7 dicas para curtir a neve no Chile
A alta temporada do Chile é sensacional! Você tem parques para brincar na neve, várias estações de ski perto uma da outra, boa comida e acomodações super confortáveis na montanha. Reuni nesse post algumas dicas para você curtir a neve no Chile com calma e otimizar sua programação.
Como organizar sua viagem para aproveitar a neve no Chile
Hospedagem na montanha
Se você não conhece Santiago e quer apenas fazer um passeio para ver a neve de perto, faz sentido se hospedar na cidade e fazer um bate e volta à Cordilheira dos Andes.
Mas, nessa última viagem, eu me hospedei diretamente na montanha já que meu foco não era Santiago, era curtir os atrativos de neve e aproveitar as estações de ski.
Fazer essa escolha economiza muito tempo! Como você paga por diária em cada estação, é muito mais prático já acordar perto delas e ter a comodidade de aproveitar o dia inteiro do que estar hospedado longe e precisar gastar mais 1h para subir e descer todo dia.
Se hospedar na montanha pode ter preços um pouco mais altos que se hospedar na cidade. Porém, você também precisa levar em conta o valor dos transfers para ir e voltar das estações, que saindo de Santiago acaba sendo um percurso bem maior. No fim das contas, se hospedar perto dos centros de ski pode ter um ótico custo-benefício.
Aliás, você encontra todo tipo de acomodação nessa região: desde hostel até ski resort, então tem preço e comodidade para todo mundo.
Transportes no período de neve no Chile
Não indico alugar carro se você está viajando em período de neve no Chile e tem a intenção de subir a Cordilheira. Além da estrada ser muito sinuosa, neblina e neve podem ser frequentes no inverno. Se você não tem prática de conduzir nessas condições, evite.
O ideal é agendar um transfer para fazer seus deslocamentos com um motorista experiente e com um carro que possa ser adaptado para neve, com correntes nas rodas.
Aluguel de roupa
Alugue roupa de neve para aproveitar sem se encharcar e sem passar frio.
Ainda que você tenha peças impermeáveis, lembre-se que a temperatura na montanha é mais baixa e o frio é mais intenso. O ideal é realmente ter peças adequadas para a neve, que além de evitarem que você me molhe com o gelo, vão te manter aquecido.
Como essas roupas são grandes, pesadas e você usa apenas nessas ocasiões, o ideal não é comprá-las, mas alugá-las no destino.
Para quem vai praticar esportes, acho que macacões são peças mais cômodas, que podem te dar mais mobilidade e conforto.
Porém, se você transpira muito, pode optar por calça e casaco sobre as suas peças de roupa pessoal. Conforme você for praticando a atividade, o calor vem e, dessa forma, você tem a possibilidade de ir diminuindo o número de capas.
Aluguel de equipamentos
Geralmente, onde tem aluguel de roupas também tem aluguel de equipamentos. E se você vai praticar atividades na neve durante vários dias, indico que já reserve os itens para todo o período que vai precisar deles ao invés de cada dia alugar um.
Equipamentos precisam ser regulados para cada usuário e isso exige um tempinho. Então, para não gastar tempo com isso todos os dias, aluga e adapta eles para toda a sua programação.
Aulas

Se você não tem experiência com atividades na neve ou quer evoluir, chegue cedo nas estações para curtir o passe diário incluindo uma aula para a modalidade que preferir.
Ter orientações faz total diferença para que você possa aproveitar melhor as pistas e fazer valer o investimento no centro de ski.
O Chile tem estações diversas, pequenas e grandes, com todo tipo de pista e nível de dificuldade. Então, se você quer praticar esportes, vale a pena investir para aproveitar.
Veja as principais estações para esquiar no Chile!
Outros atrativos na montanha
Estar na região das estações de ski não significa que só tem isso para fazer. Para quem quer animação, que tal uma festa com vista para as montanhas, direito a pôr do sol ou chance de neve na alta temporada?
Os sunsets são festas privadas com DJs, muita bebida e música boa para curtir o fim do dia e se aquecer com muita curtição.
Para quem quer uma experiência mais exclusiva, também dá para fazer passeio de helicóptero, indo de Farellones a Portillo com vista panorâmica das montanhas, ideal para tomar um café no Hotel Portillo com a vista linda da Laguna del Inca.


Dixa extra: como fazer todas as reservas num só lugar
Uma viagem para aproveitar a neve no Chile parece exigir muita coisa, né? Mas você não precisa se desesperar para pesquisar e reservar tudo.
É que a Zerando o Chile, a agência que é referência em turismo para brasileiros no país, oferece todos os serviços que eu comentei acima e incluí na minha viagem.
- Eles têm hostel, hotel e cabana a poucos minutos das estações de ski com ótima infraestrutura;
- Te ajudam a reservar transfer, seja em Santiago ou seja para as montanhas;
- Possuem a Zerando Rental, para você alugar roupas e equipamentos por um preço joia;
- Te orientam sobre as estações de ski, aulas e ingressos;
- E ainda possuem um catálogo de passeios que atende quem está em Santiago ou quem está se hospedando na Cordilheira.
Vou deixar aqui o site e o Instagram deles para você consultar todos os serviços e entrar em contato para planejar sua viagem ao Chile.
Dizendo que você chegou até eles com a minha ajuda você ainda garante desconto!
Considerações
E você, está pensando em viajar para curtir a neve no Chile? Comente abaixo e aproveite para conferir detalhes da minha viagem no vídeo do canal:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!