Chipre – minha experiência e roteiro completo na ilha dividida
Viajei a um país da Europa que tem seu território e sua capital divididos por uma fronteira. Eu amei conhecer o Chipre e tiver a oportunidade de visitar várias partes e realidade desse país que tem parte reconhecida mundialmente e parte reconhecida apenas pela Turquia.
Vou te contar mais sobre esse destino nesse post e te mostrar meu roteiro no país!
Por que o Chipre é um país dividido?
A ilha do Chipre é fisicamente dividida em duas partes: a República de Chipre, que fica ao sul, e a República Turca do Norte do Chipre.
Por ser um território de localização estratégica, entre o Oriente Médio, Europa e África, a ilha do Chipre foi invadida por diversos povos ao longo de sua história. E mesmo com as influências externas, a poulação de maiora grega e minoria turca conseguia viver pacificamente com suas diferenças.
Porém, com a dominação dos ingleses, esses dois povos passaram a ser catgeorizados como dois grupos distintos e isso influenciou numa separação do povo cipriota. A Grécia passou a querer dominar o país por causa da maioria de descendentes gregos na ilha, mas a Turquia não estava satisfeita em ver seu povo, que era minoria, sendo menosprezado nesse cenário. E foi quando as tropas turcas invadiram o Chipre para defender a parte norte.
Isso iniciou o conflito que dividiu o Chipre em dois. Não só a ilha, em si, como a prórpia capital Nicósia, que conta com um muro e controle de fronteira bem no meio da cidade.
Na verdade, atualmente, o Chipre conta com 4 diferentes territórios:
- a República do Chipre, de influência grega, reconhecida internacionalmente e que integra a União Europeia;
- o Chipre do Norte, controlado pela Turquia e reconhecido como país apenas por eles;
- as bases britânicas, que são áreas militares ainda usadas pelo Reino Unido;
- e as zonas das Nações Unidas, que foram criadas para controlar o conflito entre as duas principais regiões.
Minhas impressões sobre o Chipre
O Chipre é um país muito bonito, tem uma história bastante antiga, muitas contruções e ruínas preservadas, além de praias incríveis banhadas pelo Mediterrâneo! Mas também é um lugar muito marcado pela guerra e dá para ter essa sensação com os muros, as áreas militarizadas, as bandeiras incitando o nacionalismo, os símbolos espalhados pelas ruas de cidades que ficam perto da fronteira física criada.
A experiência acaba tendo dois lados. A parte mais tensa e triste, quando se atarvessa o muro e visita cidades abandonadas, mas também a parte empolgante, de conhecer luagres turísticos, paisagens incríveis e ser bem acolhido pelas pessoas.
Meu roteiro no Chipre
Dá para visitar o Chipre por conta própria, usando ônibus (que são bem pontuais) para se locomover entre as cidades. Mas, você também pode contratar guias e tours, que acabam sendo bem mais práticos e ajudam não só na locomoção, como tornam a viagem muito mais interessante, pois você vai aprendendo sobre os destinos, a história e os lugares que visita.
Na minha viagem, eu visitei as seguintes cidades:
Nicósia
Vale a pena passar ao menos uma noite em Nicósia, capital do país, para ver as diferenças visíveis do lado grego e o lado turco e ter a experiência de atravessar uma fronteira no meio da cidade.

Kyrenia
Localizada no Chipre do Norte, Kyrenia conta com belíssimas praias e bem estruturada para o turismo, com opção de passeios pela sua orla, centro histórico e pelo Castelo de Kyrenia.

Veja meus primeiros dias no Chipre no vídeo abaixo:
Varosha
Varosha está no Chipre do Norte, mas era ocupada pelos cipriotas gregos. Ela foi um destino de férias, muito famoso, rico e que recebia muitas celebridades. Hoje, ela é uma cidade fantasma, totalmente abandonada e onde as pessoas não podem mais morar.
Ela foi evacuada pelas tropas turcas durante a querra que separou a ilha, bombardeada e, desde então, ninguém mais habita a área. Inclusive, apesar de você poder andar pela cidade, que tem uma estrutura perfeita para ser povoada, é proibido entrar em qualquer contrução.
Atualmente, as Nações Unidas são responsáveis pelo território de Varosha.
Confira meu tour por Varosha:
Lugares históricos do nordeste do Chipre
Durante o tour que eu contratei, também tive a oportunidade de conhecer contruções históricas mais afastadas nas grandes cidades, que ficam no nordeste do Chipre, em direção a ponta a ilha que se direciona ao Oriente Médio.
Dois lugares marcantes desse passeio foi o Monastério Bellapais e o Castelo de Kantara.

Salamis
Para quem gosta de história, de contruções e artes em estilo grego, a cidade de Salamis e suas ruínas não podem ficar de fora da programação. E com um guia, o passeio fica ainda melhor! Dá para aprender muito sobre o povoamento e as primeiras civilizações do Chipre e as hitórias de mitologia que foram contadas nas obras erguidas.

Ela fica em pertinho de Famagusta, um destino muito bom para quem quer curtir o verão europeu, com praias muito bonitas, boa infraestrutura e evitando a superlotação e os altos valores dos países continentais.
Lárnaca
Agora do lado sul da ilha, Lárnaca é outra ótima cidade litorânea que, inclusive, conta com aeroporto! Também é um exclente destino para curtir o verão e garantir uma boa infraestrura para relaxar no Chipre.
E praticamente dentro da cidade, dá pra apreciar a beleza do Lago Salgado de Lárnaca e dos flamingos que migram da África para se alimentar nele.


Pyla
Depois de conhecer várias cidades que ficam de um ou de outro lado da fronteira, tive a oportunidade de conhecer Pyla. Ela fica numa zona desmilitarizda e é uma das 4 vilas que são ocupadas de forma harmonica, tanto pelo povo cipriota grego quanto turco.
Pafos
Outra cidade para quem gosta da Grécia Antiga é Pafos. Ela conta com um enorme sítio arqueológico cheio de histórias e contruções e, segundo a mitologia, foi nas praias de Pafos que nasceu a deusa Afrodite a partir das espumas das ondas do mar.



Limassol
Esse foi um dos meus destinos favoritos no Chipre! Limassol é a segunda maior cidade do país, com uma mistura entre a modernidade e a conservação da história milenar da ilha.
Ela acaba tendo de tudo um pouco para os visitantes, é animada e tem bastante diversidade de hospedagens e estabelecimentos para atender os turistas.



Confira mais detalhes do meu roteiro no vídeo do canal:
Considerações
Gostou de conhecer um pouco sobre o Chipre? Tem vontade de viajar a esse destino? Comente abaixo!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!