Roteiro em Puerto Natales, porta de entrada para Torres del Paine
Puerto Natales é uma pequena cidade da Patagônia Chilena que é porta de entrada para um dos atrativos mais famosos dessa região: as montanhas de Torres del Paine. Nesse post, você encontra uma sugestão de roteiro em Puerto Natales que inclui tanto lugares para visitar dentro da cidade quanto nas suas proximidades.
O período de 3 a 4 dias é ideal para quem quer ter as principais experiências de passeios na região e aproveitar a estadia. Mas, se você é mais aventureiro e quer curtir a natureza, as imediações da cidade podem te procporcionar experiências que duram uma semana inteira.
Confira algumas opções do que fazer no sul do Chile!
Roteiro em Puerto Natales
Centro da cidade
Puerto Natales é uma cidade pequena. Você não vai encontrar muitos atrativos dentro dela, mas pode fazer uma caminhada pelo centro, tirar fotos em alguns pontos com vista e aproveitar para ver lojinhas de souvenir e artesanatos.
Você pode reservar um turno para:
- Caminhar pela orla e tirar foto em La Mano, no Monumento Al Viento e no letreiro de entrada da cidade;
- Conhecer o Museo Histórico Municipal;
- Visitar a Plaza de Armas Arturo Prat e conhecer algum café ou restaurante nas imediações.
Torres del Paine
Quem faz um roteiro em Puerto Natales precisa incluir alguma programação no Parque Nacional Torres del Paine, um dos mais famosos parques nacionais que conta com bosques, lagos, geleiras, vistas para montanhas e é ideal para quem quer algumas aventuras como trekking, cavalgada, acampamento, escaladas, entre outros.
Você pode optar por fazer caminhadas, treckking e acampamento por conta própria, apenas seguindo as regras, espaços e trajetos do parque, ou contratar passeios guiados ou em grupo para fazer as diferentes atividades.
Vale a pena conhecer o parque Torres del Paine, pois cada região da Cordilheira dos Andes é única e oferece paisagens diferentes. A quantidade de dias para aproveitar o imenso parque vai depender dos seus intresses. Existem passeios que começam pela manhã e terminam ao fim do dia mas também existem tours e experiências que podem levar vários dias.
Dica: se você tem interesse de ir ao parque, reserve seu ingresso com antecedência (para economizar tempo e garantir seu acesso) através do site dos Parques Nacionais do Chile. Para Torres Del Paine, visitantes estrangeiros podem adquirir ingressos de até 3 dias (para passeios mais curtos) ou de mais de 3 dias (para quem vai fazer os treckkings longos e acampar no parque).
DIA 3 – Cueva del Milodón e Laguna Sofia
Esses dois lugares ficam ao norte de Puerto Natales e valem a pena serem incluídos no roteiro. A Cueva del Milodón é uma área protegida que conta com uma enorme caverna natural formada durante o derretimento de um antigo glaciar da região há milhares de anos. Além da beleza natural de passear entre as enormes rochas, você pode conhecer mais sobre a fauna e flora que habitou o sul da América na pré-história e subir a um mirante para aprecisar a vista do alto.
Perto desse atrativo, está a Laguna Sofia, rodeada de enormes montanhas e mais uma paisagem que vale a pena a visita. Durante os meses mais quentes, esse local vira uma praia, onde famílias se reúnem para comer, brincar e tomar banho nas águas geladas. No inverno, o passeio é válido apenas para admiração, pois a Laguna se congela e o frio e o vento não permitem muitas atividades.
Para chegar nesses lugares você vai precisar de um veículo. Então, vale reforçar que existe a alternativa de alugar um veículo e percorrer a região por conta própria (que é espetacular, pois as estradas da Patagônia reservam paisagens de tirar o fôlego). Essa opção é ideal para os meses de primavera, verão e início do outono.
No inverno, a neve na Patagônia é intensa e isso deixa as estradas escorregadias. Nesse período, o ideal é contratar um passeio ou um guia com experiência de conduzir nessas condições e que tenha um carro com correntes nos pneus para evitar acidentes.
Considerações
Gostou do nosso roteiro em Puerto Natales? Está fazendo planos de visitar esse destino? Não deixe de conferir nossos posts para complementar e organizar sua viagem!
- Checklist do que levar na mala para a Patagônia
- Como viajar entre destinos da Patagônia
- Viagem para o Chile – guia com tudo que você precisa saber
Para mais posts de roteiros como esse clique aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!