O que fazer na Cordilheira dos Andes pelo lado argentino
O que fazer na Cordilheira dos Andes pelo lado argentino

O que fazer na Cordilheira dos Andes pelo lado argentino

Programando uma viagem para a Argentina? Se tem uma coisa que precisa entrar nos seus planos se você pretende explorar a região oeste do país é visitar a Cordilheira dos Andes. Existem várias formas de conhecer algumas das maiores montanhas das Américas e do mundo, com experiências das mais aventureiras as mais tranquilas que, definitivamente, devem entrar no seu roteiro de o que fazer na Argentina

A Cordilheira dos Andes é uma formação montanhosa que abrange não só a Argentina, mas também a Venezuela, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Bolívia e o Chile, e é considerada a maior cordilheira continental do mundo em comprimento. 

Nela está o Aconcágua, a maior montanha das américas e do hemisfério sul do planeta, medindo mais de 6.960 metros de altura – um dos principais atrativos de quem visita esta região. E o melhor de tudo: não é caro, nem difícil, conhecer esse lugar fantástico! 

Neste post sobre o que fazer no lado argentino da Cordilheira dos Andes, vou te mostrar algumas opções de passeio, incluindo um para ver Aconcágua, todos partindo da cidade de Mendoza, principal destino do país para acessar uma das áreas mais altas da cadeia montanhosa.

Como ir para Mendoza

Atualmente, a Latam, a GOL e a Aerolíneas Argentinas são as empresas que operam voos diretos para Mendoza saindo do Brasil, todas a partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Mas, uma alternativa mais comum, é chegar na Argentina a partir de Buenos Aires e realizar uma conexão. Além das companhias aéreas citadas acima, existem opções de voar para a capital do país com a British Airways, Air Canada, Swiss, Ethiopian, Turkish ou ainda com low costs como a Fly Bondi ou a JetSmart.

Lembrando que algumas empresas possuem voos diretos para Buenos Aires saindo de outras cidades brasileiras, não só de São Paulo.

Para quem gosta de se aventurar e quer ter a experiência de viajar por meios terrestres para a Cordilheira dos Andes, existem ônibus que levam de outras cidades Argentinas para Mendoza, além do famoso trecho de Santiago do Chile para este destino, que também é muito buscado justamente pela vista entre as fronteiras.

Para quem prefere fazer os trajetos por conta própria, também pode alugar um carro para realizar a viagem – com muito cuidado, pois as estradas são muito sinuosas. Se esse for o seu interesse, reserve o veículo com desconto com nosso parceiro!

Onde consigo os passeios e pacotes para a Cordilheira dos Andes

A maior facilidade que você vai ter em Mendoza, dentre as opções do que fazer na Argentina, é encontrar empresas que fazem passeios e roteiros nas montanhas da região.

Além de encontrá-los através de sites e poder fazer reservas online, você também pode fazer as reservas ao chegar em Mendoza em agências de turismo ou com indicações do próprio lugar onde ficará hospedado. 

Recomendações para passeios para a Cordilheira dos Andes a partir de Mendoza

Uma vantagem de deixar para pagar pelos passeios em Mendoza é a possibilidade de economizar nos investimentos pagando em Pesos na Argentina. Sai mais barato do que reservar antecipadamente aqui do Brasil pagando em Reais ou em Dólares. 

Disponibilidade, em geral, não costuma ser um problema. A variedade de empresas que fazem esses passeios é boa e dificilmente você ficará sem vaga para a atividade que escolher. No entanto, se você vai viajar em períodos de alta temporada (principalmente no inverno) e quer garantir reserva com alguma empresa especifica, então indicamos que você já viaje com tudo organizado.

Inclusive, a precipitação de neve na Cordilheira dos Andes durante o inverno pode fazer com que os alguns passeios sejam suspensos. Então, esteja atento à estação do ano em que vai viajar para a Argentina e confira as condições de cancelamento, reembolso e mudanças de datas dos passeios, principalmente se tiver chances de mudança na programação.

Passeio da Alta Montanha

O que fazer na Cordilheira dos Andes pelo lado argentino

Este é o mais famoso passeio para fazer na Argentina se você está na cidade de Mendoza, por exemplo. O roteiro para Alta Montanha é feito por várias empresas de turismo para quem quer conhecer um pouquinho da Cordilheira. 

Esta é a atividade ideal para quem está em família, com crianças ou não. Tem experiência com longas caminhadas e para quem curte aventura. Isso porque o percurso é feito de van ou ônibus, com paradas apenas nos locais de visitação para que as pessoas possam conhecer e tirar fotos. 

A Alta Montanha é um passeio que dura cerca de 8 horas, com guia (normalmente falando em espanhol) que atravessa a Rota Internacional 7, uma estrada que liga a Argentina ao Chile em meio à Cordilheira. 

Estas são as principais paradas que o tour oferece para os turistas:

  • Dique Potrerillos: um reservatório de água de degelo construído para produção de energia hidrelétrica e abastecimento para irrigação na região.  
  • Ponte de Picheuta: construção histórica utilizada pelo Exército Libertador sob comando do General San Martín durante a luta pela independência da Argentina. 
  • Vista para o Aconcágua: parada na estrada para desfrutar a vista de um dos mirantes para a maior montanha do Hemisfério Sul do planeta.  
  • Cristo Redentor dos Andes: subida a quase 4.000 metros de altitude até a divisa montanhosa da Argentina com o Chile. 
  • Las Cuevas: localidade com hospedagens e pequenos comércios no meio da estrada, geralmente adicionada no roteiro para que os turistas comprem alfajores andinos. 
  • Ponte Inca: antiga ponte natural de curiosa formação sedimentar sobre o Rio Las Cuevas. 

Visita ao Parque Aconcágua 

O que fazer na Argentina e o que fazer na Cordilheira dos Andes

Uma atividade para quem gosta de aventura é limitar o passeio ao trecho da Cordilheira dos Andes, que pertence ao Parque Provincial Aconcágua

Diversas empresas credenciadas oferecem tracking curtos (de 4 a 6 horas) e longos (até 9 horas) para quem deseja explorar o local a pé e desfrutar de pertinho as montanhas. Normalmente, é orientado que essas atividades sejam feitas com pessoas de no mínimo 16 anos. 

Além disso, para os que possuem interesse em elevar ainda mais o nível de aventura (e já possuem alguma experiência de pernoitar em camping) existem caminhadas que duram três e sete dias e atravessam o parque. 

Nessas oportunidades, é possível chegar muito mais próximo do Aconcágua do que pelos passeios da Alta Montanha e a experiência de caminhar nas trilhas da cordilheira são inigualáveis. 

Pôr do sol a cavalo na Cordilheira dos Andes

O que fazer na Cordilheira dos Andes saindo de Mendoza

Um passeio mais tranquilo e que é muito recomendado na região é conhecer parte da Cordilheira dos Andes durante a tarde e ver o pôr do sol entre as montanhas montando a cavalo. 

Os passeios duram uma média de 2 a 5 horas de cavalgada (a depender do pacote). Os passeios mais longos ainda podem incluir trechos para visar vinícolas mendocinas, que ficam nos arredores da Cordilheira

Esta é uma das atividades com os melhores visuais panorâmicos das montanhas e uma oportunidade única de ver o pôr do sol na Argentina de forma especial. 

Considerações

Se você está planejando uma viagem e listando o que fazer na Argentina, Mendoza é uma cidade muito charmosa e a proximidade da Cordilheira dos Andes faz o destino ser ainda mais atrativo! 

Todos os passeios até as montanhas saem muito baratos, sobretudo pela quantidade de horas que você passa visitando. Garanto que é um ótimo investimento, pois as paisagens e as experiências são fantásticas. 

Se esta será sua primeira viagem para a Argentina, veja o nosso guia para este país! Ou, se quiser dicas de um roteiro incluindo outras cidades, veja este post!

Para continuar acompanhando as melhores oportunidades de viagem e dicas de destinos, não deixe de acompanhar os posts do Estevam Pelo Mundo!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário