Por que companhias aéreas estão pesando passageiros? | EPM
Por que companhias aéreas estão pesando passageiros?

Por que companhias aéreas estão pesando passageiros?

Quando uma companhia aérea anuncia que irá pesar seus clientes antes das viagens, normalmente gera polêmica. Mesmo se responsabilizando em não expor os dados e informações, muita gente não se sente confortável com essa ação. Mas afinal, por que companhias aéreas estão pesando passageiros e o que elas querem com esses dados?

Vamos te explicar abaixo com base nas informações e explicações divulgadas pelas próprias companhias aéreas e autoridades de segurança da aviação de diversos países que têm anunciado essa prática.

Segurança com relação ao peso das aeronaves

Todo avião possui um limite de peso para operar com segurança. Levando em conta a estrutura deles e a quantidade de poltronas disponíveis, é preciso somar ainda a quantidade de possíveis passageiros e suas respectivas malas.

Por isso, as empresas precisam ter uma noção média de peso sobre os indivíduos, suas bagagens de mão e despachos para garantir que não vão sobrecarregar a aeronave.

Para chegar nesses números aproximados, as autoridade de aviação civil com apoio das companhias aéreas, recolhem dados anônimos nos aeroportos para terem valores amostrais reais e garantirem cálculos mais precisos sobre o peso em que os aviões estão voando.

Se os cálculos já existem, por que estão pesando passageiros de novo?

Por que companhias aéreas estão pesando passageiros?

O peso estatístico existe na aviação e é usado como valor base para os cálculos operacionais – para decolagem, performance de motores e entre outros. No entanto, esse número é uma estimativa e foi adotado há algum tempo.

Então, é comum que algumas entidades da aviação busquem atualizações. E não é algo que está acontecendo apenas agora. Essas ações de pesagem também já ocorreram algumas vezes em anos anteriores. Informações e dados precisam se manter fiéis ao real, principalmente quando se trata de segurança.

Levando em conta que uma população, ao longo dos anos, pode ter variação na sua média de peso e que as bagagens de mão podem estar cada vez mais lotadas e ultrapassando o limite recomendado, sem as companhias fazerem um controle rigoroso delas, as empresas acabam adotando um teste prático para garantir que, ainda assim, o peso adequado dos aviões segue sendo respeitado.

Por isso, de tempos em tempos, as companhias aéreas anunciam que estão pesando passageiros com o objetivo de garantir que as operações sigam seguras.

Ano passado, a Air New Zealand realizou o teste para seus voos internacionais e em 2021 para voos domésticos. A Korean Air também coletou informações com o mesmo processo no fim do ano.

No início de 2024, foi a vez da Finnair anunciar que também estará pesando passageiros para novos cálculos.

Como funciona o processo de pesar passageiros?

Normalmente, quando é anunciado que uma companhia aérea está pesando passageiros, a entidade responsável pela segurança da aviação civil do país está autorizando e solicitando que esse recolhimento de dados seja feito.

Os passageiros não são obrigados a se pesarem. Em geral, a companhia aérea os convida para o teste ou simplesmente perguntam pelo dado do peso, mas as pessoas possuem o direito de recusar participar ou ceder essa informação.

Ainda que o passageiro aceite participar, os números vão para um banco de dados de forma anônima, sem identificação do indivíduo em si.

Além disso, cada pessoa que se voluntaria para a pesagem costuma subir na balança com sua mala de mão (o que não entrega se a bagagem está ou não com o peso limite para ir na cabine).

O número registrado pela balança também vai anonimamente para o banco de dados e não é exposto para outros passageiros no aeroporto, nem pela companhia aérea. A mesma se responsabiliza por respeitar a privacidade dos participantes.

Essas pesagens também costumam ter um prazo para acontecerem. Normalmente, elas duram entre algumas semanas ou meses, para que as empresas recolham uma amostra ampla o suficiente para cálculos mais reais.

Considerações

Essa é a razão das companhias aéreas estarem pesando passageiros. E, apesar de parecer que isso se tornou frequente com várias empresas, é uma medida aplicada pontualmente e de forma temporária.

Reforçamos que não há problema se você for chamado pela companhia aérea para participar do teste, mas não quiser subir na balança ou fornecer essa informação! Muitos viajantes se sentem desconfortáveis com essa medida e podem recusar sua participação tranquilamente.

E você, acha polêmico as autoridades de aviação usarem esse método para colher dados sobre o peso embarcado nas aeronaves?


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário