O que são alianças aéreas e como elas ajudam os viajantes
O que são alianças aéreas e como elas ajudam os viajantes

O que são alianças aéreas e como elas ajudam os viajantes

Se você é um viajante que entende de pontos e milhas e costuma viajar frequentemente, já deve ter ideia do que são alianças aéreas. Mas, se você ainda não conhece como elas funcionam ou quer descobrir com mais detalhes sobre os benefícios que elas oferecem aos clientes, este post irá te ajudar.

Além de explicar sobre essas parcerias, vamos apresentar as principais alianças do mundo e como os viajantes podem ter vantagens com elas para experiências melhores e mais baratas.

O que são as alianças aéreas

As alianças aéreas são acordos entre companhias aéreas fazendo delas um grupo com o objetivo de otimizar suas operações e ofertar melhores serviços para os passageiros.

Com a aliança entre as empresas, elas conseguem realizar viagens com menores custos ao fazerem compartilhamento das viagens e facilitam integrações de escalas e conexões. Com isso, permitem que os viajantes possam acessar uma maior diversidade de destinos com as rotas entre as empresas parceiras.

Isso também é oferecido por outros tipos de parcerias entre companhias aéreas. No entanto, a vantagem das empresas formarem um grupo é a possibilidade de ampliar, ainda mais, os benefícios para os passageiros fiéis aos seus membros.

Quais as vantagens das alianças aéreas

Voe com uma e acumule pontos com outra

Uma das vantagem das alianças aéreas para os viajantes é permitir que as milhas de um programa de fidelidade possam ser reconhecidas em outras empresas do grupo.

Você pode voar com uma determinada companhia aérea, mas durante o check-in ou após a viagem, solicitar que as recompensas sejam compensadas em um programa de fidelidade de outra.

Isso ajuda você a não diversificar demais seus acúmulos e conseguir aproveitá-los mais facilmente.

Resgate de passagens das parceiras

As parcerias, em geral, trazem essa como a principal vantagem para os viajantes. Quando você precisa ir de uma cidade a outra, mas uma determinada companhia aérea sozinha não realiza a rota, você ainda pode conseguir fazer a reserva de todo o trajeto devido as parcerias que ampliam a malha aérea.

Então, numa mesma plataforma você consegue fazer a busca e aquisição de passagens – em dinheiro ou milhas – que já incluem conexão e te permitem fazer a viagem completa.

As alianças aéreas também se integram nos famosos resgates em tabela fixa. Se uma empresa do grupo oferece esse serviço, você pode emitir passagens a valores pré-estabelecidos com qualquer empresa integrante – basta encontrar disponibilidade.

Equivalências de status

Assim como os programas de fidelidade das companhias aéreas, as alianças aéreas também possuem categorias para os passageiros fiéis.

Mas, nesse caso, os status costumam ser alcançados através de equivalências, ou seja: ao conquistar uma determinada categoria com uma das empresas aéreas do grupo, você conquista por equivalência um status dentro da aliança.

Com esse status dentro do grupo, você amplia os benefícios que já são ofertados na empresa que você tem fidelidade – como upgrades, despache gratuito, seleção de assentos, acesso a Salas VIP e outros – para todas para as companhias aéreas associadas.

Ou seja: você torna um status pontual de um programa em vários status de mesma equivalência em vários programas ao mesmo tempo.

Passagens de volta ao mundo

Se você tem tempo e disponibilidade, que tal planejar uma longa viagem para conhecer vários destinos em sequência? Com a malha aérea integrada, os grupos das alianças aéreas costumam oferecer, com algumas facilidades, viagens de volta ao mundo.

Normalmente, essas reservas custam mais barato ou oferecem algumas praticidades em comparação a fazer cada reserva individualmente. Usando a aliança, você pode montar um roteiro que seja coberto pelas companhias aéreas parcerias e economizar bastante nas passagens.

Principais alianças aéreas do mundo

O que são alianças aéreas

Atualmente, existem três grandes alianças aéreas na aviação comercial. São elas: a Star Alliance, a oneworld e a Sky Team.

Confira abaixo quais companhias aéreas fazem parte delas!

Star Alliance

O que são alianças aéreas e como elas ajudam os viajantes

oneworld

alianças aéreas quais são

SkyTeam

O que são alianças aéreas

Considerações

Em resumo, uma aliança aérea serve para expandir os benefícios nas experiências de viagem com as companhias associadas. Além de facilitar suas reservas e chegar mais facilmente em outras partes do mundo, você aproveita para se tornar um cliente fiel de várias companhias aéreas simultaneamente e ter mais vantagens nas suas experiências.

Importante reforçar, caso você não tenha notado, que as três principais companhias aéreas brasileiras – GOL, Latam e Azul – não integram as maiores alianças do mundo. No entanto, elas possuem outros tipos de parcerias individuais, que também oferecem vantagens.

Você pode conferir detalhes sobre os programas LatamPass, Smiles e TudoAzul nestes links e consultar as listas de companhias parcerias!

Se você ficou com alguma dúvida ou quer explorar as vantagens de cada uma destas alianças aéreas, confira os sites da Star Alliance, oneworld e SkyTeam!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário