Visitei a área restrita do Aeroporto de Guarulhos
Olá, viajante! Hoje, vamos sair um pouco do roteiro normal aqui do blog e não vamos falar nem de viagem nem de classe executiva/econômica de companhia. Hoje, vou te mostrar como é a área restrita do Aeroporto de Guarulhos (SP). Acredito para vocês será uma novidade, assim como foi pra mim, porque eu nunca tinha entrado nessa parte do aeroporto.
Nesta aérea restrita fica toda parte administrativa, tanto do aeroporto quanto das companhias aéreas. Segundo Débora, que foi a nossa guia durante toda essa experiência, nesta área estão todas as equipes necessárias para o bom funcionamento do aeroporto como manutenção, comunicação, tecnologia, engenharia etc. Além disso, o espaço também conta com os escritórios das companhias aéreas que voam a partir deste aeroporto. Tudo para poder atender os passageiros para resolução de qualquer tipo de problema relacionados aos voos.
Para poder entrar nesta área, é preciso de autorização, claro. E para poder circular, é preciso estar devidamente identificado com um crachá e um colete amarelo, além de estar sempre acompanhado de um responsável que trabalhe no aeroporto. Durante nossa visita, conhecemos o pátio onde ficam os aviões e de onde eles decolam e pousam, o Centro de Controle Operacional que é de onde se monitora tudo do que rola no aeroporto. Eles vêm tudo desta sala.
Essa experiência foi incrível! Dá uma olhada no vídeo:
O Aeroporto
O Aeroporto de Guarulhos foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Atualmente, é o maior aeroporto da América do Sul e um dos principais hubs da América Latina. Conhecido como Aeroporto de Guarulhos ou apenas GRU, seu nome oficial (desde 2001) é Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro.
Sua primeira grande expansão aconteceu entre os anos de 1989 e 1993, com a inauguração da segunda pista e a abertura do Terminal 2, respectivamente nas datas informadas. Somente em 2012 foi inaugurado o Terminal 4 (atual Terminal 1).
Neste mesmo ano, o aeroporto foi concedido à iniciativa privada por um período de 20 anos e passou a ter uma nova marca e que conhecemos até hoje: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, foi inaugurado o moderno Terminal 3.
Em 2015, decidiram renumerar os terminais, porque estava meio confuso mesmo e sem logica nenhuma. Os antigos T1 e T2 foram unificados, tornando-se o atual Terminal 2. Já o antigo T4 se transformou no atual Terminal 1, de onde saem os voos da Azul. Isso facilitou e muito a organização e o deslocamento os passageiros pelo aeroporto.
Terminal 1
Companhia aérea
- Azul – Doméstico
- Azul – Internacional
Sala VIP
W Lounge – Mezanino (área restrita)
Podem acessar este espaço todos os clientes com cartões de crédito ligados aos programas Loungekey, Priority Pass, MasterCard Airport Experiences, Visa Airport Companion e Dragon Pass. Outra forma de acesso é adquirindo o LoungePair ou diretamente na sala. Valor é de R$160 por passageiro por 3 horas.
Terminal 2
Companhias aéreas
- Aerolíneas Argentinas
- Aeroméxico
- Air Europa
- Avianca
- Boliviana de Aviacion
- Ethiopian
- Gol – Doméstico
- Gol – Internacional
- Latam – Doméstico
- Passaredo
- TAAG
- Sky Airlines
- Flybondi
- Viva Air
Sala VIP
Urban Cowork Airport – Check-in E – Mezanino
Excelente custo-benefício que pode ser acessado com Lounge Key, Priority Pass ou mediante pagamento de R$60 por hora por passageiro.
Terminal 3
Companhias aéreas
- Air Canada
- Airfrance
- American Airlines
- British Airways
- Copa Airlines
- Delta Air Lines
- Emirates
- Iberia
- ITA Airways
- KLM
- Latam – Internacional
- Lufthansa
- Qatar
- Swiss
- TAP
- Turkish
- United
Sala VIP
Espaço Banco Safra – Mezanino (área restrita)
Antiga sala da Star Alliance que pode ser acessada pelos clientes Banco Safra Visa Infinite, com Lounge Pass e Priority Pass, e passageiros viajando de primeira classe ou executiva das companhias membros da aliança.
American Express Lounge – Mezanino (área restrita)
O American Express Lounge do GRU Airport é acessível aos clientes The Centurion e The Platinum Card da bandeira American Express.
American Airlines Admirals Club – Mezanino (área restrita)
Para acessar esta sala é preciso ter status de cliente na oneworld, que é a aliança que ela faz parte. Outra forma de acessar é voando em cabines premium da AA ou de alguma companhia membro da aliança.
Sala Vip Mastercard Black – Mezanino (área restrita)
Basta ser cliente de um cartão emitido no Brasil, Argentina ou Chile para ter acesso gratuito mediante a apresentação do cartão no momento da entrada no espaço.
No total, o aeroporto conta com 14 salas vips e até 2024, serão 21 lounges. Confira todas as salas vips disponíveis hoje nos três terminais do aeroporto, clicando neste link.
Aeroporto em números
- ILS (Instrument Landing System): Categoria III-A
- Horas de operação: 24 horas em todos os terminais
- Área total do aeroporto: 11.905.056,52 m2
- Área total de pátio: 975.513,18 m2
- Pistas de pouso/decolagem: 301.500 m²
- Taxiways: 485.632,1 m²
- Slots disponíveis por hora: 57
- Posições de estacionamento para aeronaves: 179 posições
- Pontes de embarque: 54
- Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380)
- Coordenação das posições: ATA level 2 Airport
- Balcões de check-in: 294 (Terminal 1: 34, Terminal 2: 170 e Terminal 3: 90)
- Portões de embarque: 90 (Terminal 1: 11, Terminal 2: 46 e Terminal 3: 32)
- Salas Vips: 14 (Terminal 1: 1,Terminal 2: 7, Terminal 3: 6)
Considerações
Viajante, esta experiência foi muito incrível. Um aprendizado enorme. Eu me diverti muito e vi coisas que nunca imaginei. Cheguei bem pertinho de um motor de avião, do trem de pouso etc. Além disso, aprendemos a importância de respeitar as regras do aeroporto para manter a segurança de todos os passageiros e daqueles que trabalham por lá.
Você imaginava que os bastidores de um aeroporto eram desse jeito? Já teve oportunidade de ter uma experiência dessa? Conte pra gente nos comentários.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!