O que você deve saber sobre viajar com a identidade no Mercosul
O que você deve saber sobre viajar com a identidade no Mercosul

O que você deve saber sobre viajar com a identidade no Mercosul

Viajar sem passaporte é uma das facilidades de ser cidadão do Mercosul. Esse bloco nos permite a circulação com documentos nacionais e, com isso, viajar com a identidade entre países membros e associados.

Apesar disso, viagens internacionais contam com critérios importantes, mesmo quando existem acordos de trânsito entre os destinos.

Nesse post, reunimos alguns cuidados que você precisa ter ao viajar com a identidade no Mercosul. Confira as informações e planeje sua viagem com segurança.

Em quais casos posso viajar com a identidade no Mercosul?

Você só pode embarcar com a sua carteira nacional de identidade caso o objetivo da sua viagem seja a turismo.

Se você viaja para um dos países integrantes do Mercosul com objetivos de trabalho, estudo, residência ou pretende ficar mais do que o período de turismo permite (normalmente de 90 dias), você precisa solicitar um visto. E, em geral, para fazer um pedido de visto, o passaporte é o documento solicitado para identificação.

Vale lembrar que a sua carteira identidade deve estar em boa conservação e deve ter menos de 10 anos de emissão para que você não tenha problemas ao só viajar com ela.

Quais documentos eu preciso levar além da identidade?

Todo país conta com suas próprias regras para receber visitantes. E, mesmo integrando um acordo circulação, como no Mercosul, regras adicionais podem ser aplicáveis pelas autoridades locais de cada território.

Antes de mais nada, é preciso reforçar que a facilidade de circulação não te isenta da imigração. Mesmo viajando dentro do Mercosul, os agentes podem te fazer perguntas sobre:

  • qual o objetivo da viagem;
  • onde você ficará hospedado;
  • por quanto tempo;
  • e se tem recursos para a viagem.

Por isso, aquela clássica lista de documentos com as reservas que voce fez para a viagem, a passagem de volta e meios de pagar pela sua estadia são essenciais.

Veja aqui os principais documentos exigidos em viagens internacionais!

Além disso, é preciso conferir se os países exigem algum documentos adicional, como a sugestão de seguro viagem ou alguma vacina.

A Colômbia, por exemplo, exige para todos os turistas a imunização contra febre amarela através do Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia (CIVP).

Veja como emitir o seu CIVP!

Então, além da sua identidade ou do seu passaporte, tenha atenção sobre os documentos adicionais. Eles serão fundamentais para sua entrada nos países do Mercosul, assim como em qualquer outro.

Outros documentos de identificação com foto servem para viajar dentro do Mercosul?

Não. Apenas a carteira de identidade nacional ou o passaporte são documentos aceitos pelas imigrações dos países.

Apesar de dentro do nosso país serem aceitos outros documentos com foto para embarques domésticos de cidadãos brasileiros, como CNH, carteira de trabalho, entre outros, em viagens internacionais isso não é possível.

Lembrando que, para países fora do Mercosul, o passaporte é obrigatório. A nossa carteira nacional de identidade não é um documento válido internacionalmente.

Veja o passo a passo para emitir o seu passaporte!

Considerações

Você pode aproveitar para relembrar quais são os países que permitem a entrada de brasileiros com carteira de identidade aqui e conferir dicas de roteiro para eles na nossa página de destinos!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário