Souvenirs de viagem que não ocupam espaço na mala
Se você é um viajante que gosta de levar um pedacinho do destino para casa, comprar lembrancinhas deve fazer parte do seus hábitos. E para quem gosta de costumes diferentes e se encanta facilmente pelas vitrines, às vezes a empolgação pode bater durante a viagem. Por isso aqui vão dicas de souvenirs de viagem que não ocupam espaço na mala – e nem em casa – para você colecionar!
Quanto mais exótico o destino ou mais tradicional um determinado item é, mais vontade temos de materializar as memórias da viagem. Eu, particularmente, amo um souvenir! Mas, depois de tantos lugares visitados, percebi que fazer coleções dos mais práticos às vezes é mais legal do que lotar a mala de compras.
Por isso, se tiver fazendo planos de colecionar memórias com souvenirs de viagem, confira as sugestões deste post. Descubra os objetos que mais fazem seu estilo e, nos lugares por onde passar, compre eles sem comprometer seu orçamento, peso da bagagem ou espaço em casa.
Dicas de souvenirs de viagem práticos de colecionar
Moedas e notas de dinheiro
Para quem quer fazer coleção de viagens internacionais, essa não será difícil. Uma vez que você usará a moeda local durante sua estadia dos destinos, elas serão uma memória de quando você esteve no país. Por isso, sempre que sobrar uns trocados ao final da viagem escolha uma cédula ou algumas moedas do local para guardar como recordação.
No caso de viagens para boa parte da Europa, por exemplo, em que o Euro é adotado pela maioria das nações, opte por colecionar moedas. Isso porque, nas impressões em uma das faces delas há um símbolo ou local de um dos países membros. Sendo assim, você pode colecionar uma moeda para cada lugar que visitar e que esteja representado no dinheiro.
Entretanto, fazer isso dependerá de alguma sorte. Durante sua viagem, uma das moedas com símbolo do país onde você está tem que passar pelas suas mãos. Se isso não acontecer, peça para trocar as moedas em um estabelecimento. Provavelmente os atendentes não vão se importar.
“Moedas” colecionáveis

Uma forma mais criativa e memorável de colecionar memórias é com os itens que você “fabrica”. Em diversos destinos e lugares turísticos é possível transformar moedas de pequeno valor em pequenas medalhas com um ponto turístico impresso nelas.
Além disso, você terá souvenirs de viagem que não ocupam espaço, nem pesam e ainda podem servir de decoração.
Geralmente, os viajantes pagam com uma moeda de maior valor pela impressão na moeda de menor valor.
Na Europa, por exemplo, você deposita 1 euro e 5 cents na máquina, escolhe qual a estampa de ponto turístico local você quer na medalha, e a moeda de 5 cents será amassada e impressa com o desenho escolhido.
Além de ser um souvenir prático e acessível, pode render uma coleção marcante dos seus locais favoritos em viagens.
Marcador de livro
Aos leitores apegados aos livros físicos, comprar marcadores pode ser uma opção que vai render uma diversidade enorme na coleção. Seja por estampa, material ou formatos… cada lugar por onde você passar terá algum que representará bem o destino.
Inclusive, os marcadores de papel são uma ótima opção para quem também gosta de escrever. Eu sempre penso em alguma frase, crio uma rima ou descrevo o destino no verso do marcador para tonar a memória do souvenir mais especial.
Álbum de cartão postal

Mais uma dica para os amantes de papelaria. Como, atualmente, raramente imprimimos fotos, manter as memórias em imagens físicas é cada vez mais raro. Mas, para quem ainda gosta desses prazeres à moda antiga, os cartões postais podem ser uma solução.
A depender do tipo de viagem que está fazendo – a uma única cidade, uma região ou um tour por um país – opte por um cartão que melhor irá representar sua experiência. Aproveite e guarde a recordação escrevendo no fundo uma mensagem para você mesmo sobre o lugar. Com certeza, depois de algum tempo, será uma boa memória reler seus próprios relatos sobre a viagem.
Além do mais, você pode guardá-los em um álbum e ir fazendo uma coleção organizada de souvenirs de viagem de forma barata e prática.
Inclusive, o Estevam já mostrou no canal do YouTube que ele manda cartões postais para si mesmo a partir do destino onde está – como no vídeo abaixo. Que tal adotar essa ideia?
Copinhos de shot
Se você quiser unir suas lembranças com a decoração da sua casa, essa pode ser uma opção de souvenirs de viagem que não ocupam muito espaço na bagagem. Principalmente se você tiver um lugar para arrumá-los, copinhos de shot são outra opção de compras por onde passar.
Além da diversidade entre os itens, que geralmente trazem características ou símbolos da cultura local, eles podem envolver boas histórias sobre o destino.
Pins e broches

Por fim, uma última sugestão para coleção de souvenirs de viagem são os pins e broches, que podem ser colocados em roupas, bolsas e mochilas. Apesar de itens pequenos, eles tendem a ser bem simbólicos sobre os lugares. Por isso, aos que gostam de acessórios, eles são uma sugestão barata e simples para colecionar.
Considerações
Sempre faço questão de trazer comigo algum item que me remeta boas lembranças das viagens. Mas, conforme elas foram aumentando, percebi que as lembrancinhas que não ocupam espaço são bem mais práticas e podem gerar coleções muito legais!
Inclusive, aproveita para conferir esse post sobre como conseguir comprar souvenirs mais baratos nas viagens!
E você, tem alguma coleção de souvenirs de viagem? Comenta aqui e compartilha com outros viajantes!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
2 Respostas para “Souvenirs de viagem que não ocupam espaço na mala”
Boas dicas!
Você saberia me dizer se é permitido trazer esses souvenirs, como os copinhos, na bagagem de mão?
Abs!
Oi, Paulo! Tudo bem? Eu bom que gostou das nossas dicas! Pode transportar os copinhos na bagagem de mão! Eu já trouxe copinhos, taça, garrafinha de vidro pequena… tanto em voo nacional quanto internacional e nunca tive problemas.