
Já te mostramos aqui o que você deve saber antes de levar drone para uma viagem. Mas, o primeiro passo para decidir embarcar com o equipamento, é se informar sobre as regras de entrada e utilização deles em outros países.
Recebemos diversos comentários de leitores interessados em descobrir se é possível levar drone para destinos internacionais e trouxemos algumas dicas nesse post que podem te ajudar a encontrar informações por conta própria.
Cada país tem sua própria legislação e indicações sobre entrada no território e operação de aeronaves não tripuladas por estrangeiros. Por isso, é importante buscar detalhes de como funcionam as regras para cada viagem que você vai fazer.
Veja abaixo como consultar essas regulamentações!
Como saber se posso levar drone para outro país
Palavras-chave para buscar regras
Normalmente, as regras relacionadas a levar ou operar drones em outros países estão em sites e documentos internacionais. Por isso, para facilitar a busca e encontrar informações mais precisas, use o idioma do local (se você puder) ou o inglês na hora de fazer busca online.
Expressões como “drone laws + nome do país” ou “drone regulations + nome do país” costumam oferecer resultados mais práticos, objetivos e sites especializados no assunto, incluindo páginas oficiais de legislação e dados atualizados sobre o assunto. Preferencialmente, se baseie nelas para consultar informações.
Priorize sites oficiais
Na hora de pesquisar por essas e outras informações de viagens, relacionadas a regras e legislações, opte por ler e explorar nos resultados de busca sites e documentos publicados por instituições públicas. Nesse caso dos drones, são comuns as agências e autoridades de aviação civil ou administrações governamentais (no Brasil temos a ANAC, por exemplo).
Eles costumam ter os dados detalhados (e até simplificados) sobre as regras de entrada e operação de drones por estrangeiros no destino.
Normalmente, se for necessário fazer algum tipo de registro ou preenchimento de formulário, também será nesses sites oficiais que você irá encontrá-los.
Consultar a companhia aérea
Lembre-se que, além das regras de cada país, cada companhia aérea também define suas regras para transporte de drones.
Nesse caso, a pesquisa deve ser feita diretamente nos canais de comunicação da empresa (os sites delas normalmente fornecem informações).
Em algumas situações, a companhia também facilita a vida dos passageiros fornecendo detalhes sobre entrada, operações e documentos para drones de estrangeiros no seu país sede.
Cuidado ao levar drone para destinos intermediários

Se você vai precisar fazer conexão (saindo do aeroporto), stopover ou ficar por um curto período de tempo em um país que ainda não é o seu destino final, tenha atenção sobre as regras de entrada de drones no território.
Mesmo que você não tenha planos de operar o equipamento, se o país possui leis contra a entrada e uso de drones, as autoridades possivelmente não deixarão você desembarcar no território com ele.
Afinal, não os agentes de segurança não possuem o controle e garantia de que os estrangeiros que estão ingressando cumprirão com a sua palavra de não usar a aeronave durante a permanência no local.
Por isso, para evitar que seu drone seja apreendido ou que você tenha que enviá-lo de volta para o Brasil, pesquise antecipadamente as regras de cada local por onde você vai passar.
As dicas acima, para pesquisa em sites oficias, também são válidas nesse caso!
Considerações
Diversas dicas e comentários de leitores do nosso portal sobre levar drone em viagens podem ser encontrados nesse post! E se você já tem o costume de embarcar com esses equipamentos, comente aqui e ajude outros viajantes!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!