Taxa de turismo em Veneza: entenda como vai funcionar | E
Taxa de turismo em Veneza: entenda como vai funcionar

Taxa de turismo em Veneza: entenda como vai funcionar

O projeto de implementação da taxa de turismo em Veneza está encaminhado e novas atualizações foram divulgadas sobre como vai funcionar o pagamento para visitar um dos destinos mais famosos da Itália. A medida já havia sido anunciada no ano passado, mas ainda não tinha detalhes de quando seria iniciada. A previsão é de que a taxa de turismo seja testada por 30 dias na primavera de 2024.

Inicialmente, o valor será cobrado em feriados da primavera e fins de semana do verão para visitantes maiores de 14 anos com programação diurna na cidade e sem pernoite.

Mas, ainda que as pessoas tenham diárias reservadas, estejam visitando familiares ou tenham outras condições de estadia temporária que não sejam passeios de um dia, ainda será necessário fazer uma reserva para visitar a cidade.

Taxas diferenciadas ou isenções serão implementadas para pessoas que pretendem se hospedar ou ingressar em Veneza em outras circunstâncias.

O valor inicial a ser cobrado será de €5 para visitação por 1 dia, mas podem haver mudanças. Após o período de teste da taxa de turismo em Veneza, os valores podem subir, em períodos que a cidade esteja com grande fluxo de pessoas, ou podem ser menores, se a cidade estiver com baixa visitação.

Onde os visitantes poderão comprar a taxa de turismo em Veneza?

Um sistema de reservas online ainda será disponibilizado para que os turistas interessados em visitar a cidade a partir da primavera de 2024 escolham a data que vão para Veneza e adquiram seus tickets sob pagamento da taxa.

Segundo a imprensa europeia, alguns pontos de venda de passagens de transportes com destino a Veneza também devem vender a taxa junto.

Como as reservas dos turistas serão validadas?

A ideia das autoridades é de que o próprio valor arrecadado com a taxa de turismo seja usando para investir na infraestrutura do controle de turismo. Além de pessoas responsáveis por checar os ingressos, a prefeitura deve instalar catracas em determinados pontos de desembarque, como terminais rodoviários e ferroviários.

O que acontece se o turista não pagar antecipadamente a taxa de turismo em Veneza?

Depois que a taxa for implementada, fique atento às regras para não pagar caro! Se um turista esquecer de reservar sua visita antecipadamente, a taxa de turismo no local será mais cara e o viajante ainda pode ter que pagar uma multa.

E para quem vai pernoitar em Veneza?

Se o turista não esta dentro da condição de visitação diurna e pretende ter uma estadia mais longa em Veneza, não precisam pagar essa taxa de turismo, mas devem fazer reserva na plataforma a ser disponibilizada para os dias que estarão na cidade.

Essas e outras circunstâncias de visitação e pernoite em Veneza terão valores diferenciados ou isenções. Os detalhes ainda não foram divulgados.

Por que terá taxa de turismo em Veneza?

Por causa do overtourism. Você deve ter notado em notícias e nas redes sociais que o turismo na Europa durante o verão deixam as cidades famosas extremamente lotadas e isso trazendo problemas para as localidades. E, muitas vezes, essa superlotação torna-se insustentável, pois nem os turistas conseguem ter boas experiências e nem os moradores conseguem manter sua rotina.

Para investir mais na infraestrutura, receber grandes fluxos de visitantes e acompanhar a quantidade de pessoas que passam pelo lugar, muitas cidades têm implementado taxa de turismo.

Em muitos lugares, esse valor já existe para pernoites e costumam ser incluídos no valor da diária. Em outros, como em Veneza, a tarifa será cobrada à parte para os que desejam transitar pela cidade, mesmo que sem se hospedar.

Segundo Simone Venturini, conselheira de turismo de Veneza em entrevista a Reuters, a medida será “um novo equilíbrio entre os direitos daqueles que vivem, estudam ou trabalham em Veneza e daqueles que visitam a cidade”.

Fontes: Reuters e Euronews

Considerações

Se você tem planos de visitar a Itália e passar por Veneza a partir do ano que vem, fique de olho! Em breve, as autoridades podem anunciar atualizações e disponibilizar a plataforma online onde as reservas e pagamentos serão feitos.

Lembrando que também em 2024 os brasileiros vão precisar pagar outra taxa para viajar a Europa! O ETIAS vai entrar em vigor e este documento vai garantir nossa entrada nos países do Espaço Schengenveja aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário