FlightConnections - conheça ferramenta que te ajuda a encontrar rotas de voos

Já te mostramos que o Google Flights é uma ótima ferramenta para fazer pesquisas de passagens – mesmo que você tenha planos de fazer a resgate com milhas. Afinal, a noção de preços é fundamental para bons negócios, não importa a forma de reserva. No entanto, para que a ferramenta realmente te ajude, você precisa saber utilizá-la.

Para que os melhores resultados para os seus interesses sejam entregues, indicamos que você tenha algumas atenções, seja usando o site ou app da ferramenta. Listamos e explicamos alguns cuidados para te orientar nas buscas e fazer com que você aproveite as facilidades do Google Flights. Confira abaixo!

O mais barato nem sempre é o melhor

Tanto o calendário geral do Google Flights quanto a lista de resultados para uma data selecionada por você ranqueiam os valores dos mais baixos para os mais altos.

Em determinados dias ou meses, os números podem ser atrativos a primeira vista, mas não crie altas expectativas sobre eles sem analisá-los. O resultado mais barato nem sempre é a opção mais vantajosa para viajar.

Pode acontecer de passagens a valores menores que o padrão terem algumas condições desfavoráveis, como longas conexões, muitas trocas de aeronaves e horários que podem ser desinteressantes para os seus planos, por exemplo.

Então, antes de já fazer orçamentos e generalizar a pesquisa olhando apenas para os valores mais baixos, confira com cuidado os detalhes para garantir que esta avaliando preços em relação a viagens cômodas e em condições vantajosas.

Tenha atenção ao preencher os filtros

Uma forma de ocultar os voos com longas esperas, inúmeras de conexões ou com horários inconvenientes é usando os filtros de busca da ferramenta.

Mas o segundo cuidado que indicamos que você tenha é: atenção a todo o preenchimento de condições oferecidos pelo Google Flights. Além de otimizar sua pesquisa, os filtros vão garantir que você encontre as passagens com valores reais, já incluindo os serviço ou comodidades que você deseja.

Vamos usar como exemplo os filtros “Bagagens” e “Companhias aéreas” e a importância de preencher o item sobre quantidade de “malas de mão” ou com quais empresas você desejaria voar, respectivamente.

A razão disso é que as low costs também entram na lista de resultados no Google Flight junto com empresas convencionais. Sem preencher o filtro, você pode encontrar passagens muito acessíveis com empresas de baixo custo, mas que estão na sua tarifa mais básica e nem sequer estão considerando a bagagem de bordo inclusa. Selecionando no filtro que você deseja embarcar com uma mala de mão, os resultados te entregarão as tarifas em valores reais já incluindo o pertence em todas as companhias disponíveis.

Por isso, tenha atenção de preencher as condições de busca, mesmo nas informações mais básicas, para garantir que a ferramenta vai te entregar ofertas de passagens que atendem o que você deseja.

Veja também: Dicas para quem pensa em viajar de low cost.

Conheça o site de compra e as condições de reserva

A terceira dica sobre o Google Flights, se você realmente encontrou uma passagens a um bom valor em dinheiro e dentro das condições que atendem os seus planos, é conferir onde será a feita a reserva a este respectivo preço.

É importante reforçar que compras de passagens não são feitas diretamente no Google Flights. Esta é apenas uma ferramenta de busca, assim como o próprio Google, que te direciona para páginas online que oferecem o que você procura.

Quando você selecionar uma passagem, o Google Flights te dará uma lista de sites onde a mesma está sendo vendida, junto com os valores em cada um. Selecionando o site, você será redirecionado para a página de compra com aquele valor.

O cuidado que você deve ter é que nem sempre a passagem que você seleciona está sendo vendida dentro do site da companhia aérea. E, em casos de passagens com companhias aéreas internacionais, ainda pode acontecer do valor no Google estar Real (convertido automaticamente pela cotação do dia), mas o pagamento ser em outra moeda.

Para o primeiro caos, a recomendação é que você conheça o site para onde esta sendo redirecionado. Nem toda plataforma de venda de passagens é confiável ou oferece boas condições para atender os clientes em caso de alterações na reserva, por exemplo.

Na segunda situação, se o site for internacional e o pagamento não for feito em Reais, lembre-se que na hora de efetuar o pagamento, se você for usar um cartão brasileiro, terá que pagar pela conversão e pelas taxas aplicáveis pelo emissor para compras estrangeiras, além do IOF. No fim, o barato pode sair mais caro.

Considerações

Você já usa o Google Flights para fazer pesquisas? Costuma ter atenção com os detalhes da ferramenta? Comente aqui se quiser compartilhar dicas com outros viajantes!

Para mais dicas e orientações sobre busca e reservas de passagens confira também: