Autorização de viagem para o Reino Unido – entenda como irá funcionar
Brasileiros não necessitam de visto para o Reino Unido. Mas, em breve, vão precisar emitir um documento a mais para este destino. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) será um novo requisito para ingressar por qualquer um dos países da união e brasileiros com objetivos de turismo precisam estar atentos.
Neste post, vamos explicar o que o governo do Reino Unido já divulgou sobre essa autorização de viagem, com algumas informações que ajudam você a entender mais sobre o assunto e ir se preparando para quando o documento passar a ser exigido pelas autoridades.
Quais nacionalidades precisarão do ETA para entrar no Reino Unido?
A ideia da Autorização Eletrônica de Viagem é padronizar uma permissão de entrada ao Reino Unido para todas as nacionalidades que, atualmente, não precisam de visto para trânsito ou estadias temporárias, como turistas.
Assim, a emissão do documento digital será vinculado ao passaporte de cada passageiro e organizará o desembarque nos países.
Quem não vai precisar do ETA?
Não precisarão emitir o ETA cidadãos com passaporte britânico ou irlandês, além de pessoas de outras nacionalidades com visto ou permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido ou Irlanda.
Também não precisará apresentar o ETA pessoas chegando ao Reino Unido através de Guernsey, Camisa e Ilha de Man.
Por quando tempo a autorização de viagem ao Reino Unido vale?
O ETA terá validade máxima de 2 anos (ou menos, se o seu passaporte tiver vencimento antes desse prazo) e pode ser usado diversas vezes pelo mesmo passageiro dentro deste prazo de 24 meses.
O ETA permitirá desembarques no Reino Unido com objetivos de turismo, visitar familiares e amigos, negócios ou estudo por até 6 meses corridos.
Lambarando que para quem estará apenas em trânsito por um dos países da união, o documento também precisa ser emitido, mesmo se você não tenha planos de passar pelo controle fronteiriço.
Quando o ETA entrara em vigor?
O ETA será implementado aos poucos. De forma gradual, as nacionalidades que não precisam de visto atualmente serão adicionadas à exigência do documento.
Portadores de passaporte brasileiro vão precisar fazer a emissão da autorização de viagem, já que não precisam de visto para o Reino Unido. No entanto, ainda não há previsão de data para que o documento passe a ser exigido para a nossa nacionalidade.
Por enquanto, o ETA se tornará obrigatório para pessoas do Qatar a partir de 15 de novembro de 2023, com inscrições sendo abertas em 25 de outubro.
Em 22 de fevereiro de 2024 serão adicionados à exigência viajantes com passaportes do: Bahrein; Jordânia; Kuwait; Omã; Arábia Saudita; e Emirados Árabes Unidos.
Demais nacionalidades terão datas divulgadas posteriormente.
Como pedir o ETA, quanto custa e prazo de recebimento
Quando entrar em vigor, o espaço para pedido do ETA será disponibilizado no aplicativo ETA e no site GOV.UK. Todos os passageiros, incluindo crianças e bebês, devem ter suas autorizações individuais.
Uma única pessoa pode ficar responsável por realizar os pedidos de outros passageiros, basta ter os dados deles para os preenchimentos de cada um.
Cada ETA custará £10 por candidato e a confirmação da sua autorização será enviada por e-mail dentro do prazo médio de 3 dias úteis. O tempo de entrega pode demorar um pouco mais caso as autoridades precisem fazer verificações de dados com maior detalhamento.
O que fazer se o ETA for recusado
Apesar do ETA ser uma opção para facilitar a entrada de viajantes no Reino Unido, ele não garante que todos os pedidos serão aprovados.
Caso o candidato tenha seu pedido de autorização negado, os vistos de trânsito, visitante padrão e trabalho temporário, por exemplo, seguirão como uma possibilidade para viajar.
Considerações
Todos os detalhes já divulgados pelo governo do Reino Unido sobre o ETA estão disponíveis aqui!
E lembre-se que além do Reino Unido, outros países europeus que atualmente não exigem visto para turistas brasileiros (Espaço Schengen), também vão exigir autorização de viagem em breve! Fique de olho e veja mais informações aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!