Turismo de experiência – o que é e como escolher os destinos
Uma das tendências para 2024 é o aumento de viajantes interessados em fazer turismo de experiência. Mas afinal, qual a diferença desse tipo de viagem e quais lugares podem ser mais interessantes para apostar nesse estilo?
Vamos te explicar nesse post e te dar algumas orientações para você escolher onde vivenciar os destinos!
O que faz uma viagem ser turismo de experiência?
No turismo convencional, o viajante tem como objetivo visitar pontos turísticos, museus, monumentos históricos e apreciar lugares famosos. Nesse tipo de viagem, é possível aprender bastante, conhecer melhor o lugar e realizar o sonho de ver lugares icônicos.
No entanto, esse tipo de turismo dificilmente desloca os indivíduos da sua realidade e costumes. Normalmente, o voo, o hotel, os passeios e os restaurantes escolhidos mantém o viajante dentro da sua zona de conforto, de certa forma. E se o objetivo da visita ao destino é, de fato, conhecer os pontos principais garantindo comodidade, essa programação clássica é perfeita.
Mas, no caso do turismo de experiência, o foco não está no que é famoso, altamente turístico e que mantém os visitantes dentro da sua realidade. Nesse tipo de viagem, o objetivo é justamente inserir o visitante na realidade da localidade.
O roteiro será feito com o intuito de estimular sentidos e sentimentos, com distanciamento da sua rotina para experimentar e conhecer mais fielmente os hábitos, costumes e tradições locais. É deixar a sua zona de conforto de lado e abrir a mente para conhecer uma nova cultura e suas características com grande aproximação delas.
Como montar uma viagem que envolva turismo de experiência
A forma mais fácil de viver o turismo de experiência é tendo suporte. Afinal de contas, para você conseguir se inserir numa cultura em um tempo limitado – como o de uma viagem – precisa ter contato direto com pessoas locais ou que conheçam muito bem o lugar.
Como o número de pessoas interessadas nessa imersão está cada vez maior, também está sendo mais fácil encontrar guias e agências que fazem roteiros e pacotes que saem do turismo convencional e te levam para viver experiências. A vantagem é que essas pessoas acabam facilitando o processo da viagem e ainda te contam e te ensinam sobre o destino.
Mas, se você quiser fazer o turismo de experiência por conta própria, indicamos que estude sobre o destino e monte um roteiro e programação fora do convencional. Evite hotéis e hospedagens que vão te isolar da realidade local, peça sugestões a nativos sobre o que eles gostam de fazer na cidade e onde costumam comer, use o transporte público, faça supermercado e simule uma estadia como se você vivesse no lugar.
Isso vai despertar muito mais sua percepção e sentidos sobre a localidade e te permitir mais interação com a realidade.
Como fazer uma viagem que envolva turismo de experiência
Cidades interioranas
Em países em que boa parte do turismo está concentrado em grandes cidades, principalmente no litoral. Já lugares menores e no interior dos países acabam sendo mais fáceis para viver o turismo de experiência – principalmente se você está fazendo tudo por conta própria.
No Brasil, por exemplo, fazer viagens de carro para conhecer cidades do interior de um estado fazem você ter muito mais contato com a culinária e tradições locais do que visitando a capital. Hospedagens imersivas, de contato com a natureza, também podem ser uma boa opção.
Planejar uma road trip para uma cidade que você tem vontade de conhecer, mas ir parando no caminho em pequenas localidades e lugares que oferecem mais do que a acomodação, pode ser uma forma de viver o turismo de experiência.
Intercâmbios
Acredito que essa seja uma das formas mais cômodas de se inserir numa outra realidade. Nos intercâmbios, você sempre acaba tendo algum tipo de suporte, ao mesmo tempo que conhece e experimenta uma nova cultura.
Seja para estudar ou trabalhar, estar residindo, ainda que temporariamente, num lugar novo, torna muito fácil a possibilidade de você conhecer pessoas locais e vivenciar mais da rotina e hábitos delas.
É muito comum encontrarmos e nos apegarmos aos brasileiros nesses tipos de viagens, justamente por elas nos tirarem muito da zona de conforto. Mas, o ideal é diversificar nossas relações e aproveitar a oportunidade para conhecer gente com outros costumes.
Para intercâmbios, qualquer país é válido para o turismo de experiência. E se puder ir para o interior deles, melhor ainda! Você terá menos contato com o turismo tradicional.
Países com culturas muito diferentes
Talvez seja a forma mais fácil de sair da sua realidade e ter contato direto com uma cultura totalmente diferente. Deixando de lado o roteiro turístico com lugares famosos e atrativos muito disputados, escolha ficar em bairros mais distantes ou, mais uma vez, optar por uma cidade menor.
Uma dica extra é pesquisar por eventos, festivais, rituais e outras ocasiões com datas previstas para fazer sua viagem no período. Assim, você vai poder vivenciar uma ocasião especial e tradicional daquelas pessoas.
Destinos na África e Ásia, por exemplo, possuem muitas características que, em geral, se diferem muito das nossas referências e influências da América e Europa. Nesses continentes, o turismo de experiência – para brasileiros – pode ser bem expressivo.
Considerações
Já viveu ou tem vontade de viver o turismo de experiência? Quer indicar algum destino específico para os viajantes? Comente aqui!
Para conferir dicas de destinos e conhecê-los melhor, clique aqui!
E para contratar agências e guias que podem te ajudar a montar uma viagem nesse estilo, veja nossos parceiros aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!