Azul em recuperação judicial - dúvidas sobre reservas, voos e mais
Azul em recuperação judicial – dúvidas sobre reservas, operações e mais

Azul em recuperação judicial – dúvidas sobre reservas, operações e mais

Nesta quarta-feira (28), a Azul Linhas Aéreas anunciou que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Recorrendo ao processo de Chapter 11, a companhia busca financiamento e eliminação de dívidas para seguir atendendo o mercado de forma eficiente. Mas o que acontece com os viajantes, enquanto isso? A Azul em recuperação judicial impacta quem já tem viagem marcada?

Reunimos algumas informações nesse post para que você entenda melhor sobre esse processo e que aontece em realção às reservas já realizadas e operações programadas.

Por que a Azul está em recuperação judicial?

Para uma companhia aérea operar no Brasil, os custos são bastante elevados. De acordo com John Rodgerson, CEO da Azul, a empresa precisa se reestruturar financeiramente e otimizar seus recursos, que foram sobrecarregados pelos cenários da “Covid-19, turbulências macroeconômicas e problemas na cadeia de suprimentos da Aviação”.

Segundo nota publicada pelos canais oficiais da companhia, a Azul pretende fazer acordos de financiamento com empresas parceiras e eliminar uma dívida de aproximadamente US$2 bilhões.

Para isso, eles recorreram ao Chapter 11, um processo de reorganização financeira que é supervisionado pela justiça dos Estados Unidos. Essa é uma alternativa que muitas companhias aéreas recorrem quando precisam se reestruturar financeiramente.

A United e a American Airlines, por exemplo, são companhias que apoiarão a reestruturação da Azul nesse plano.

A recuperação judicial impacta quem já tem passagens reservadas?

Azul em recuperação judicial - dúvidas sobre reservas, voos programados e mais

Não. A Azul vai seguir operando seus voos enquanto passa pelo processo de recuperação judicial.

Enquanto a empresa negocia para resolver os problemas financeiros, as operações agendadas continuarão sendo realizadas. Por isso, se você tem reservas feitas para os próximos meses, saiba que as viagens seguirão acontecendo.

De todas as formas, reforçamos a importância de conhecer seus direitos como passageiro em caso de imprevistos e mudanças nas operações.

O processo impacta o programa Azul Fidelidade e quem tem pontos acumulados?

Não. O programa Azul Fidelidade também continua funcionando mesmo com a Azul em recuperação judicial. Por enquanto, tudo segue normal para acúmulos, resgates e benefícios.

Pode acontecer da empresa fazer ajustes no programa dentro dos próximos meses, mas não é possível prever se isso acontecerá ou quando acontecerá.

Em geral, assim como a companhia segue realizando viagens, seu programa de fidelidade também segue existindo.

Vale reforçar que indicamos fazer transferências, não só para o Azul Fidelidade como para qualquer companhia aérea, apenas se você já tiver planos de usá-los em breve para algum resgate. Veja mais sobre essa estartégia aqui!

Com a Azul em recuperação judicial, devo procurar soluções para futuras viagens?

Para que a companhia siga operando a longo prazo, é preciso aguadar o andamento das próximas etapas.

É possível que, para otimizar os recursos, a empresa faça mudanças na frota e rotas. A Azul deve negociar uma redução de 35% das aeronaves que utiliza e reorganizar o fluxo de operações. Mas, isso não deve acontecer de forma imediata.

No entanto, caso algum voo seja modificado ou rotas sejam descontinuadas depois que as pssagens já tiverem sido vendidas, você já deve estar ciente sobre seus direitos como passgeiro, como já trouxemos aqui.

Nos últimos anos, GOL e Latam também entraram em recuperação judicial nos Estados Unidos. A Latam conseguiu finalizar a reestruturação financeira e a GOL tem avançado no seu processo. E, ambas estão operando normalmente. Por isso, é preciso esperar o andamento da solicitação e acordos da Azul.

Para voos planjados para curto e médio prazo, você ainda pode usar a Azul ou pode recorrer a outras companhias.

O Ministério dos Portos e Aeroportos divulgou em nota que “acompanha com confiança a reestruturação da empresa, acredita que a iniciativa será bem-sucedida”.

Considerações

Para ler o comunicado completo divulgado pela Azul sobre o pedido recuperação judicial, clique aqui.

E para outros conteúdos informativos sobre companhias aéreas, não deixe de conferir nossa aba de Notícias.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário