Canadá anuncia abertura de fronteiras e brasileiros podem viajar em setembro

Canadá anuncia abertura de fronteiras e brasileiros podem viajar em setembro

Em breve, mais um país pode entrar na lista de destinos para onde brasileiros podem viajar! Nesta segunda-feira (19), o governo do Canadá, através da Agência de Saúde Pública do país, anunciou datas para a flexibilização de fronteiras. Com isso, brasileiros poderão desembarcar em terras canadenses a partir de setembro, contanto que sigam as exigências determinadas.

Segundo o comunicado publicado no site oficial do governo do Canadá, todas as nacionalidades poderão voltar a entrar no território a partir dos próximos meses.

“Com o aumento das taxas de vacinação e menos casos no Canadá, podemos começar a facilitar as medidas de fronteira com segurança. Uma abordagem gradual para a reabertura permitirá que nossas autoridades de saúde monitorem a situação do COVID-19 aqui e no exterior”, declarou Patty Hajdu, ministra da Saúde do país.

Apesar da boa notícia, uma série de medidas serão adotadas para garantir que a covid-19 não tenha aumento de casos com a medida de flexibilização. No comunicado, o governo reforçou que a abertura das fronteiras e continuidade da permissão de turistas estarão condicionadas ao número de casos da doença após a reabertura.

Organizando o recebimento de visitantes sob cuidados com a segurança de cidadãos e estrangeiros, o governo do Canadá detalhou como irá funcionar a retomada dos voos internacionais para o país.

Primeira fase da flexibilização

A partir do dia 9 de agosto, uma primeira etapa de flexibilização entra em vigor no Canadá. Inicialmente, apenas cidadãos e residentes permanentes dos Estados Unidos, totalmente vacinados pelo menos 14 dias antes do embarque, estarão autorizados a entrar no Canadá.

Ao longo deste primeiro mês, o governo irá monitorar e ajustar o andamento do recebimento de turistas estadunidenses para que, a partir do dia 7 de setembro, o país passe a receber outras nacionalidades.

Incialmente, apenas os seguintes aeroportos terão desembarque internacional de voos comerciais: 

  • Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau
  • Aeroporto Internacional Toronto Pearson
  • Aeroporto Internacional de Calgary
  • Aeroporto Internacional de Vancouver

Mas, o governo também declarou que já trabalha junto a Transport Canada, o departamento governamental responsável pelos transportes que circulam no país, para acrescentar mais cinco aeroportos na lista de embarque e desembarque de rotas internacionais. São eles:

  • Aeroporto Internacional de Halifax;
  • Aeroporto Internacional Jean Lesage da cidade de Quebec;
  • Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier;
  • Aeroporto Internacional James Armstrong Richardson de Winnipeg;
  • Aeroporto Internacional de Edmonton.

Como brasileiros podem viajar ao Canadá

A segunda etapa de flexibilização está programada para o dia 7 de setembro. Mas, ela só ocorrerá sob a condição de que a primeira fase do recebimento de turistas dos Estados Unidos não provoque aumento de contaminações pelo coronavírus no Canadá. A partir de então, as demais nacionalidades, incluindo brasileiros, poderão viajar para o país.

No entanto, cabe destacar que a entrada no Canadá não será completamente liberada. O desembarque no país exigirá alguns requisitos como: a vacinação completa por imunizantes autorizados pelo governo, apresentação de teste molecular para a covid-19 na chegada ao país e utilizar o sistema ArriveCAN para apresentar seus dados e documentos.

Quais vacinas estão autorizadas?

Um aspecto não muito positivo da notícia é que nem todos os brasileiros vacinados poderão entrar no Canadá a partir de setembro. A princípio, com esta etapa de flexibilização para receber turistas estrangeiros, apenas pessoas vacinadas com imunizantes das marcas: Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen poderão desembarcar no país.

Sendo assim, brasileiros vacinados com a Coronavac, por exemplo, não poderão entrar no território canadense, ainda que o imunizante seja reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É importante destacar ainda a necessidade de estar completamente vacinado até 14 dias antes do embarque para que o comprovante de vacinação seja aceito.

O que é o ArriveCAN?

O ArriveCAN é uma plataforma digital do governo canadense para validar documentações exigidos no desembarque. Comprovantes de vacinação, resultados negativos de exames para covid-19 e comprovantes da realização de quarentena obrigatória – quando necessário – precisam estar registrados no ArriveCAN para que o viajante possa entrar e circular no país.

O dispositivo é gratuito e pode ser acessado tanto online, quanto através de aplicativo. Neste segundo caso, a plataforma pode ser baixada na Apple Store, para aparelhos iOS, e no Google Play, para celulares Android.
Para maiores informações sobre o aplicativo e as condições de entrada no Canadá, não deixe de conferir todos os detalhes no site do governo. Aliás, isso vale para todos os planos de viagem para países que estão anunciando a possível entrada de brasileiros sob restrições.

Para onde brasileiros podem viajar?

Recentemente, publicamos aqui no EPM uma lista de quais países não estão exigindo nenhum tipo de condição para a entrada de viajantes do Brasil. Confira aqui!

Mas, além deles, outros países que estão reabrindo suas fronteiras, ainda que com condições, estão incluindo os brasileiros entre as nacionalidades autorizadas a desembarcar. Os Estados Unidos e a França, por exemplo, anunciaram essa semana os planos de reabertura. Esses dois países são casos de que turistas do Brasil podem voltar a viajar em breve. No entanto, para isso, ainda é preciso que a vacinação em massa avance aqui no país e que os viajantes cumpram as restrições estabelecidos nos destinos.

Não deixe de acompanhar o EPM pois vamos continuar atualizando você sobre as novidades, reaberturas de fronteiras e possibilidades para viajar cada vez mais!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário