Conheça o projeto de lei que prevê o direito do consumidor de vender milhas
Projeto de lei visa estabelecer regras para os programas de milhas, inclusive prevendo o direito do consumidor de vender suas milhas e proibindo a existência de prazo para seu uso.
O Projeto de lei
O PL 4880/2023, apresentado pelos Deputados Celso Russomano e Odair Cunha, tem o objetivo de regulamentar os programas de milhas e traz previsões que tratam de questões sensíveis no mundo das milhas.
O que mudará?
O projeto de lei ainda precisa percorrer todo um processo legislativo e não é possível saber se será aprovado. Mas fato é que a proposta tem dispositivos que podem impactar fortemente os programas de milhas.
De acordo com o texto, as empresas aéreas que oferecem programas de milhas não poderão:
- Proibir ou limitar a venda de milhas ou pontos pelo consumidor;
- Cobrar para realizar transferência de milhas ou pontos pelo consumidor a outra pessoa;
- Estabelecer prazo de validade para uso das milhas ou pontos;
- Cancelar ou suspender as contas dos usuários, exceto em caso de comprovada fraude; e
- Cancelar bilhetes emitidos com milhas ou pontos, exceto em caso de comprovada fraude.
Percebam que o projeto somente aborda os programas de milhas de companhias aéreas, não aborda programas de milhas de bancos. Talvez, essa lacuna venha a ser preenchida em futuras alterações do PL.
Consulte o projeto na íntegra, clicando AQUI.
Milhas são ativos
De acordo com a Justificação do PL 4880/2023, “a realidade é que as milhas são verdadeiros ativos, que são comercializados diretamente pelas empresas aéreas e por empresas intermediárias, como foi o caso da 123Milhas e como é o caso de agências de viagens e de diversas outras empresas. Ora, se as próprias empresas aéreas vendem milhas e as recebem para o fornecimento de serviços, é inegável que as milhas são ativos.”
Os autores do projeto de lei ainda o justificam declarando o seguinte:
“Portanto, não importa o quanto se insista na tese de que se trata de mera liberalidade dada pela empresa, pois a realidade está aí para que todos vejam: as milhas não são gratuitas, mas onerosas. Isso porque o acúmulo de milhas por meio de cartão de crédito e de compras em determinadas instituições é fruto de parcerias das empresas aéreas com essas outras empresas e, embora não seja transparente para o consumidor, isso tem um valor, que é o valor da retenção do cliente pela instituição financeira ou pelas empresas que oferecem milhas, bem como um custo para o consumidor, que está embutido no preço dos produtos e serviços que ele adquire.”
Fato é que a proposta visa garantir muitos direitos ao consumidor e tal ônus para os programas de milhas certamente não serão absorvidos pelas empresas aéreas. Então, a dúvida que fica e se regras como a do PL acabariam por inviabilizar os programas de milhas ou torná-los menos atraentes.
Conta pra gente aqui sua opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Para mais notícias, clique AQUI!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!