Menor viajando sozinho poderá ser acompanhado até embarcar
Menor viajando sozinho poderá ser acompanhado até embarcar

Menor viajando sozinho poderá ser acompanhado até embarcar

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a possibilidade de menor de idade que viaja sozinho ter acompanhante nas salas de embarque e desembarque em voos domésticos. Saiba mais neste post!

A novidade

Menores que viajam sozinhos em voos domésticos poderão ser acompanhados por seus responsáveis até a sala de embarque e a partir da sala de desembarque no destino, conforme o caso.

A possibilidade decorre de alteração feita ANAC nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil n.107 e n.108 e visa proporcionar mais comodidade aos responsáveis, assim como já ocorre em outros países.

Como vai funcionar

Com a nova regra, que entrará em vigor em março de 2023, o operador aéreo terá a permissão de conceder autorização de acesso ao acompanhante do menor até o portão de embarque após a sua identificação e realização dos mesmos procedimentos de inspeção de segurança aos quais os passageiros estão sujeitos.

Como se trata de uma permissão e não uma obrigação dos operadores aéreos, é preciso considerar que o acesso do acompanhante poderá ser limitado a determinados aeroportos, rotas ou companhias áreas.

A medida terá efeito somente em 60 (sessenta) dias a fim de que haja tempo para a ampliação da consulta pública sobre o assunto e para que os operadores aéreos e aeroportuários consigam implementar os procedimentos operacionais e de segurança aplicáveis.

Outra possível novidade

Na mesma Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada da ANAC em que ficou decidida a relata permissão de acompanhamento do menor que realiza voo doméstico sozinho, a ANAC também apreciou a questão dos grupos de passageiros com necessidade de assistência especial (PNAE), previstos na Resolução 280, da Agência, e a possibilidade de também serem acompanhados até o embarque está sob análise.

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais notícias, acesse AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário