
Essas luzes dançando no céu são certamente uma das coisas mais lindas que a natureza nos proporciona. Mas, como um fenômeno muito específico e que depende de muitas condições, é importante saber algumas coisas antes de já planejar uma viagem a destinos como Finlândia na expectativa de ver a aurora boreal.
Nesse post, reuni algumas informações para que você possa organizar seus planos dentro de um cenário realista de como conseguir ver esse atrativo.
Confira!
Onde a aurora boreal aparece?
Não basta apenas ir aos países do norte da Europa. Esse fenômeno é mais aparente próximo do Círculo Polar Ártico e ao norte dessa linha.
Então, na sua programação para viajar em busca da aurora boreal, é preciso planejar o deslocamento das capitais dos países, como Finlândia, Suécia e Noruega, e ir para cidades do norte. Não é que seja impossível ver as luzes mais ao sul. Porém, é bem mais difícil.
Alguns exemplos de lugares que são turísticos e base para conseguir ver as luzes são:
- Rovaniemi e Luosto, na Lapônia Finlandesa;
- Tromsø e Ilhas Lofoten, na Noruega;
- ou Abisko, na Suécia.
Melhor época para ver a aurora boreal

Os períodos de noites mais longas e escuras são ideias junto aos meses de maior atividade geomagnética são os momentos ideais para conseguir ver a aurora boreal.
Em geral, em viagens de setembro a março, que contemplam o outono e o inverno rigoroso do norte europeu, é a época que você deve viajar para esse objetivo.
A partir de novembro, o Círculo Polar Ártico está em escuridão quase total, com pouquíssimas horas ou mesmo minutos de claridade por dia. Esse é um ponto favorável.
Outro período interessante para a viagem são os meses de setembro e março. Apesar de não terem as longas noites polares do inverno, esses meses coincidem com os equinócios, quando a interação entre o vento solar e o campo magnético da Terra se torna mais eficiente, intensificando a atividade geomagnética e aumentando as chances de ver as luzes.
Programação
Duas coisas precisam ser levadas em conta para sua programação em busca das auroras boreais.
A primeira é que mesmo viajando no período em que elas são mais frequentes, não há garantia de que elas aparecem todas as noites com a mais perfeita nitidez. Então, quanto mais noites você fica na região, mais chances tem de escolher o “melhor dia” para o passeio, ou mesmo sair mais de uma noite para tentar vê-las.
O ideal é ficar, no mínimo, umas 4 noites nas cidades base para ter mais garantia de atender às expectativas.
Outra coisa é que o horário mais comum para as luzes aparecerem é entre 21h e 2h. Se durante o curto dia o tempo já é frio, à noite é congelante. Então, se prepare para madrugar em baixíssimas temperaturas e com muita paciência para esperar que elas apareçam.
Dá para ver a aurora boreal sem tour?
Até dá, mas não é o mais indicado se você não tem experiência com essa atividade. Acho que se você já está investindo na viagem para realizar um sonho como esse, invista para realizá-lo da melhor maneira.
Primeiro de tudo é que para ser a aurora boreal com mais nitidez é preciso estar longe de luzes artificiais da cidade. Ou seja, dirigir à noite, durante o inverno no ártico. Sem experiência conduzindo na neve e em regiões de condições extremas, fazer essa viagem por conta própria é um risco.
Além disso, o céu precisa estar limpo. É preciso ir para áreas onde não há nebulosidade para conseguir aproveitar a experiência. E, as nuvens podem estar se movendo ao longo da noite. Por isso, estar com pessoas que já estudam o clima, a atmosfera e sabem para onde ir, de forma segura, para se afastar do céu nublado, aumenta muito as chances de conseguir ver a aurora.
E lembra que eu falei do frio anteriormente? Uma agência também vai te ajudar sobre como se vestir, vai ter o suporte necessário para manter o grupo em segurança nas baixas temperaturas e te dar assistência imediata caso você tenha qualquer problema.
Considerações
Em breve, vou postar vários outros detalhes sobre a minha experiência vendo a aurora boreal na Finlândia no canal do YouTube e compartilhar com vocês mais informações para você também conhecer esse país mágico!
Aproveite para conferir outros atrativos que você pode colocar no seu roteiro durante uma viagem de inverno à Finlândia!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!