Monte Etna - subi o vulcão mais ativo da Europa | EPM
Monte Etna – subi o vulcão mais ativo da Europa

Monte Etna – subi o vulcão mais ativo da Europa

Viajei para a Sicília e dedici subir o Monte Etna, o vulcão mais ativo da Europa. Nesse post, eu te explico mais sobre ele, como foi o meu tour e outros atrativos próximos para sua programação.

Sobre o Monte Etna

Patrimônio Mundial da Unesco, o Monte Etna está localizado perto da cidade de Catânia, litoral leste da Sicília.

Ele possui 3.329m atualmente, mas esse número costuma se alterar por conta da frequência de erupções que acada modificando o relevo.

A região do Etna está localizada sobre as placas tectônicas da África e da Europa. Por isso, é uma área de intensa atividade sísmica e explica a razão desse vulcão frequentemente está expelindo fumaça, lava e rochas.

Tour ao Monte Etna

Monte Etna - subi o vulcão mais ativo da Europa

Peguei o trem saindo de Siracusa, cidade onde eu estava hospedado, até a estação de Giarre Riposto, uma das mais próximas ao vulcão.

Nessa estação foi onde encontramos com nosso guia e a Patricia do Descobrindo a Sicília, que possui uma agência especializada em atender brasileiros nessa região. Com eles, fomos num veículo 4×4 até o Monte Etna.

Inclusive, deixo como indicação que você também faça reserva desse tipo de tour e transporte se você quer uma experiência mais leve e evitando perrengues em relação a deslocamentos.

O acesso dentro do parque do Monte Etna não é fácil para dirigir com um veículo qualquer por causa do terreno pedregoso. Há quem suba andando ou de bicicleta especial para aventuras assim. Mas, essas são experiências para quem está acostumado.

Além do veículo ideal, o tour do Descobrindo a Sicília acompanha um guia, que pode ser em inglês, italiano ou português. E isso fez muita diferença para mim! A riqueza de informações que recebemos ao longo do dia é enorme e nos deixa ainda mais encantados pelo Etna.

Durante o passeio fazemos algumas paradas para observar os aspectos naturais no parque, além de entrarmos em uma caverna de terreno vulcânico.

Nem preciso dizer que vista do alto, próxima da cratera do Etna, é espetacular e fecha o tour com chave de ouro.

Deixo como dica extra que você faça esse passeio com roupa escura e com um calçado robusto, por que as cinzas são como uma areia muito fina e suja muito fácil. Minha ideia de ir de tênis esportivo branco de um material que facilmente entrava pó foi péssima!

Quando visitar

Eu visitei o lugar entre a primavera e o verão e o clima estava ótimo, além da paisagem estar belíssima. O clima estava bem estável, ensolarado, mas não tão quente quanto no verão, quando o calor fica intenso.

Acho que os meses de temperaturas amenas são ideais para o passeio por causa da caminhada e exposição ao sol.

No inverno, o Etna acumula neve e algumas estações de esqui ficam ativas. Então, para quem quer fazer uma viagem com outra perspectiva, o fim e início de ano também podem ser algumas opções.

O que fazer nessa mesma região

Nas imediações tem outros atrativos, como vinícolas, que são muito comuns em regiões de montanhas e vulcões pelo solo propício a produção de uvas.

Após o tour, escolhi visitar a Cantine Palmento Costanzo – Vini Etna Doc onde experimentei o almoço com degutação de 5 vinhos.

Como dá para visitar a região facilmente de trem, além de Siracusa, dá para colocar as cidades de Catânia e Taormina na programação.

Considerações

Quer conferir mais detalhes do meu tour ao Monte Etna e um pouco da minha programação na Sicíla? Confira o vídeo do canal!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário