5 motivos para estudar os programas de fidelidade | EPM
5 motivos para estudar os programas de fidelidade

5 motivos para estudar os programas de fidelidade

Só consegue viajar bem e barato com milhas quem realmente conhece os programas de fidelidade. Mesmo que você não voe com uma determinada companhia aérea, não significa que a plataforma de recompensas dela não seja interessante para seus planos de viagem.

Nesse post, reunimos 5 motivos para te mostrar que conhecer os programas de fidelidade, seus serviços, características, parcerias e funcionalidades é essencial para quem quer ser exaltado.

Por que você deve conhecer os programas de fidelidade?

1 – Para juntar milhas mais rapidamente

Muita gente que está começando a juntar milhas foca em conversões de cartões de crédito e em transferências de programas de recompensas para programas de fidelidade.

Mas, também existem outras formas de ganhar acúmulos. Além de compras online com lojas parcerias e conversões maiores de pontos por Real, alguns programas de fidelidade também permitem que você ganhe milhas com outros serviços, como por exemplo:

  • usando Uber;
  • abastecendo o carro;
  • fazendo reserva em restaurantes;
  • entre outros.

Veja aqui como gastos do dia a dia podem juntar milhas suficientes para viajar.

2 – Saber para onde voar

5 motivos para estudar os programas de fidelidade

Um programa de fidelidade não serve apenas para voar com a principal companhia aérea associada. Normalmente, existem dezenas de empresas parcerias com as quais você também pode viajar usando as mesmas milhas.

Mas, cada empresa possui acordos individuais e, além disso, algumas companhias fazem parte de alianças aéreas. Dessa forma, cada programa vai atender uma malha aérea diferente.

Por exemplo:

  • A Smiles possui, além da GOL, mais de 50 companhias aéreas parcerias. Isso permite emissões de voos para, praticamente, qualquer parte do mundo.
  • O TAP Miles&Go é o programa da TAP Air Portugal e integra a Star Alliance, que possui 26 empresas no grupo. Esse programa acaba sendo muito vantajoso para quem quer usar milhas para voar com empresas da Europa, Ásia e principais companhias da África.
  • Além disso, existem companhias aéreas internacionais, como a Iberia, que possuem parceria com empresas brasileiras, como a Latam. Com isso, você pode usar o programa Iberia Plus, que conta com tabela fixa, para emitir voos da Latam a valores preestabelecidos.

Para aprender mais sobre as parcerias de programas de fidelidade e companhias aéreas veja os posts abaixo:

3 – Para economizar em outros serviços (além de voos)

Um programa de fidelidade não serve apenas para trocar milhas e pontos por passagens. Você também pode usar os acúmulos para economizar com outros serviços de viagem.

Normalmente, as empresas também oferecem, dentro de suas plataformas, a possibilidade dos clientes usarem suas recompensas para:

  • reservar hotéis;
  • pagar diárias de aluguel de veículos;
  • incluir bagagens adicionais na reserva;
  • comprar passeios, ingressos e pagar por experiências nos destinos;
  • entre outros.

Temos um post com mais detalhes sobre esses tópicos, mostrando como as milhas aéreas ajudam a economizar nas viagens de diversas formas.

4 – Para ganhar status e ampliá-los para outras empresas

Ganhar status dentro de um programa de fidelidade sempre traz algumas (ou muitas) vantagens para o viajante. Afinal de contas, você estará recebendo benefícios pelo vínculo que possui com a empresa.

Mas, uma vantagem adicional de conhecer bem os programas de fidelidade e ficar atento sobre as oportunidades relacionadas a eles, é poder ampliar o status de um porgrama para outros.

Isso pode acontecer através das alianças aéreas ou por status match. Diante dessas possibilidades, um programa específico ou uma companhia aérea diretamente ligada a ele podem não ser o seu foco principal de benefícios. No entanto, você pode usá-los como ferramenta para alcançar vantagens em outras empresas do seu interesse.

5 – Para aprender a buscar e identificar tarifas award

5 formas de ganhar milhas em programas de fidelidade sem voar

Um dos serviços de resgate de passagens que se tronou muito popular nos últimos tempos foi a tabela fixa. Mas, como já trouxemos em diversos conteúdos aqui do portal, não adianta você querer emitir passagens a valores preestabelecidos sem conhecer bem as condições do programa de fidelidade e ter uma boa estratégia para conseguir as emissões.

As passagens que podem ser reservadas pela tabela fixa são as que, em geral, estão disponíveis em tarifa award – e nem sempre elas são fáceis de serem encontradas.

A razão disso é que nem todo programa de fidelidade possui um sistema de buscas que facilita a vida dos clientes que estão focados em usar esse serviço.

Por isso, você precisa conhecer outros programas parceiros da companhia aérea com a qual você quer voar para usá-los como ferramenta de busca.

Por exemplo:

O programa Latam Pass possui tabela fixa, mas não mostra as tarifas award em seus resultados de buscas quando pesquisamos por um voo no site ou aplicativo.

Por isso, você precisa primeiro escolher a companhia aérea parceira desse programa com a qual deseja voar. Depois, ir em busca da tarifa award em outras plataformas. E, ao encontrar a passagem em outro programa, você entra em contato com a Latam para pedir a emissão.

Em resumo: programas de fidelidade que mostram detalhes tarifários podem não ser seu foco de acúmulo de pontos, mas podem ser seu suporte para você encontrar as passagens que deseja.

Aproveite para saber mais sobre o assunto nesses posts:

Considerações

Viu só a importância de estudar os programas de fidelidade e conhecer eles com detalhes, desde como juntar e usar milhas, até como funcionam seus sistemas de busca e quais os vínculos eles possuem?

Conhecimento sobre o mundo das milhas é a chave para viajar cada vez mais e melhor pagando menos. Por isso, se você ficou interessado em aprender mais sobre programas de fidelidade, clique aqui para ver nossos posts que explicam melhor sobre vários deles!

E, se quiser se aprofundar ainda mais nesses assuntos, tendo suporte para dúvidas, materiais complementares e ainda recebendo benefícios para conseguir milhas e voos com os melhores custos, entre para a nossa comunidade Viajando Com Milhas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário