Posso acumular ou usar milhas aéreas de outra pessoa?
Posso acumular ou usar milhas aéreas de outra pessoa?

Posso acumular ou usar milhas aéreas de outra pessoa?

Às vezes, uma pessoa próxima tem muito mais acúmulos ou oportunidades de juntar pontos do que a gente. Então, será que dá para acumular ou usar milhas aéreas de outra pessoa para planejar nossas viagens?

Nesse post, vamos te explicar quais são as regras gerais relacionadas à titularidade das milhas e de que maneira você pode conseguir emissões para voce através das recompensas de outras pessoas.

Posso usar milhas aéreas para emitir voos para outra pessoa?

Sim! Uma vez que você tem acúmulos em um programa, você pode usar milhas para fazer emissões para você ou para outras pessoas, sem problemas.

Inclusive, é assim que funciona o nosso Balcão de Milhas, onde milheiros profissionais oferecem seus acúmulos para que outras pessoas possam emitir passagens.

Em geral, você tem liberdade usar seus pontos e milhas para fazer resgates. Mas, algumas empresas colocam alguns limites para esse benefício. Como por exemplo: um limite anual na quantidade de pessoas distintas para quem voce pode emitir voos ou uma um limite de voos que podem ser resgatados por ano.

Normalmente, essas regras não são muito restritivas e você tem flexibilidade para fazer viagem em família ou entre amigos e realizar uma boa quantidade de emissões. Mas, é bom ficar de olho nas regras.

Posso acumular milhas de outra pessoa?

Em geral, o acúmulo de milhas está vinculado a uma única pessoa pela identificação do cliente ou passageiro. Normalmente, em programas de recompensas e de fidelidade, esse vínculo está associado a um documento, como CPF ou passaporte, que comprova que você é o titular daquela conta.

Por isso, normalmente, não se pode acumular as milhas de outra pessoa. Quando você compra uma passagem, as milhas vão para o passageiro. Mesmo que você realize a compra da passagem na sua conta para uma outra pessoa voar, os pontos serão uma recompensa de quem realizou a viagem.

Envio de pontos e milhas entre duas pessoas

Normalmente, não vale a pena enviar pontos e milhas entre duas pessoas, pois esse tipo de transação possui um custo. Logo, fazer esse envio tornará os acúmulos mais caros e isso pode ser uma desvantagem no uso final das milhas, tornando os resgates mais caros.

É preciso avaliar com cuidado o valor dessa transação (que costuma ser por milheiro enviado) e se ela é realmente necessária para vocês.

Lembre também que o envio entre duas pessoas só pode ser feito dentro de uma mesma plataforma. Não é possível enviar pontos e milhas de uma pessoa para outra se os programas forem diferentes.

De que maneira duas (ou mais) pessoas podem acumular milhas juntas?

A confiança entre as pessoas é o primeiro passo para a decisão de acumular milhas juntas, pois existem algumas alternativas para isso, mas os acúmulos sempre ficarão com um único titular como responsável.

Então, ou o grupo escolhe alguém para administrar as milhas e ficar responsável pelas emissões ou é preciso compartilhar o acesso para que todas as pessoas possam usar o programa onde estão as recompensas.

Exemplos de como as pessoas podem acumular milhas juntas

Cartões de crédito com adicionais

Dá para ganhar milhas sem ter cartão de crédito?

Muitos bancos e instituições financeiras atualmente permitem que um titular de cartão de crédito solicite cartões adicionais, também chamados de dependentes.

Com isso, uma pessoa que tem acesso a um cartão de maior conversão de pontos maior pode disponibilizar cartões adicionais para outras. O titular fica com uma única fatura que agrupa os gastos de todos os cartões, assim como converte o valor total mensalmente em pontos no seu programa de recompensas.

Veja mais sobre cartões adicionais!

Conta família Smiles

Smiles - atualizações das regras do programa de fidelidade

A Smiles é um programa de fidelidade que oferece uma alternativa especial para quem acumular milhas em grupo. A conta família é uma opção em que pessoas que possuem conta Smiles e são assinantes do Clube Smiles ou clientes Diamante podem reunir seus acúmulos na conta de um único titular.

Ao invés de pagar pela transferência de um CPF para o outro, a plataforma reúne os valores das pessoas adicionadas na contra família sem custo. Caso o titular se sinta confortável em compartilhar seu acesso com os demais integrantes da conta família, todos podem usar as milhas Smiles.

Compartilhando uma única conta

Havendo confiança, um grupo de pessoas pode optar, por exemplo, por assinar um bom plano num programa de fidelidade, dividir o custo mensal dele e o titular compartilhar o acesso com todas as pessoas.

Para os que planejam usufruir de benefícios de status e possuem uma estratégia que faz o investimento valer a pena, usar uma única conta para reunir os valores pode ser mais interessante do que cada um fabricar suas milhas de forma individual.

Inclusive, essa opção de compartilhar uma conta pode ser ótima se trabalhada em conjunto com os cartões adicionais.

Considerações

Você pode ver mais detalhes sobre regras e cuidados para juntar e usar milhas em grupo nesse post! E não esqueça que mais do que reunir os acúmulos de todo mundo, também é importante ter uma estratégia de fabricação para que essas milhas sejam fabricadas ao menor valor possível e possam alcançar o objetivo de vocês.

Para mais posts com dicas de acumular e usar milhas aéreas, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário