A importância de tirar fotos da sua bagagem I EPM
A importância de tirar fotos da sua bagagem

A importância de tirar fotos da sua bagagem

Tirar fotos da sua bagagem pode ajudar muito em situações de extravio ou dano por ser considerada uma prova de como sua mala estava antes da entrega à cia aérea e como foi devolvida no desembarque. Saiba mais, neste post!

É obrigatório tirar fotos?

Não, mas é fortemente aconselhável.

A responsabilidade da cia aérea pela bagagem se inicia com o check-in e garante o direito de compensação financeira ao passageiro em caso de dano ou perda, independentemente da existência de registros fotográficos.

Mas as fotos do estado e conteúdo da bagagem podem facilitar o reembolso ou indenização devido, em especial, se for necessário a propositura de uma ação judicial.

Fotos da bagagem antes do check-in

Registre o que você leva na bagagem, de preferência, com os itens em cima de uma superfície e, também, com  tudo acomodado dentro da mala.

Atenção: Objetos de valor, como eletrônicos, dinheiro em espécie e joias não devem ser colocados na bagagem despachada e precisam ser levados na bagagem de mão que deve sempre estar sob a visão do seu dono.

Fotos da etiqueta de identificação

A etiqueta de identificação disponibilizada pela cia aérea pode ser facialmente danificada ou perdida e é elemento essencial caso você tenha algum problema com a sua bagagem, inclusive para rastreá-la, se extraviada.

Fotos da bagagem no check-in

Fotos de diversos ângulos da bagagem no momento do check-in, com o balcão da cia aérea ao fundo, comprova o estado de conservação da mala quando da sua entrega à empresa de transporte aéreo.

Caso a bagagem seja devolvida em condição distinta da retratada nas fotos, isso ajudará no processo de indenização.

Fotos da bagagem danificada

Em caso de verificação de danos na bagagem após sua retirada da esteira no desembarque, mais uma vez tire fotos com enfoque nos estragos e não deixe de comparecer ao serviço de apoio ao cliente da companhia aérea na área de desembarque ou em local por ela indicado para obter as instruções para obtenção da devida compensação. Muitas cias aéreas exigem o preenchimento de um formulário de reclamação antes do passageiro deixar o aeroporto.

Atenção: Segundo a ANAC, nesses casos, a cia aérea deve reparar o dano ou substituir a bagagem.

Conheça seus direitos

Neste POST, compartilhamos os direitos de quem viaja de avião, inclusive em caso de bagagens extraviadas ou danificadas. Não deixe de ler!

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais dicas, clique AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário