazia durante todo o voo, sob as condições de:

  • não fazer barulho;
  • evitar ações que chamassem a atenção;
  • cortinas totalmente fechadas; 
  • não ter nenhum tipo de “firulagem”;
  • não associar em imagens ou vídeos o pedido de casamento à marca da Azul (com a aparição da logo vetada durante o pedido);

Durante o pedido, Estevam não recebeu nenhum suporte de qualquer membro da tripulação para registrar, ao menos, uma foto. Um tratamento de descaso diante da importância da situação para o casal, considerando ainda que não estava havendo qualquer serviço de bordo no momento.

Estevam realizou o pedido de casamento de forma praticamente escondida para não “incomodar outros passageiros” ou “criar problemas a bordo”, como pedido pela tripulação, tornando o momento, que seria especial e marcante, como já ocorrido com terceiros em voos da empresa, em algo sigiloso e sem a dignidade e alegria de uma celebração.

Mensagens para noivos e pedidos de casamento já liberados pela Azul

Nas redes sociais, estão publicadas outras comemorações e anúncios a bordo, incluindo pedidos de casamento solicitados na mesma situação de Estevam, mensagens de felicitações por noivados com salva de palmas e até cantigas de feliz aniversário para personagens temáticos ou gravações de reels/vídeos de comédia para artistas famosos na Classe Executiva, com outros passageiros presentes e ainda contando com a atuação de tripulantes nas cenas – que pareciam não se incomodar com 4 pessoas desfrutando da mesma poltrona, ao mesmo tempo. Casos que colocam em dúvida qual critério define o que incomoda os passageiros na empresa.

Muitas das situações, que possuem fotos e registros feitos na cabine de passageiros, não precisaram de autorização prévia do Marketing da Azul e foram diretamente solicitadas à equipe da companhia nos respectivos dias das operações.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

31 Respostas para “Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul”

Deixe um comentário