
Já voei várias vezes com essa companhia aérea e fiz questão de viajar em família com essa empresa para passar o Natal no Polo Norte! Trouxe nesse post um pouco da minha experiência na executiva da KLM de São Paulo até Helsinque, na Finlândia, na moderna cabine com porta deles.
A viagem foi dividida em 2 trechos: o primeiro de Guarulhos até Amsterdã e o segundo de Amsterdã à capital finlandesa. Eu reservei os dois trechos em business class, mas é importante destacar que essa cabine premium em um voo longo, como do Brasil à Europa, é bem diferente de um voo curto entre destinos da Europa, por exemplo.
Enquanto no primeiro trecho voamos num Boeing 777-200ER, a segunda parte da viagem foi numa aeronave menor, de configuração 3-3 com poltrona do meio bloqueada na executiva. O estilo e serviço parece muito com a premium economy que temos na América do Sul.
Mais abaixo, vou explicar quando eu acho que vale a pena reservar uma viagem como essa em executiva, incluindo o trecho dentro da Europa!
Agora, vamos à experiência na executiva da KLM!
Cabine executiva da KLM no B777-200ER de São Paulo a Amsterdã

Viajamos na configuração mais moderna da executiva da KLM, que é muito espaçosa e tem uma privacidade incrível! Todos os assentos dessa cabine contam com porta para acesso ao corredor e divisória retrátil entre as poltronas do meio, que atende tanto quem viaja sozinho quanto acompanhado.
Eu optei por selecionar para mim, minha mãe e meu irmão os assentos da primeira fileira, pois eles não afunilam nos pés, principalmente nos assentos da janela. As demais não afunilam tanto, porém, um pouquinho mais de conforto é sempre bom.

O espaço privativo de cada assento é bem grande, com mesinha de apoio lateral espaçosa, onde ficam os botões de configuração do assento e um pequeno armário para guardar os pertences, além de luz de leitura e controle remoto para a tela de entretenimento.
O amenity kit veio em uma nécessaire espaçosa com kit dental, meias, tapa olhos, tapa ouvido, lip balm e hidratante de rosto.
Cada assento também conta com um carregador universal e entrada USB e, para passar o tempo durante a viagem, o avião contava com wifi e uma biblioteca bem diversa de filmes, séries e músicas.
Para acessar a rede de internet a bordo basta ter conta no Flying Blue, o programa de fidelidade da Air France e KLM.
Eu sempre consigo dormir muito bem nessa cabine executiva da KLM. O kit de cama tem um edredom bem gostoso e um travesseiro grande para a configuração da poltrona em 180º e, além disso, o descanso de braço da poltrona é retrátil e te dá ainda mais espaço para deitar.


Serviço de bordo
O serviço de bordo começou com um drink de boas-vindas antes mesmo da decolagem. Tinham várias opções e eu optei por um mocktail de gengibre.
Após a decolagem, recebemos água, espumante e snacks antes de começar o jantar.
Fiz o pedido do prato glúten free 48h antes do voo. Se você, assim como eu, tem alguma restrição alimentar, confira a possibilidade de fazer essa seleção com a empresa assim que o check-in online for aberto. Geralmente, não dá para garantir os pratos especiais fazendo o check-in no balcão do aeroporto.
De entrada para o meu jantar recebi uma salada e sopa de cenoura. O prato principal foi frango com legumes e purê, que estava delicioso! E, após jantar, tomei um cházinho para dormir.
Os comissários ainda deixam num balcão, que fica ao lado da primeira fileira da cabine, alguns snacks para os passageiros da executiva pegarem durante à noite
No café da manhã comi frutas, pão sem glúten, frios, suco e café.
E preciso destacar que parte do serviço incrível da KLM está também na louça típica com as cores da empresa que eles usam. Eu acho isso um charme!
No segundo trecho da viagem também tivemos uma refeição, só que bem mais simples por ser um voo curto e dentro da Europa. Eles deram uma caixinha com uma snacks, um pad thai e uma sobremesa. Mas, como para essa etapa da viagem eles não me deram a opção de selecionar a refeição especial, não comi por causa de trigo que contém glúten. Mas, tinah café, água e comi uns macarons. A cara das comidas estava muito boa!


Sobre o serviço da KLM
A KLM é uma das companhias aéreas mais longínquas em tempo de operação, sendo a mais antiga do mundo a realizar voos comerciais mantendo o mesmo nome.
A empresa opera com, no máximo, 3 classes em suas aeronaves: business, premium e economy, como no caso do B777 que voamos no primeiro trecho.
A KLM é uma companhia muito boa no serviço e na qualidade das cabines. Todas oferecem um ótimo conforto dentro daquilo que configura cada uma delas. É uma das razões para eles não investirem numa primeira classe, por exemplo, pois o produto da executiva já é bem personalizado e atencioso.
Uma das coisas mais legais no quesito de personalização da KLM é o souvenir que eles oferecem das miniaturas Delft Blue, as tradicionais casinhas holandesas, que são cortesia da executiva, sendo um brinde colecionável muito lindo para os clientes!
Esse e outros aspectos mostram que essa é uma empresa que aposta no travel well, um serviço bem hospitaleiro a bordo, que faz você sentir que o trajeto já é parte memorável e importante da sua viagem.
Executiva dentro da Europa vale a pena?
A executiva dentro da Europa pode ou não valer a pena. Vai depender de alguns aspectos.
Se o voo for superior a umas 4h, se você tiver com muita bagagem e precisar despachar ou ainda se o valor de toda a viagem em executiva estiver valendo a pena, por exemplo, pode compensar ter a comodidade e os serviços inclusos da cabine premium, ainda que o assento não seja o “padrão executiva”.
Mas, se for apenas pela cabine, o investimento pode não valer a pena em voos curtos, pois, como falei anteriormente, a business class dentro do continente é como uma premium economy nas primeiras fileiras das aeronaves de médio porte.
No nosso caso, a viagem foi reservada por completo, do Brasil para a Finlândia e tínhamos mala despachada, então, voamos na executiva dentro da Europa. Mas, cada viagem deve ser analisada para você ter o melhor custo-benefício.
Considerações
Vale lembrar que você pode usar milhas para voar em qualquer uma das cabines da KLM usando milhas da Flying Blue, que é o próprio programa de fidelidade da empresa e que podem ser fabricadas por brasileiros via Livelo, por exemplo. Ou ainda usar os programas nacionais Smiles ou Azul Fidelidade que possuem parceria com a companhia.
Para conferir mais detalhes sobre essa experiência na executiva da KLM, confere o vídeo no nosso canal do YouTube:



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!