Brasileiros terão isenção de visto de turismo no Japão I EPM
Brasileiros terão isenção de visto de turismo no Japão

Brasileiros terão isenção de visto de turismo no Japão

Brasil e Japão fecharam um acordo de isenção recíproca de visto para turismo. Saiba neste post quais serão as condições e a partir de quando valerá essa isenção!

As tratativas do acordo

Conforme compartilhamos AQUI, Brasil e Japão há algum tempo estavam em tratativas a fim de isentar brasileiros e japoneses da obrigação de obtenção de visto para a realização de turismo nos países.

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto de dispensa de visto para turistas japoneses e de outras nacionalidades em viagens de até 180 dias.

Contudo, em maio deste ano, foi publicado novo decreto determinando o retorno da obrigatoriedade desses vistos a contar de 1º de outubro.

Após isso, os governos brasileiro e japonês iniciaram alinhamentos a fim de estabelecer uma isenção mútua de vistos para turismo, com base no princípio da reciprocidade.

Para a alegria dos viajantes, um acordo foi finalizado com sucesso.

Condições da isenção do visto

Veja a nota do Itamaraty sobre o acordo:

Os governos do Brasil e do Japão chegaram a entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.

A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Dessa forma, como será a isenção de vistos para turismo:

-aplicável a portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias;

– com validade inicial de três anos; e

-em vigor a contar de 30 de setembro de 2023.

Para mais detalhes, acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil.

Gostou da novidade? O acordo era o empurrãozinho que faltava para você tirar do papel uma viagem ao Japão?

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Para mais notícias, clique AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

2 Respostas para “Brasileiros terão isenção de visto de turismo no Japão”

Deixe um comentário