Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul
Assim como diversos clientes de companhias aéreas, Lucas Estevam desejava realizar um pedido de casamento em voo, como tantos outros já realizados a bordo da Azul e outras companhias aéreas.
Para garantir uma solicitação nas mesmas condições de outros viajantes, Lucas Estevam entrou em contato com pessoas que já fizeram pedidos de casamento em voos e consultou funcionários da Azul se haveria necessidade de preparo junto à companhia aérea. Mas, todos relataram que bastava solicitar gentilmente à tripulação do voo.
No check-in de sua viagem de Fort Lauderdale, na Flórida, para Campinas no dia 07 de fevereiro (voo diurno que partiu às 9:00 horas daquela manhã), Estevam consultou novamente os atendentes no balcão da Azul sobre a autorização para o pedido de casamento e foi direcionado a falar com a equipe que operava o voo.
No entanto, o desejo de realizar um pedido público de casamento para o seu namorado Hugo Leopoldino, de forma semelhante a de outros casais que já noivaram a bordo, foi vetado pelo piloto.
Segundo a chefe de cabine, para quem o Estevam fez a solicitação, o comandante considerou “inapropriado” que o momento ocorresse publicamente durante o voo, alegando que, para “esse perfil de pedido com 2 homens”, era preciso autorização prévia do Marketing da Azul, uma vez que Estevam pretendia usar o celular para registrar a ocasião.
Estevam usa apenas seu telefone para filmagens, como pode ser observado através do reflexo no espelho e no televisor da poltrona em vídeo já divulgado, não havendo qualquer outro eletrônico envolvido para realizar o pedido.
Como outros pedidos de noivado já ocorreram a bordo, com uso de celulares para registros e sem a necessidade de liberação antecipada pela equipe de Marketing (como encontrado nas redes sociais da empresa), não houve uma justificativa admissível para o veto ao pedido de Estevam.
Ademais, logo após se acomodarem no voo, o influenciador perguntou à tripulação se poderia gravar o avião e o serviço de bordo, como sempre faz para criar seus conteúdos para o YouTube. Para esse contexto, de divulgação da operação da Azul, a equipe não teve oposição ao uso do celular para gravação. Em vídeos já divulgados por Estevam, é possível confirmar tal autorização.
Optar pela Azul foi uma escolha do Estevam por questões pessoais, já que a companhia aérea tem sede em Campinas, onde o influenciador nasceu, e o avião é um dos lugares onde ele mais gosta de estar, afinal, seu trabalho é viajar, tornando tudo isso muito significativo para ele.
Sem a autorização de um pedido de casamento público ou de felicitações por parte da tripulação, como de outros passageiros na mesma situação e contexto que estão registrados nas redes sociais da Azul, o momento aconteceu cheio de restrições e proibições. Estevam teve apenas alguns minutos de uso da galley, que estava totalmente vazia durante todo o voo, sob as condições de:
- não fazer barulho;
- evitar ações que chamassem a atenção;
- cortinas totalmente fechadas;
- não ter nenhum tipo de “firulagem”;
- não associar em imagens ou vídeos o pedido de casamento à marca da Azul (com a aparição da logo vetada durante o pedido);
Durante o pedido, Estevam não recebeu nenhum suporte de qualquer membro da tripulação para registrar, ao menos, uma foto. Um tratamento de descaso diante da importância da situação para o casal, considerando ainda que não estava havendo qualquer serviço de bordo no momento.
Estevam realizou o pedido de casamento de forma praticamente escondida para não “incomodar outros passageiros” ou “criar problemas a bordo”, como pedido pela tripulação, tornando o momento, que seria especial e marcante, como já ocorrido com terceiros em voos da empresa, em algo sigiloso e sem a dignidade e alegria de uma celebração.
Mensagens para noivos e pedidos de casamento já liberados pela Azul
Nas redes sociais, estão publicadas outras comemorações e anúncios a bordo, incluindo pedidos de casamento solicitados na mesma situação de Estevam, mensagens de felicitações por noivados com salva de palmas e até cantigas de feliz aniversário para personagens temáticos ou gravações de reels/vídeos de comédia para artistas famosos na Classe Executiva, com outros passageiros presentes e ainda contando com a atuação de tripulantes nas cenas – que pareciam não se incomodar com 4 pessoas desfrutando da mesma poltrona, ao mesmo tempo. Casos que colocam em dúvida qual critério define o que incomoda os passageiros na empresa.
Muitas das situações, que possuem fotos e registros feitos na cabine de passageiros, não precisaram de autorização prévia do Marketing da Azul e foram diretamente solicitadas à equipe da companhia nos respectivos dias das operações.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
31 Respostas para “Pedido de casamento em voo vetado por piloto da Azul”
Fiquei muito triste com o ocorrido, e por ser pertencer a causa LGBTQIAP+, me senti no direito de rebater um post no Facebook sobre a Azul. Infelizmente fui “trucidado” por respostas ao meu comentário e não recebi nenhum um comentário de apoio, mostrando sim que ainda vivemos num país cheio de preconceito e homofobia. Me senti calado, mas sigo na fé e na esperança por dias melhores, e que o Estevam logo logo se recupere desse abalo.
A azul precisa se retratar e espero que não se repita
Processa eles, com todo o vigor da lei! O piloto tbm! Eles estragaram o momento que era para ser extremamente feliz! Não vivemos mais em 1800 e bolinha para se preocupar que a sua felicidade incomode o fulano e a Silvana! Foi homofobia, falta de respeito! Preconceito! Discriminação! Deixei várias mensagens lá na página da @azul e eles apagaram! Pq ? Eles não querem que as pessoas saibam tinha que aver boicote! Ninguém comprar passagens até que a empresa se retrate! Puna esse piloto! Eu fico indignada como o ser humano pode ser tão cruel! Sem motivos sem nessecidade! A opção sexual de uma pessoa é particular! Se gosta de menino ou menina não é da conta de ninguém! O que se exige é Respeito! Amo vocês estevam e Hugo ( e estou do lado de vocês)!
Você é uma pessoa de luz. E você é o hugo merecem tudo de bom. Qual o propósito de vocês terem passado por isso eu não sei. Entendo e me solidarizo com a frustração de ter enaltecido tanto uma empresa ao longo de anos e ter sido segregado como se fosse uma persona non grata. Eu teria dado uma carteirada lindamente. “Querido, eu sou o maior influenciador de viagens do Brasil. Ou você libera, ou vai dar ruim pra tu”. Enfim, desejo que algum dia isso tudo doa menos. Toda felicidade do mundo pra vocês
Isso é completamente frustrante e qualquer palavra que eu vá dizer aqui não mudará a sua decepção e sensação de impotência à tudo que você vivenciou neste dia que a princípio deveria ser especial e sem qualquer proibição. Aliás, este dia foi especial, mesmo que de uma maneira errônea criada pela Azul, o sentimento de amor, parceria e amizade entre vocês como casal ultrapassou todo e qualquer obstáculo criado e você teve sua luz ali ao fazer seu pedido. Eu não sei dizer se esse descaso é diretamente criado pela Azul ou pela opinião medíocre do piloto usando então o nome da empresa como desculpa mas de qualquer maneira isso foi completamente desnecessário e de uma falta de profissionalismo ser precedentes. Toda e qualquer forma de amor não deveria exigir permissão a fim de ser demonstrada em público, aliás, algo que falta neste mundo, o bom e velho amor em toda sua singularidade e empatia pelo próximo. Eu espero que a empresa tenha o mínimo de respeito e entre em contato contigo, demonstrando pelo menos uma empresa de respeito que prioriza os clientes como alega. Eu desejo o melhor a você, te admiro como profissional e pessoa e que isso não diminua a incrível luz que há dentro de você.
Sinto muito por isso. Lamentável a atitude do piloto, representando a empresa. Que isso não diminua muito o valor gigante desse momento.. e que a empresa possa aprender com esse infeliz episódio e (fica a dica, azul), compensar no próximo voo, que deverá ser de festa e celebração!
Lamentável
Caso clássico de preconceito! Processa!!!
Seria homofobia o nome disso ?
Atitude vergonhosa e arbitrária da tripulação, que reflete a hipocrisia da nossa sociedade. Enquanto o influenciador fazia vídeos para divulgar a empresa, não houve problemas. Todo o apoio aos Lucas & Hugos, Anas & Marias, que sofrem isso todos os dias nesse país.
Estevam
Acompanho seu canal há muito tempo. Fui tripulante comercial deccia estrangeira e acho essa conduta inadmissivel, homofobia??
A chefe de cabine foi simpática mas sob às ordens do comandante, nada poderia fazer.
Mas nem uma foto tirada pelo pessoal de bordo é inacreditável.
Muitas felicidades pra vcs sempre.
Elizabeth
Estevam, primeiramente desejo toda a felicidade do mundo a vocês. 🙏🙏🙏
Assisto seus vídeos, e vejo o carinho que tem pelo seu universo de viagens. Gosto demais do seu trabalho… minha mulher ama viajar, e sempre vemos suas dicas:)
Sou violinista, e toco pedidos de noivado e cerimônias de casamentos semanalmente. Sei como o pedido é um momento especial e único na vida do casal. Vejo como todos os pedidos tentam traduzir, mesmo que num gesto rápido e singelo, uma imensidão de amor.
Não tenho palavras para descrever a agressão que sofreram. Seu relato machuca, e muito. Uma injustiça que ninguém merece viver.
Mas ao mesmo tempo, sua ação demonstra garra e a dimensão do seu amor, tão forte que nenhum obstáculo foi capaz de atrapalhá-lo.
Por mais dolorido que seja, essas situações precisam ser expostas. Pessoas precisam ser responsabilizadas. Sou grato pela sua coragem de seguir com seu pedido, e por expôr uma situação indescritivelmente cruel e desumana.
Não permita que essa situação atrapalhe sua paixão pela viagem. Continue em frente com sua carreira e seu casamento. Novamente, desejo a vocês toda a felicidade do mundo.
Um forte abraço,
Bruno Arsky
Homofobia. Simples assim.
Sinto muito por isso, infelizmente existem pessoas que não tem amor no coração, sejam muito felizes, logo vcs vão lembrar esse dia como uma pedra que tentou derrubar a felicidade de vcs, mas vcs deram um chute bem longe e o amor prevaleceu, e para esse piloto só tenho a dizer, “sinto muito por você ser assim”.
Lamentável a atitude deste comandante, espero q a Azul se manifeste publicamente pedindo desculpas e de alguma forma tente se redimir com Esteban.
Em outras situações, como relata o passageiro, os casais envolvidos eram de homem e mulher ou de pessoas do mesmo sexo?
Processinho tem que bater à porta da cia.
Esse comandante é muito infeliz. Tenham dó desse ogro que não deve saber o q é o AMOR. Sejam sempre muito felizes.
Lucas primeiramente felicidade ao casal ,chorei com o vídeo. Isso que aconteceu é um absurdo, um puro preconceito. Aciona seu corpo Jurídico e processa a azul , só assim vão dar o devido respeito ao amor. O Lado “bom” é que aconteceu com alguém que tem voz para expor a situação. Porque se fosse comigo e meu marido ngm ficaria sabendo.
Estava, achei o tratamento dado a você um total desrespeito e falta de consideração. Assisti seu vídeo e não me confirmei com o descaso dessa empresa e sua tripulação 🥺. Minha total solidariedade. Somos todos iguais independente de qualquer coisa. Meus respeito ao seu pedido de casamento e se estivesse a bordo eu me minha esposa faríamos todo respaldo necessário para a realização do seu pedido de casamento. Deus abençoe vocês sempre. 🙏🙏🙏
Há muito despreparo na tripulação da Azul, eu estava com meu marido indo de lisboa para São Paulo, eu deu um selinho em meu companheiro e deitei no ombro dele enquanto me abraçava, a aeromoça pediu para eu voltar a posição normal em nome da segurança do vôo, não entendi voltei de boa. Mas questionei em seguida, ela mudou a versão dizendo que um passageiro estava incomodado, mas não vi ninguém olhar feio ou sequer olhar, tenho 45 anos e meu companheiro 48. Enfim, questionei para saber quem era o passageiro e de forma arrogante a aeromoça disse que era uma regra da companhia. Fiquei mais confuso ainda é continuei a questionar, educadamente para não dar vexame, a aeromoça virou as costas e me deixou falando sozinho, nunca mais viajo nessa companhia, sempre viajei com meu esposo e sempre agi com responsabilidade e respeito com todos e todas, enfim fiquei arrasado
Olá, George! Boa noite! Tudo bem com você? Eu sou a Milena, uma das editoras do Estevam Pelo Mundo. Lamento pela situação que você passou ao viajar com seu marido. Gostaria de falar com você sobre o ocorrido. Poderia entrar em contato comigo, por favor? Me mande uma mensagem através do e-mail milena@estevampelomundo.com.br
Só foi mais um caso de homofobia! Lamentável, AZUL! La men tá vel!
Ola, Você já recebeu uma resposta oficial da Azul? Mantenha nos informado. Fique em paz. Deus te abençoe
Poderia ter sido emocionante, mas infelizmente não consigo entender a decisão do comandante. A Azul tem obrigação de se explicar, ficamos aguardando.
Sinto Muito!!
Total discriminação, infelizmente!
Sinto muito pelo que aconteceu com vocês, mas infelizmente o preconceito ainda é muito grande no nosso país. O que importa é que vocês serão muito felizes e vão continuar mostrando o mundo de uma maneira muito divertida para todos nós que adoramos viajar! Adoro vocês! Muitas felicidades!
Empresinha mequetréfe que tem a petulância de se autoproclamar como “A Melhor Cia Aérea do Mundo” (de acordo com pesquisas de critérios duvidosos). Mais um caso de homofobia velada (ou não). Infelizmente ainda existe um machismo grotesco dentro das linhas aéreas, principalmente entre o quadro de pilotos. Quanta ironia em uma indústria com tantos homossexuais trabalhando nela há anos.
A Latame e a Gol, mesmo não sendo a empresas perfeitas, defendem e promovem essa diversidade que a Azul finge ter.
Que vocês sejam muito felizes e que não precisem utilizar os serviços da (risos) “Melhor do Mundoooo” (by Bloqueirinha)
Sabemos muito bem o que a AZUL fez né?! Um processinho é bem importante.
Já sabemos o nome do Capitão do voo? Seria importante saber – afinal ele como responsável pelo voo e pelas decisões merece ser nomeado! A Azul e as Comissárias e comissários aparentemente demonstram o receio de enfrentar a decisão do Capitão! Ele merece uma avaliação quanto a posição e a Azul precisa ajudá-lo a vencer essas dificuldades! Uma pena isso tudo!
Infelizmente ainda acontece muito , eu fico triste, chorei muito vendo o vídeo , e confesso que não teria feito o pedido depois da negativa, mais compreendo os sentimentos, nenhuma reparação seria o suficiente depois do estrago feito .