
Em 2014, meu voo operado pela Swiss, saindo de Zurique, na Suíça, com destino a São Paulo foi cancelado devido a um problema mecânico na aeronave. Por conta disso, os passageiros tiveram que esperar até a manhã seguinte, quando um novo avião seria disponibilizado, para viajar ao Brasil.
Esse cancelamento acabou gerando, como qualquer outro geraria, dores de cabeça nos passageiros. Mas, “os humilhados serão exaltados!” E e eu fui, viajantes! Quase três anos mais tarde, estava eu no Facebook quando vi um anúncio sobre a possibilidade de receber uma compensação em dinheiro por voos cancelados ou atrasados. Na hora, eu me lembrei do episódio de 2014 em Zurique.
Eu cliquei no link e li sobre o que se tratava. Eu descobri que passageiros têm direito a receber uma espécie de indenização de companhias áreas por atrasos e cancelamentos se o voo:
- Partir de um aeroporto da União Europeia;
- For operado por companhia da União Europeia e aterrissar em um aeroporto fora da União Europeia;
- Chegar com pelo menos 3 horas de atraso ao seu destino.
A empresa, chamada Airhelp, se propunha a fazer a intermediação entre os passageiros e as companhias áreas para solicitar a compensação. Eu fiz uma simulação no próprio site para verificar se eu teria realmente direito a receber algo. Para a minha surpresa, soube que eu poderia obter cerca de 400 euros da Swiss. Ainda não muito convencido, fiz uma pesquisa sobre a prestadora desse serviço e encontrei várias avaliações de pessoas afirmando que receberam, de fato, suas compensações.

Como eu não tinha nada a perder, abri a solicitação. Precisei apenas informar meu e-mail e os dados do voo cancelado. A partir de então, comecei a ser atualizado sobre o andamento do processo. Eles enviaram o pedido à Swiss e, em poucos dias, recebi um e-mail avisando que a empresa aérea tinha concordado em pagar minha compensação.
Eu imaginava que esse processo fosse se estender por meses, mas foi tudo muito rápido. Cerca de 30 dias depois de eu ter aberto a solicitação, eles me pediram o número da minha conta bancária e efetuaram a transferência do dinheiro. A Swiss pagou 600 euros pelo voo atrasado. Desse valor, 150 euros ficaram com o site como taxa de serviço. Portanto, eu acabei recebendo 450 euros (aproximadamente 1600 reais).
Quando vi o dinheiro na minha conta, nem acreditei! O valor, no entanto, varia de acordo com alguns fatores, como o tempo de atraso e a distância do trajeto feito pela aeronave.
Agora, antes de se estressar pelo atraso ou cancelamento de seu voo operado por uma companhia da União Europeia, lembre-se: Você tem o direito a ser compensado por isso!



Estevam, estevito (nesse caso, Augusto né!)! hehe
Eu estou viciado no seu canal do youtube! Amo viajar, e suas dicas são sensacionais!
Uma curiosidade, você tem doença celíaca? Porque tanta preocupação com gluten?
Gostei muito dessa informação que você passou, minha noiva teve vários problemas na viagem para e Europa, e se eu soubesse disso na época, teria sido excelente! Agora estou por dentro!