Al Seef Heritage Hotel - se hospede no centro histórico de Dubai

Em mais de uma década viajando, eu já acumulei experiência em todo tipo de hospedagem. E, apesar de atualmente priorizar viagens mais confortáveis, existem alguns critérios que são meus guias para escolher hotéis, antes mesmo de pensar em quantas estrelas ele tem ou se oferece exaltação.

Vou compartilhar com você o que eu sempre tento levar em conta antes de escolher minhas acomodações. Assim, você poderá aplicar essas dicas aos seus planos e garantir estadias como um profissional de viagens.

Primeiro o roteiro, depois o hotel

Geralmente, voos e hospedagem são os primeiros passos de muita gente que está organizando uma viagem. Só depois que essas reservas estão garantidas, é que o roteiro é planejado.

Ao longo do tempo, percebi que muitas vezes, pode ser mais interessante fazer o contrário: primeiro pensar nos roteiros e depois escolher hotéis.

Eu sou uma pessoa que gosto de conhecer um pouco da cidade a pé, preciso otimizar tempo para gravar os conteúdos que divulgo para vocês e facilitar meus deslocamentos. Então, se eu entendo primeiro onde estão meus pontos de interesse numa localidade, fica mais estratégico escolher a localização ideal do hotel.

Também o roteiro que costuma definir o estilo de hospedagem que eu vou ficar. Se um destino tem muitos passeios que duram o dia todo e meu tempo de estadia é curto, talvez não compense investir num hotel cheio de comodidades que eu não vou aproveitar. Mas, se eu optar por um roteiro intenso por conta própria, quero garantir algumas comodidades para ter boas noites de sono e algumas facilidades que vão me ajudar a descansar bem.

Localização estratégica nem sempre é “centro”

critérios para escolher hotéis nas minhas viagens

É muito comum deduzir que a melhor localização para ficar hospedado é o centro de uma cidade, pois costuma estar próximo de pontos turísticos, está em um ponto “médio” para deslocamentos ou é fácil de localizar. Mas, isso não pode ser generalizado. Em muitos destinos, isso pode funcionar. Mas, em outros, pode ser um grande equívoco.

Assim como indiquei no tópico anterior, que o roteiro pode definir a melhor localização da sua hospedagem, você também precisa considerar: questões de segurança; se o turismo do “centro” é o que você realmente quer; opções de transporte e questões de locomoção; entre outros.

Essas considerações não só irão ajudar na estratégia da sua programação, como também vão influenciar na boa experiência da sua viagem.

Experiência local e identidade

dicas de como escolher hotéis

Escolher hotéis é como escolher sua casa temporária em um destino. Então, considero importante que eles tenham um pouquinho da personalidade local, seja no estilo, na decoração, nas comodidades ou no atendimento.

Lugares que conversem com o destino e com a cultura do povo sempre tornam a estadia mais interessante e me fazem sentir que, de fato, a acomodação vai fazer parte das minhas memórias como uma experiência turística completa e não apenas como um lugar para dormir.

Um serviço de recepção personalizado, um café da manhã típico, oferta de atividades que conectam o hóspede com a localidade são alguns pontos marcantes e que faço questão de considerar na escolha dos hotéis, principalmente quando a viagem tem um propósito especial ou é para um destino que tenho muita curiosidade.

Avaliação da funcionalidade

Hoje em dia, assim como a minha avaliação como profissional de viagens pode ser relevante para muita gente, a avaliação de outras pessoas também pode ser fundamental para a tomada de decisão sobre um serviço. Afinal, a internet nos dá espaço para compartilharmos nossas experiências, sem elas positivas ou negativas.

Então, eu sempre gosto de avaliar também o que outras pessoas que já se hospedaram têm a dizer sobre o local, a infraestrutura, o que gostaram ou não gostaram, se é confortável, silencioso, se a rede wi-fi funciona bem… e todos os aspectos que costumam ser considerados relevantes para escolher hotéis.

Por um lado, redes de hotéis costumam ter um padrão em relação a essas funcionalidades. Então, se você já se hospedou com aquela empresa, já tem uma noção do que esperar caso decida ficar acomodado em outra unidade. Por outro, hotéis boutique ou empresas menores podem ter um cuidado mais preciso sobre o serviço oferecido, justamente pela quantidade limitada de hóspedes e o foco em um atendimento mais intimista.

Considerações

E você, quais critérios são essenciais ou importantes na hora de escolher hotéis para suas viagens? Comenta abaixo para compartilhar comigo e com outros viajantes!

E não esqueça que sempre publico aqui no portal as minhas avaliações pessoais de hotéis para que você possa ter detalhes das acomodações e escolher aquelas que mais combinam com seus planos.