Dicas para te ajudar a organizar a mala de viagem

Organizar a mala de viagem

Organizar a mala de viagem pode ser algo prático para algumas pessoas ou algo problemático para outras. Se você gosta de aproveitar dicas para otimizar sua viagem, esse texto traz algumas dicas para arrumar a bagagem e facilitar sua vida. 

Essas etapas pré-viagem e pré-retorno para casa podem ter várias variáveis, como o tipo de destino, o tipo de mala, se você vai para um lugar de sol, de frio, a trabalho, a lazer, por pouco ou muito tempo… Tudo isso pode influenciar no que você vai levar e de que forma irá arrumar seus pertences

Ficamos na dúvida se, afinal, existe uma “receita” para organizar a mala da melhor maneira possível?

Particularmente, acredito que para cada caso, há uma solução e com as nossas bagagens não é diferente. A depender da viagem, a fórmula para arrumar a mala de forma ideal pode variar. 

Mas, o foco aqui, é trazer algumas soluções para momentos em que você precisa facilitar sua organização. Por isso, as dicas não te indicarão uma forma ideal de arrumar sua bagagem, mas trazer algumas ideias para acomodar as roupas, separar seus pertences e otimizar o espaço das malas.

Dicas para organizar a mala

Encontre o que está na mala

Essa dica é para quem não quer perder tempo procurando pequenos objetos dentro da mala. Principalmente se você estiver levando muitas coisas na bagagem, lembrar onde está cada uma delas pode levar alguns minutos. 

Uma forma é deixar o máximo de itens, principalmente os pequenos, visíveis. Porque usar zip locks só para itens de higiene pessoal, por exemplo?

Aproveite embalagens transparentes e sacolas de tecido fino para separar os itens da sua mala e deixar todos eles mais fáceis de serem encontrados visualmente. 

Isso pode servir para meias, acessórios, cabos e carregador de eletrônicos e tudo que você perceber que é possível armazenar de forma mais prática. 

Invista em kits que otimizam a mala

Embalagens viagem

Determinadas compras para otimizar a mala, principalmente para quem viaja sempre, podem ser muito úteis. Kits como travel bottles e necessaires organizadoras são ótimas e valem a pena. 

Sobretudo para quem faz muitas viagens de avião e usa malas grandes, esses dois exemplos são ideias para se organizar

No caso das necessaires organizadoras, elas conseguem delimitar o espaço para cada grupo de roupas e objetos e evita que tudo fique num espaço só. Para quem faz viagens de longos dias com malas médias e grandes, essa opção ajuda a manter organizado tudo que é necessário levar.

As travel bottles são um kit útil para todo tipo de viagem e é imprescindível para quem viaja de avião. Com as pequenas quantidades de produtos de higiene pessoal, você vai embarcar dentro das regras estabelecidas para bagagem de mão pelas companhias aéreas, economizar espaço e não vai precisar se preocupar em comprar miniaturas para cada viagem que fizer. Basta separar uma parte dos produtos que você já tem em casa nos pequenos frascos e sempre reutilizá-los em cada viagem. 

Outra solução para organizar a mala e também otimizar o espaço são os sacos à vácuo para roupas. Assim como as travel bottles, essas sacolas que vão deixar suas roupas mais estreitas dentro da bagagem, além disso, possuem vários tamanhos e podem ser usadas diversas vezes.

Mais um espacinho na bagagem

Para quem está com a mala no limite e ainda tem peças de fora, essa é uma dica vem de quem já passou pelo perrengue em busca de mais um espacinho. 

Quando a mala estiver quase cheia, feche-a e mude-a de posição. Por exemplo, se você tiver arrumado a bagagem com a mala deitada, coloque-a de pé. Ou se tiver arrumado a mochila de pé, coloque-a deitada.

Depois de um tempo, as coisas que estão dentro vão se acomodar sozinhas e podem gerar um espacinho extra. Assim, quando você reabrir, pode ser que mais alguns itens ou peças de roupa caibam na bagagem.

Roupas menos amassadas

Roupas

Para essa dica você vai precisar de bastante papel manteiga. Isso mesmo! Essa tática é para evitar que as dobras das roupas causem marcas fortes e acabem amassando a peça. 

A regra do rolinho para roupas também é muito válida! Mas, caso você esteja preocupado com as possíveis dobras de uma roupa que precisa ficar esticada, coloque uma folha de papel manteiga na dobra ou enquanto enrolar a peça. Dessa forma, o tecido não vai apertar-se contra si e criar tantas marcas de amasso. 

Além disso, para evitar que o mesmo aconteça entre as roupas, embrulhe a peça pelo lado de fora também. Assim, caso você queira levar uma peça na mala com risco de amarrotar fácil, essa dica pode diminuir as marcas.  

Como a equipe do EPM sempre busca te ajudar a viajar da melhor forma, aproveita e confere esse post que é um ckecklist prontinho e completo dos itens imprescindíveis na mala de viagem! 

Você tem alguma boa dica que sempre te ajuda na hora de arrumar a bagagem? Conta para a gente! Compartilhar dicas para otimizar nossos planos e organizações para viajar nunca é demais!

 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!