O que saber antes de resgatar passagens com milhas
O que saber antes de resgatar passagens com milhas

O que saber antes de resgatar passagens com milhas

Fazer a reserva de uma viagem com milhas possui condições de tarifa, taxas, cancelamento e alterações, assim como uma reserva em dinheiro. Mas, tenha atenção antes de resgatar passagens. As regras dos programas de fidelidade não são necessariamente as mesmas das companhias aéreas.

Por isso, listamos aqui 3 exemplos de condições que você deve ler e conhecer antes de trocar suas milhas e pontos por viagens. Assim, você não terá problemas, surpresas ou prejuízos sobre seus planos.

Tarifas e o que está incluso

Nem todo programa de fidelidade oferece variedade de tarifas, no sentido de ter uma mesma passagem com diferentes benefícios e serviços inclusos. Pode acontecer da empresa disponibilizar apenas uma ou duas possibilidades, variando entre pequenos detalhes entre elas, como: um resgate que inclui apenas mala de mão e um que inclui também uma mala despachada.

Em geral, você não vai encontrar tantas opções como nas passagens em dinheiro, em que as empresas oferecem três ou mais tarifas, ampliando vantagens gradualmente em cada uma delas.

É comum que ao regatar passagens com milhas você precise pagar por alguns serviços, entrar em contato com a companhia aérea para requisitá-los ou tenha acesso a eles apenas na hora do check-in.

Exemplo: um resgate de passagem pode não te oferecer a escolha de assento durante a reserva. Depois que ela já foi efetuada, você pode precisar consultar se a companhia aérea permite a seleção da poltrona antes do check-in ou se vai precisar esperar esse processo ser aberto no prazo de antecedência ao voo para só então escolher onde se acomodar.

Condições de cancelamento e alteração ao resgatar passagens

Isso também faz parte das condições das tarifas e costuma deixar muitos viajantes em dúvida. Procure sobre as regras para cancelar e alterar antes de resgatar passagens.

Esse alerta é para destacar que as multas aplicadas em alterações e reembolsos das passagens reservadas com milhas e pontos são diferentes das condições para passagens reservadas em dinheiro.

Então, não deixe de ler sobre isso antes de fazer o resgate, pois se for preciso qualquer mudança de planos, você já saberá das regras.

Importante destacar também que essas taxas e reembolsos podem mudar entre as companhias aérea, mesmo que o resgate seja dentro de um mesmo programa de fidelidade. As condições de um resgate para voar com a empresa vinculada diretamente ao programa podem ser distintas das condições de resgatar uma passagem com uma empresa parceria. Por precaução, consulte as regras para cada experiencia.

Exemplo: quando reservamos uma passagem dinheiro, normalmente há tarifas em que o cancelamento ou alteração podem ser isentos de multa e ter reembolso total. Mas, ao resgatar passagens com poucas ou apenas uma opção de tarifa essas vantagens podem não existir. Cada empresa define se vai ou não cobrar multa para alterar, cancelar ou devolver os pontos e quanto cada um desses casos vai custar.

Não esqueça das taxas ao fazer a pesquisa

Quando voce faz a busca de uma passagem em um programa de fidelidade, normalmente o resultado aparece o valor em milhas “+ taxas”. E é fundamental que você selecione a passagem do seu interesse para consultar também esses valores adicionais.

Eles variam de acordo com companhias aéreas e aeroportos e algumas empresas e destinos podem ter custos operacionais muito altos. Se uma passagem te interessar, na hora de fazer a pesquisa, sempre tenha curiosidade em conferir os valores das taxas que serão adicionadas. A pesquisa básica, por si só, dificilmente te entrega o valor final da reserva.

Exemplo: uma passagem pode estar com um resgate em milhas com valor muito atrativo no resultado de busca. Mas, ao selecionar e seguir com o processo de reserva, as taxas cobradas pela companhia aérea e pelo aeroporto são tão elevadas que tornam a passagem equivalente ou até mais cara que uma reserva em dinheiro. Então, não se deixe levar pelo valor básico que aprece na lista de resultados. Sempre clique na opção e avance para encontrar os detalhes dos custos.

Considerações

Você já tem esses cuidados na hora de resgatar passagens em programas de fidelidade? Comente aqui se já tiver experiência com milhas e pontos e quiser deixar alguma dica para quem ainda vai fazer suas primeiras reservas!

Para mais conteúdos de como viajar usando essas recompensas, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário