Latam usa IA em Guarulhos para analisar atendimento aos passageiros
Na última semana, a Latam modernizou a maneira de analisar dados sobre seu atendimento aos passageiros. Através de câmeras e software de Inteligência Artificial (IA), a companhia aérea começou a monitora a área de check-in do Terminal 2 de Guarulhos, onde ficam os seus guichês.
Esta foi a primeira implementação do sistema na América do Sul para aprimoramento dos serviços em aeroportos. Usando a IA, a empresa tem o objetivo gerar dados sobre o fluxo e atendimento de clientes.
Usando as informações analisadas por 9 câmeras, a Latam pretende acompanhar as demandas dos viajantes, capacidade das filas e produtividade da sua equipe nos balcões de acordo com o tempo de atendimento.
Isso vai ajudar a empresa a distribuir seus recursos e tornar os seus serviços mais eficientes, como por exemplo: reforçando a equipe em períodos de maior movimentação em Guarulhos e investindo em equipamentos para agilizar processos.
“Essa tecnologia me permite entender o comportamento e gerenciar a equipe de atendimento com mais eficiência. O software nos traz informações como dias e horários de maior fluxo para que possamos acionar a equipe conforme a necessidade e proporcionar um atendimento de mais qualidade ao cliente. Começamos por Guarulhos, mas já estamos avaliando a possibilidade de levar essa inovação para outros aeroportos brasileiros”, declarou Derick Barboza, diretor de aeroportos da Latam Brasil, em nota divulgada pela empresa.
O projeto foi desenvolvido pelo Latam Labs, núcleo de open innovation da Latam, em parceria com a Proc Group, uma empresa especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Mesmo registrando as movimentações de pessoas no check-in, a companhia aérea está atuando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não possui acesso direto aos registros de imagens das câmeras para identificação de passageiros, apenas aos dados processados pela IA.
Considerações
As novidades sobre modernização dos aeroportos estão cada vez mais frequentes. Também na última semana, divulgamos aqui no portal outras notícias sobre o uso de tecnologias para otimizar o atendimento a passageiros – veja aqui!
Não perca essas e outras atualizações sobre viagens, aeroportos e companhias aéreas aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!