Qual a melhor época para ir ao Caribe? | EPM
Qual a melhor época para ir ao Caribe?

Qual a melhor época para ir ao Caribe?

Quem pretende ir ao Caribe quer dias estáveis, com muito sol, mar calmo e azul para aproveitar praias e passeios. Mas, apesar de estar perto de uma zona tropical e do calor ser praticamente constante, algumas coisas precisam ser levadas em conta para escolher a melhor época para viajar.

Nesse post, reunimos algumas informações para te ajudar a encontrar os meses ideais para ir ao Caribe!

Características gerais do clima

No Caribe, as temperaturas costumam estar sempre acima dos 20°C, mesmo no inverno. Apesar do calor e da umidade constante, que fazem com que os destinos possam ter pancadas de chuva em qualquer época, o verão é quando elas mais acontecem.

Lembrando que o Caribe está no hemisfério norte do planeta, logo, o período mais quente do ano vai de junho a setembro, mas pode expandir a grande incidência de chuvas até novembro – e vamos explicar abaixo o motivo.

Durante o inverno, de dezembro a março – podendo se estender até abril – os índices pluviométricos ficam mais baixos e as pancadas de chuva são menos frequentes.

Temporada de furacões no Caribe

A temporada de furacões no Caribe costuma ser de junho a novembro, com maiores chances de agosto a outubro. Esses meses apenas tendem a uma probabilidade maior desses fenômenos, de acordo com a ocorrência das últimas décadas.

Mas, isso não significa que eles vão atingir o Caribe todos os anos ou que, necessariamente, acontecerão nesses meses. Mas, quando acontecem, normalmente são nesse período.

Também é importante destacar que os furacões se formam nos oceanos e, apesar de influenciarem em ventos e chuvas quando passam perto da costa, também não há certeza de que eles vão na direção exata de uma localidade, se aproximando muito das praias.

Por isso, as chances de um desses grandes ciclones atingem justamente o destino que você está durante sua viagem é muitíssimo baixa. Então, não deixe que isso impeça você de ir ao Caribe.

Destinos do Caribe fora da rota dos furacões

Qual a melhor época para ir ao Caribe?

Vale reforçar que não são todas as ilhas e países que estão dentro da chamada rota dos furacões. Então, se você quiser ir ao Caribe durante os meses em que há maiores chances de chuvas e ventos fortes influenciados por esses fenômenos, pode optar pelos lugares que recebem pouquíssima interferência decorrente dos furacões e estão fora da rota deles. São eles:

Melhores meses para ir ao Caribe

Em geral, a melhor época para ir ao Caribe, com foco em tempo estável, é de janeiro a abril. Mesmo que as temperaturas não estejam chegando aos 30°C, você conseguirá aproveitar passeios, praias com sol e menos pancadas de chuvas.

Principalmente para destinos que estão dentro da rota dos furacões, como Cancun, Punta Cana, Bahamas, Porto Rico, Jamaica, St. Maarten, por exemplo, os primeiros meses dos ano são ideais. Assim, você evita o maior risco de tempo nublado e ventos fortes.

Considerações

Fazendo planos de ir ao Caribe? Não deixe de conferir na nossa aba de destinos com posts sobre diversos lugares do mundo, com dicas, roteiros e muito mais. Basta usar o buscador para pesquisar o nome da cidade ou país que você deseja como palavra-chave.


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário