Golpes com o Voa Brasil: governo alerta que programa ainda não foi lançado
Golpes com o Voa Brasil: governo alerta que programa ainda não foi lançado

Golpes com o Voa Brasil: governo alerta que programa ainda não foi lançado

A possibilidade de fazer viagens com passagens a R$200 animou muitos brasileiros. Mas, a falta de informação está levando algumas pessoas a terem seus dados e dinheiro roubados. Golpes com o Voa Brasil, simulando o funcionamento do programa do Governo Federal, estão sendo aplicados.

Confira abaixo mais detalhes de como isso está acontecendo e como ficar atento para usar o programa apenas quando ele for disponibilizado oficialmente!

Como estão aplicando golpes com o Voa Brasil?

Usando o nome do programa, frase destacada sobre ser um projeto do Governo Federal e a logo do gov.br, golpistas divulgam links, anúncios ou entram em contato com as pessoas por ligações, mensagens ou chats direcionando-as para sites ou aplicativos fraudulentos.

O discurso usado costuma ser de que o CPF da pessoa é elegível para o benefício ou de que o programa já está disponível para a compra de passagens. Mas, que para usufruir dos valores acessíveis das passagens, o cidadão deve realizar um cadastro ou acessar as páginas específicas oferecidas pelo atendente para reservas.

Esses sites recolhem os dados pessoais e direcionam as vítimas para realizar pagamentos com o objetivo de garantir cadastro no Voa Brasil ou lugar na fila de reservas das passagens.

Golpes com o Voa Brasil
Exemplo de site fraudulento simulando cadastro no Voa Brasil. O programa ainda não foi liberado pelo Governo Federal, não entra em contato com cidadãos e não está realizando cadastros nesse momento

Atenção aos golpes com o Voa Brasil

Fique de olho nos acontecimentos

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que as regras do Voa Brasil ainda não foram divulgadas pelo Governo Federal. Afinal, o programa ainda não está em funcionamento! Sendo assim, não existe qualquer cadastro ou pagamento de taxas para garantir benefícios do programa atualmente!

Por isso, qualquer anúncio, contato ou link que leve a uma suposta plataforma de cadastro do Voa Brasil, neste momento, é fraudulento.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou nota alertando os brasileiros sobre os golpes com o Voa Brasil deixou claro que “não realiza contato direto com o cidadão e nem utiliza intermediários para concessão de qualquer benefício mediante pagamento de valores”.

Atenção aos canais de informação

Além de usar o nome do programa em sites e aplicativos fraudulentos, os golpistas usaram a marca da CNN para simular notícias falsas levando as pessoas ao contato de um suposto atendente do governo que ajudaria com o cadastro no Voa Brasil. O veículo divulgou texto alertando as pessoas sobre a fraude com sua marca – confira!

É fundamental que, ao buscar informações sobre qualquer tema, você use os canais oficiais tanto de jornais quanto de comunicação do próprio governo.

Evite consultar notícias por links aleatórios encaminhados por chats ou e-mails. Opte por acessar os sites por conta própria e conferir as reais notícias publicadas.

A nota divulgada pelo MPor sobre os golpes com o Voa Brasil, por exemplo, foi publicada no site oficial vinculado ao gov.br. Consulte as abas dos ministérios e canais dos órgãos púbicos sempre que quiser esclarecimentos sobre projetos e decisões do governo – veja aqui!

Já teve suspeitas de golpes com o Voa Brasil?

Em nota oficial, foram disponibilizadas algumas opções de contato para denunciar números, e-mails e contatos que tentem aplicar golpes usando o Voa Brasil. São eles:

  • Pela internet através do site Fala BR: Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/)
  • Pelo e-mail oficial do governo: ouvidoria@mpor.gov.br
  • Por telefone: (61) 2029-8090

Considerações

Apesar do governo ter o objetivo de atender boa parte dos brasileiros, inicialmente, uma parte restrita da população terá direito ao Voa Brasil. Nos primeiros momentos, apenas aposentados e pensionistas, com determinado limite de renda e que não voaram nos últimos 12 meses poderão usar o programa.

Lembre-se sempre de consultar as informações que já foram disponibilizadas pelo Governo Federal sobre o programa. Conhecendo as condições já existentes, você também ficará atento aos golpes e pode alertar outras pessoas.

Veja aqui mais detalhes sobre o Voa Brasil!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário