Como acionar o seguro viagem em emergências e imprevistos?
Como acionar o seguro viagem em emergências e imprevistos?

Como acionar o seguro viagem em emergências e imprevistos?

Doenças, extravios de malas, problemas com voos ou necessidade de retorno antecipado são alguns exemplos de imprevistos que podem gerar dor de cabeça e altas despesas para os viajantes. Para evitar maiores transtornos com essas situações, vamos te mostrar como acionar o seguro viagem e resolver essas e outras situações enquanto está longe de casa.

Emergências podem acabar com a programação de uma viagem. No entanto, o seguro viagem é justamente o suporte para estes casos e ajuda a evitar que você passe perrengues ainda maiores. Se você nunca precisou dele ou vai contratá-lo pela primeira vez, este post vai te apresentar o passo a passo para contar com o apoio das seguradoras, caso necessário.

Se você ainda têm dúvidas de por que deve contratar um seguro viagem para suas experiências, confira este post.

ADQUIRA SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO AQUI!

Etapas para acionar o seguro viagem em caso de emergência

Leia atentamente sua apólice antes da viagem

Para estar realmente preparado para os imprevistos, mais do que ter adquirido o seguro de viagem antes de embarcar, é importante que você tenha lido sua apólice com atenção.

Ela é o documento com os principais dados sobre sua cobertura e vai te orientar sobre os direitos que você possui, te identificar perante à seguradora e te orientar sobre como acionar.

Afinal, em um momento de urgência, podemos ficar nervosos, tensos e até sem reação rápida para soluções, sobretudo estando longe de casa. Por isso, será mais confortável de lidar com a situação se você já tiver ciente das informações que precisa ter e dos detalhes do seu seguro.

Leve a apólice com você em todos os lugares

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, no início, meio ou fim da viagem. Sendo assim, é fundamental que a apólice esteja com você a todo instante, assim como seus documentos.

Para não ter risco de perda, além de ter o formato digital do seu seguro viagem, é sempre bom ter uma via impressa com você para de prevenir. Afinal, se você precisar acionar o seguro, terá que estar com os dados da sua apólice em mãos.

Use os canais de atendimento indicados

Uma das informações mais importantes que estarão na sua apólice e que vão te salvar no momento de emergência são os canais de atendimento da seguradora. Através deles você conseguirá se comunicar com a empresa e solicitar ajuda para solucionar os imprevistos ou te ajudar com eles.

Algumas seguradoras disponibilizam números de telefone para ligação, números para contato via WhatsApp ou aplicativos próprios com chats online.

Para todos os casos, normalmente você precisará ter cobertura ou internet para conseguir se comunicar. Por isso, reforçamos a importância de você estar com seu celular habilitado durante a viagem.

ADQUIRA SEU CHIP PARA VIAGENS COM DESCONTO AQUI!

Informe seus dados e reporte o seu caso

Ao entrar em contato com a seguradora, você precisará informar o número da sua apólice, confirmar seus dados – para provar que é você mesmo que está acionando o seguro – e informar qual a sua situação e qual cobertura você deseja.

Tudo será registrado no seu protocolo de atendimento e a solução do seu caso será iniciada. A depender do imprevisto, o atendente da seguradora pode te passar as orientações e próximos passos para remediar seu problema durante aquele próprio contato.

Porém, há casos em que você terá que esperar um pouco para que sua emergência seja registrada, analisada e o seguro possa liberar sua cobertura.

Aguarde orientações

Caso você precise esperar um pouco para que a seguradora dê seguimento à liberação da cobertura, não se preocupe. O trabalho deles é solucionar o seu caso e eles vão te retornar o contato por um dos canais de atendimento para seguir com a ajuda.

Quando você precisa acionar um atendimento hospitalar ou bancar alguma despesa com imprevistos de voos, por exemplo, pode ser que a seguradora precise falar com as empresas envolvidas para repassar valores.

Por isso, talvez seja necessário aguardar um pouco até a confirmação das transações e liberação dos serviços.

Se reporte ao local indicado para resolver seu problema

Principalmente quando a emergência envolve atendimento hospitalar, odontológico ou de compra de medicamentos, é comum que você tenha que se dirigir a locais e estabelecimentos que já tenham registro para realizar transações com a seguradora que você contratou. Isso agiliza os seus atendimentos.

Nesses casos, a própria seguradora te indicará os locais onde você pode realizar exames, consultas e compras com garantia de que o pagamento das despesas serão feitos por eles mesmos. Ao se apresentar no local indicado, mostre sua apólice e os atendentes confirmarão se a sua cobertura já está liberada para isso.

Caso não haja vínculo de transações entre a sua seguradora e o lugar onde você vai ser atendido, não tem problema! Normalmente, as seguradoras vão indicar que você realize o pagamento, mas solicite comprovantes com descrição e os valores exatos das aquisições, exames e consultas para solicitar ressarcimento com eles.

Assim, você receberá a cobertura da mesma forma, mas nesse segundo caso, tendo a despesa devolvida.

De um jeito ou de outro, acionar o seguro viagem será a garantia de alguém vai te ajudar a solucionar seu problema e você não precisará se preocupar com gastos excessivos que estavam fora dos seus planos.

Considerações

Se você quiser conferir a experiência de pessoas da nossa equipe que já precisaram acionar o seguro viagem enquanto viajavam para fora do Brasil, você pode conferir estes posts sobre como acionar o seguro na Europa e como acionar o seguro em caso de Covid-19!

Além disso, não esqueça que, para alguns destinos do mundo, mais do que uma forma de se prevenir contra imprevistos, o seguro viagem é obrigatório para entrada nos territórios. Confira lista de países aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário