Como voar em uma cia. aérea e acumular milhas com outra?
Como voar em uma cia. aérea e acumular milhas com outra?

Como voar em uma cia. aérea e acumular milhas com outra?

Você não precisa ser 100% fiel a uma única companhia aérea para fazer com que suas milhas adquiridas em voos caiam no mesmo programa de fidelidade. Algumas parcerias no mundo da aviação comercial permitem aos viajantes voar com uma empresa e acumular milhas com outra.

Nesse post, vamos te mostrar as três principais opções para você reunir seus pontos ao máximo em poucas plataformas. Assim, você não dispersa as recompensas e chega mais rápido em montantes suficientes para emitir novos bilhetes.

Lembrando que viajar não é a principal forma de conseguir milhas. Existem diversas outras alternativas de conseguir acúmulos de forma mais prática e rápida – confira aqui!

Opções para viajar com uma empresa e acumular milhas em outra

Parcerias entre companhias

Ao redor do mundo inteiro, é possível encontrar empresas que fazem parcerias para melhorar tanto a vida dos passageiros quanto otimizar malhas aéreas e operações. Aqui no Brasil, as três principais companhias possuem esse tipo de vínculo, cada uma com uma lista de empresas internacionais.

Assim, você não necessariamente precisa voar com a GOL para acumular milhas Smiles, nem com a Latam para adquirir pontos LatamPass, nem usar a Azul para conseguir pontos TudoAzul.

Usando como exemplo a Smiles, o programa tem parceria com mais de 60 companhias aéreas internacionais. Ou seja: você pode realizar viagens praticamente no mundo inteiro, reunir todas as milhas em um único lugar e usá-las para reservas com a GOL ou com qualquer outra empresa da lista.

Confira aqui empresas parceiras das três principais companhias brasileiras!

Com empresas da mesma alianças aéreas

Nenhuma das empresas brasileiras integram alianças aéreas atualmente. Mas, concentrar os acúmulos em uma única companhia que faça parte de um desses grupos pode ser bem interessante para o viajante.

Aqui nesse post, já explicamos o que são as alianças aéreas e como elas oferecem benefícios para os passageiros. No geral e de forma resumida, elas funcionam como uma espécie de parceria, mas com vantagens extras.

Uma delas é a possibilidade de você escolher um dos programas de fidelidade de uma cia. integrante da aliança e sempre computar os pontos de experiências de voos com outros membros do grupo nesta mesma plataforma.

Para exemplificar, vamos citar a TAP Air Portugal e seu programa de fidelidade TAP Miles&Go. A esta empresa faz parte da Star Alliance, junto com outras mais de 20 companhias aéreas.

Voando com a TAP você, obviamente, poderá ter milhas acumuladas no Miles&Go apenas tendo cadastro nele. Mas, se você voar com empresas como United, Copa Airlines, Avianca, SWISS, Lufthansa e outras, também poderá concentrar as milhas destas viagens no mesmo programa.

Inclusive, existem vários casos em que a companhia aérea possui tanto parcerias individuais quanto também é integrante de alianças, fazendo a quantidade de vínculos e oportunidades de acúmulo de milhas com voos ainda maior.

Principais alianças aéreas do mundo

Cias. com a mesma plataforma de acúmulos

Existem ainda as empresas que compartilham da mesma moeda quando o assunto é recompensas por pontos. Aqui no site já trouxemos um exemplo com o Avios, uma plataforma adotada por algumas companhias aéreas internacionais para compartilharem do mesmo tipo de acúmulo.

A British Airways, a Qatar Airways e a Iberia fazem parte do Avios. Apesar de terem seus programas de fidelidade próprios, com benefícios específicos e individuais para seus respectivos clientes, os pontos acumulados nessas três empresas – os Avios – estão vinculados ao programa de mesmo nome.

Tendo uma conta com uma dessas empresas, você automaticamente possui uma conta Avios. A vantagem disso é que, apesar dos Avios ficarem alocados, incialmente, com a empresa em que você voou, você pode solicitar a transferência deles para outra companhia que também usa o programa e reunir todos os Avios em um só lugar.

Aqui no site, já te mostramos como usar Avios da British para emitir voos com a Qatar (sem necessariamente ter voado com a companhia britânica!). Veja como!

Como computar as milhas de uma empresa para outra?

Na maioria dos casos, você pode associar seu cadastro no programa de fidelidade do seu interesse para acúmulo durante o momento de reservas de passagens ou no check-in de uma parceira (sendo de aliança aérea ou não). Assim, todos os pontos elegíveis serão computados de forma automática até alguns dias depois do voo.

Mas, com algumas empresas, há também a possibilidade de você enviar, após a viagem, as reservas e o bilhete emitido para uma central de atendimento disponibilizada pelo programa, abrindo um processo de solicitação retroativa. O programa irá aprovar que você viajou com uma parceira e fará o depósito de milhas na sua conta.

Antes de fazer uma reserva ou check-in, sempre consulte quem são as empresas que possuem parceira com a cia. que você irá viajar e já busque pelas formas de vincular as recompensas e garantir suas milhas. É comum que você ache essas informações nos sites ou aplicativos dos programas de fidelidade.

Considerações

E você, já usa uma dessas alternativas? Vai passar a acumular milhas reunindo as recompensas de viagens com parceiras? Comente aqui!

Mais mais dicas sobre como acumular milhas e pontos e conseguir viagens mais baratas, veja outros posts da nossa equipe aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário