
Paris enfrenta uma infestação de “bed bugs” (em português, “percevejos”) e acende um alerta aos viajantes. Veja nessa matéria o que fazer para evitar essa indesejável companhia de viagem.
Paris infestada
Nas últimas semanas, muitas notícias circularam reportando um expressivo e assustador aumento de percevejos em hotéis, transportes públicos e até cinemas de Paris.
Mas parece que o aumento da praga não está restrito a Paris e Londres já sinaliza atenção. De acordo com o “The Guardian”, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, vê a ameaça de percevejos nos transportes públicos londrinos como uma verdadeira fonte de preocupação.
Quais são os motivos da infestação?
Algumas condições podem ter desencadeado a proliferação de percevejos:
- Aumento recorde de viagens;
- Falta de mão-de-obra na indústria hoteleira, necessária para a manutenção adequada dos estabelecimentos e, em especial, para a inspeção rotineira nos quartos dos hotéis e atuação assim que identificado algum bed bug ou sinal dele. Isso porque uma fêmea adulta põe até 10 ovos por dia, o que desencadeia uma proliferação muito rápida e exige que a detecção e ação sejam tão rápidas quanto; e
- Os percevejos estão se tornando resistentes aos inseticidas usualmente utilizados.
Como identificar a presença de percevejos
Geralmente, percevejos adultos são do tamanho de uma semente de maça, na cor marrom e no formato achatado e oval. Os mais jovens são menores e mais amarelados.
Às vezes não é possível vê-los, mas há sinais que indicam a sua presença:
- Manchas de ferrugem ou avermelhadas nas roupas de cama ou colchões em razão de terem sido amassados;
- Pequenos ovos e cascas de ovos;
- Manchas escuras decorrentes dos excrementos dos insetos;
- Seus exoesqueletos; e
- Odor doce e bolorento, se a infestação for crítica.
Quais são os riscos à saúde que os percevejos causam?
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os percevejos não transmitem doenças, mas a coceira causada pela picada pode prejudicar o sono, desencadear infecções na pele em razão da intensidade com que o indivíduo picado coça e até uma reação alérgica.
Como prevenir percevejos em quartos de hotel?
Viajar tem que ser leve e ter inúmeros protocolos para evitar percevejos não combina com isso, mas alguns cuidados podem ser adotados, como:
- Antes de desfazer as malas no hotel, dê uma olhada na cama, puxe os lençóis e verifique se nas costuras do colchão há sinais da presença desses insetos. Faça o mesmo atrás da cabeceira da cama, sofás e cadeiras;
- Caso identificado algo suspeito, notifique a gerência e mude de quarto/estabelecimento imediatamente;
- Se precisar mudar de quarto, não mude para um quarto adjacente e/ou diretamente acima/abaixo da suspeita de infestação. Percevejos podem facilmente pegar carona em carrinhos de limpeza, bagagens e até mesmo em tomadas de parede. Se uma infestação estiver ocorrendo, normalmente isso acontece nos ambientes mais próximos da origem; e
- Evite trazer percevejos para casa não colocando as malas no chão e nem numa cama. Deixe a mala em um lugar elevado como uma cômoda ou maleiro.
Pior do que ser atacado por esses insetos no destino e trazê-los de recordação para casa. Então, após uma viagem, inspecione suas malas, as aspire e limpe bem antes de guardá-las, se possível as deixe ao sol porque o calor é uma arma ao nosso favor. Lave em água quente todas as roupas, mesmo as que não foram usadas.
Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Para mais dicas, clique AQUI!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!