Atenção aos golpes na internet que visam furtar milhas
A prática de crimes cibernéticos relacionada a milhas aéreas se intensifica no período das férias, quando há uma forte tendência das pessoas se interessarem por abordagens sobre viagens. Saiba neste post como os criminosos furtam milhas e conheça dicas de como prevenir essa dor de cabeça.
Os crimes cibernéticos
Criminosos aproveitam o interesse das pessoas por viajar, acentuado nos períodos de férias e no cenário em que vivemos de retomada do turismo, para ter acesso às contas de programas de fidelidade e se apropriar das milhas nelas existentes.
A prática criminosa na maioria das vezes se dá por meio do envio de mensagens fraudulentas (pishing) que direcionam a vítima para sites que simulam ser do programa de fidelidade.
Com o ingresso do login e senha da vítima no site fake, o criminoso se apodera dessas informações e acessa a conta do programa de fidelidade da vítima e resgata passagens ou vende as milhas existentes.
Além disso, o criminoso acessa a conta da vítima e altera o seu cadastro, de forma que nele passe a constar o e-mai e telefone do criminoso, o que permite que as confirmações positivas das transações realizadas sejam direcionadas para ele, bem como dificulta a recuperação da conta pelo seu real titular.
A arquitetura por trás dessas práticas é robusta. Os sites criados pelos criminosos são tão bem construídos que chegam a fornecer informações de voos reais para realmente induzir os usuários ao erro.
Outra forma adotada pelos criminosos para capturar os dados de acesso de programas de fidelidade é a instalação de vírus em computadores compartilhados, como de hotéis e lan houses, por exemplo.
Também é possível que o criminoso se passe por atendente do call center do programa de fidelidade. Sob a alegação de atualização cadastral, o criminoso solicita os dados da vítima e a sua autenticação mediante o fornecimento ou digitação de sua senha.
Vale lembrar que as consequências negativas podem não se limitar à perda de milhas. Caso a vítima utilize o mesmo login e senha em outros sites, os criminosos também poderão acessá-los, o que poderá resultar em novas perdas.
Dicas para evitar os golpes
A boa notícia é que os golpes podem ser evitados, se adotarmos alguns cuidados, como por exemplo:
- Acesse com regularidade sua conta no programa de fidelidade assim, você conseguirá perceber eventual movimentação de suas milhas não autorizada;
- Verifique o endereço do site que você está acessando. Se na URL houver um texto não relacionado ao programa de fidelidade, redação errada ou uso de símbolos, não insira seu login e senha. Clicar no cadeado à esquerda da URL ajuda a constatar a segurança do site;
- Não clique em links vindos de fontes desconhecidas;
- Não forneça seus dados e nem insira sua senha numa ligação receptiva;
- Não abra arquivos de e-mails desconhecidos, pois podem carregar vírus que irão capturar seus dados confidenciais, inclusive senhas;
- Dê preferência para acessar o site do seu programa de fidelidade, digitando o endereço na respectiva barra do navegador;
- Em caso de divulgação de sorteio, visite o site oficial da empresa promotora da ação para confirmar a sua regularidade;
- Não compartilhe sua senha de acesso ao site do programa de fidelidade, ela é pessoal e intransferível;
- Instale em seu computador um bom software de segurança; e
- Crie uma senha única para cada programa de fidelidade.
Quais dessas dicas você já adota? Sabe de alguém que já foi vítima de “furto de milhas”? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)
Quer mais dicas? É só clicar AQUI!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
2 Respostas para “Atenção aos golpes na internet que visam furtar milhas”
Vendi minhas milhas ao Hotmilhas e recebi um e-mail da Tudo Azul alertando para evitar a suspensão da minha conta por movimentações contrárias ao regulamento do programa. O que pode ter ocorrido?
Os Regulamentos dos Programas de Fidelidade das Cias Aéreas vedam a venda de milhas e estabelecem que o uso da senha é pessoal do titular da conta no Programa.