Lista atualizada de países onde brasileiros podem entrar

Lista atualizada de países onde brasileiros podem entrar

Os brasileiros ainda não estão na lista de nacionalidades que podem viajar com grande flexibilidade pelo mundo. No entanto, algumas nações estão permitindo que nós possamos entrar livremente ou ainda com algumas regras. Para facilitar seus planos de viagem, trouxemos uma lista atualizada de países que brasileiros podem entrar sem restrição.  

A grande maioria das fronteiras exige que, pelo menos, estejamos vacinados com marcas específicas de imunizantes, ou tenhamos um exame RT-PCR com resultado negativo. Neste segundo caso, é preciso que o teste seja realizado algumas horas antes da viagem.

Há países em que é preciso realizar testes rápidos no desembarque ou ainda realizar uma quarentena de alguns dias antes de poder circular dentro do destino.

Mas, como queremos te ver viajando cada vez mais, vamos primeiro apresentar os países que brasileiros podem entrar sem restrição!

Atualmente, seis países permitem a entrada de brasileiros sem limitações. Para desembarcar nesses países, apenas o preenchimento de um formulário ou, no máximo, um seguro de viagem com cobertura para a doença é suficiente. 

Entrada de brasileiros sem restrição

Albânia
Colômbia
Costa Rica
Ilhas Turks e Caicos
México
No entanto, o resto do mundo está dividido quanto a autorização de chegada de voos do Brasil, de passageiros que sejam residentes ou tenham passado pelo país em um período inferior a 15 dias. Atualmente, cerca de 105 países do mundo autorizam a entrada de brasileiros, porém mediante algumas restrições.

Nesses casos, é necessário que os viajantes estejam completamente vacinados contra a covid-19 – com imunizantes de marcas selecionadas pelas autoridades de saúde da localidade. Ou então, é preciso apresentar um exame RT-PCR com resultado negativo realizado horas antes de iniciar a viagem. Em alguns desembarques, também pode ser necessário realizar um teste rápido para confirmar a não contaminação pelo vírus.

Na América, a República Dominicana é um dos países que está permitindo o desembarque de de turistas do Brasil sob a apresentação de exame RT-PCR negativo e formulário preenchido ou comprovante de vacinação completa.

No Oriente Médio, por exemplo, com a autorização de que brasileiros podem entrar em Dubai a turismo, contanto que tenham data para retornar ao país, a Emirates anunciou o retorno da rota direta com Guarulhos.

Outro caso de entrada sob restrição é o Catar, que desde o dia 12 de julho também está recebendo brasileiros. Mas, para entrar no país, é preciso estar completamente vacinado com imunizantes específicos. Para os viajantes não vacinados ou que tenham recebido as doses de um imunizante não listado pelo país, a quarentena de 10 dias em hotel, mediante testes de contaminação são obrigatórios. Você pode conferir mais detalhes sobre a entrada de brasileiros no Catar neste link!

Listamos também alguns dos principais países que estão autorizando a entrada de brasileiros sob algumas restrições.

Entrada de brasileiros sob restrição

América do Sul

Bolívia
Equador
Guiana
Paraguai
Venezuela

América Central

Bahamas
Belize
Cuba
El Salvador
Guatemala
Haiti
Honduras
Jamaica
Nicarágua
Panamá
Porto Rico

África e Leste Europeu

A grande maioria dos países está permitindo a entrada de brasileiros mediante teste RT-PCR negativo antes da viagem e preenchimento de formulário de viagem exigido por cada nação. Normalmente, este segundo documento é oferecido pelo próprio governo local em sites oficiais e os viajantes podem baixá-lo na internet e preenchê-lo com seus dados.
Caso seu país de destino esteja nestes continentes ou regiões, vale conferir informações mais detalhadas sobre as especificidades exigidas em cada fronteira.

Por fim, e o mais desagradável para os brasileiros, estão os países em que não estamos autorizados entrar. Ainda que existam as possibilidades de quarentena, vacinação ou exames que comprovem a não contaminação pelo vírus, o cenário do Brasil ainda preocupa muitos países. Sendo assim, a nossa espera para voltar a viajar para alguns destinos ainda precisa esperar mais um pouco. Atualmente, a estimativa é de que cerca de 109 países ainda impeçam a entrada de brasileiros em seus territórios. 

Onde brasileiros não podem entrar

Na Oceania e em boa parte da Europa, América do Norte e Ásia, os brasileiros não estão autorizados a entrar. São poucos os países que, nesses continentes e regiões, permitem que moradores ou turistas com passagem pelo Brasil desembarquem no país. E, ainda assim, aqueles que permitem a entrada sob restrição, podem exigir ainda quarentena de cerca de 14 dias dentro do território.

Nesta lista estão inclusos alguns destinos famosos como Estados Unidos, Canadá, a maioria dos lugares mais procurados da Europa, Arábia Saudita, Rússia, China, Índia, Coreia do Sul, Japão e vários outros.

Alguns países da América do Sul como: Argentina, Chile, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Uruguai não estão permitindo brasileiros até o momento.

Na África, apesar da maioria dos países permitir a entrada sob restrições leves, alguns estão barrando completamente a nacionalidade de entrar. 

Recomendações

Aqui no EPM estamos sempre te atualizando sobre quais países voltaram a receber brasileiros, quais empresas estão operando voos internacionais saindo do nosso país e deixando você por dentro de regras e restrições.

No entanto, também reforçamos que, diante da quantidade de destinos que existem, é importante que você também busque detalhes sobre o país para onde pretende viajar, sobretudo se não tivermos publicado ainda sobre ele aqui no site.
Por isso, para te ajudar, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) também atualiza frequentemente as informações de restrição nas fronteiras ao redor do mundo. Através de um mapa interativo, que já apresentamos aqui no EPM, você consegue acessar as regras em vigor e achar indicações de sites governamentais com detalhes sobre a entrada de turistas.

Por enquanto, nossa expectativa está cada vez maior de ampliarmos essa lista de países em que brasileiros possam entrar sem restrição.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário