
A África do Sul é um país com tanta diversidade de atrativos que qualquer época do ano faz o destino ser interessante! Mas, cada época pode ser ideal para um tipo de programação e interesse. Por isso, vou te orientar nesse post sobre os meses ideais para cada passeio, garantindo melhores experiências.
Como é o clima na África do Sul

O clima na África do Sul é variável em relação à época do ano e região do país. Vamos tomar como base as duas principais cidades do país: Cape Town e Joanesburgo.
No litoral atlântico, onde está Cape Town, os verões são quentes e secos e os invernos mais frios e chuvosos, ainda que a quantidade de precipitação não seja muito grande a ponto de atrapalhar totalmente os planos de viagem.
Já no leste do país, onde fica Joanesburgo, os verões são úmidos, têm muita chuva e os termômetros chegam a 25ºC. O inverno é mais frio que no litoral e bastante seco, com pouquíssima chuva.
Melhor estação para ir à África do Sul
Para vinícolas
A África do Sul está entre os países com vinhos mais famosos do mundo. E, para quem tem interesse em visitar vinícolas, um dos momentos mais interessantes é quando as colheitas estão sendo feitas, pois os tours permitem ver mais de perto os detalhes do processo.
Geralmente, os meses de fevereiro a março, fim do verão até o meio do outono, são ideais para ver as frutas nas videiras e a etapa de colheita.
Para safáris em savanas

Vai depender um pouco de quais safáris você pretende colocar nos planos. O melhor momento para avistar animais selvagens nas savanas é quando a vegetação está mais seca. Porém, em cada região, os meses de seca são diferentes.
Próximo de Cape Town o verão costuma ter mais dias ensolarados e o clima é mais seco entre o fim de um ano e começo do outro. Mas, como a variação de umidade não é muito grande na região, é possível fazer safáris em qualquer época e ter boas experiências.
Mas, no famoso Parque Kruger, que está numa área mais próxima de Joanesburgo, a estação do ano faz uma grande diferença. Diferente dos safáris próximos de Cape Town, a área desse é muito maior e para conseguir avistar os animais, o ideal é realmente ir nos meses de inverno, no meio do ano.
Além da vegetação estar mais seca e baixa, é comum que muitas espécies estejam mais expostas buscando por água, sendo mais fácil de encontrá-las.
Aproveite para conferir os tipos de safáris em savana para escolher o estilo ideal para você. E já indico a a BHS Safari Company, que é empresa especializada em safáris boutique na África, para você reservar o pacote que mais se adequa aos seus planos. Eles possuem diversos serviço de suporte que vão além de apenas reservar o seu tour na natureza.
Para safáris de animais marinhos
Sabia que a África do Sul também conta com safáris marinhos? Passeios de barco que te levam para avistar espécies do Atlântico Sul também podem ser interessantes para quem viaja à Cape Town.
As baleias gostam de se aproximar da costa da África do Sul entre o fim do inverno e a primavera, sendo setembro o mês com mais chances de avistar os animais. Mas, de agosto a novembro é possível encontrá-los nadando.
Os pinguins são muito comuns e costumam estar na costa o ano todo. Mas, a partir de novembro, é mais comum que determinadas praias fiquem lotadas com as aves, principalmente por ser a época em que os filhotes estão nascendo.
Para praias

Duas coisas que você deve saber antes de ir à África do Sul: o país tem praias muito bonitas, porém, a água é muito gelada.
Então, apesar das paisagens serem atrativas e impressionantes, é inviável visitá-las em períodos que não seja no verão, quando as temperaturas estão mais altas e você pode, ao menos, curtir o sol beira-mar.
Na região de Cape Town há ótimas praias que ficam em pequenas enseadas e são lindíssimas para colocar na programação!
Considerações
E para você, quando seria o melhor momento para ir à África do Sul? Está fazendo planos de viajar a esse destino? Comente abaixo!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!