Países da Europa para viajar de trem – veja como montar roteiros - estevampelomundo.com.br
Países da Europa para viajar de trem – veja como montar roteiros

Países da Europa para viajar de trem – veja como montar roteiros

Seja para conhecer o interior ou as principais cidades da Europa, uma das possibilidades de transitar com comodidade pelo continente é usando a malha ferroviária. Viajar de trem pode ser alternativa de bom custo-benefício, mais rápida que carros e ônibus, além de oferecer uma experiência nova, já que no Brasil não temos muitas opções desse transporte.

Nesse post, reunimos alguns dos países que são bem interligados com trens e que possuem rotas internacionais para que você possa criar roteiros por diversos destinos.

Confira exemplos!

Viajar de trem para o interior dos países da Europa

As capitais e grandes cidades dos países europeus costumam ser os principais destinos buscados por turistas. Mas, com certeza existem pequenas localidades que valem a pena entrar nos planos, independente de quais sejam seus interesses e estilo de viagem.

E como boa parte dos países europeus são bem conectados internamente com trens, eles podem ser uma alternativa para quem pretende viajar ao interior.

Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Suíça são alguns exemplos de lugares que possuem, ao menos, uma empresa ferroviária, ligando não só cidades famosas, como destinos menores.

Você pode encontrar a malha de cada empresa nos sites delas. Mas, se você não conhece as companhias para viajar de trem na Europa, continue lendo o post pois vamos citar algumas das principais abaixo.

Você também pode fazer uso do Google Maps, selecionando o uso de transporte público para ir de um destino a outro. A lista de resultados costuma incluir a opção de trem, caso ela exista.

Veja exemplo abaixo:

Países da Europa para viajar de trem - veja como montar roteiros
Foto: Google Maps

É possível usar rotas diretas ou com transferência de trens para ir de Madri a Salamanca (como esta cidade não é muito grande, é possível montar um roteiro de 1 dia fazendo um bate e volta a partir da capital). Abrindo os detalhes da opção oferecida pelo Google Maps, você ainda encontra se há paradas no caminho e qual a empresa que realiza o trajeto.

Usar trem para viajar entre países da Europa

Alguns países possuem apenas empresas com operações nacionais, mas existem várias delas que realizam trajetos para outros países. Por isso, viajar de trem também é uma boa opção, principalmente para se deslocar entre grandes cidades que possuem certa proximidade.

França e Espanha, por exemplo, são países fronteiriços que possuem ligação por trem entre alguns destinos e seguem ampliando suas malhas ferroviárias. A linha Lyon – Barcelona foi inaugurada em setembro de 2023 e em outubro também passará a ter viagens Marselha – Madri.

Confira empresas europeias com malha ferroviária internacional e os países que são interligados por elas:

  • Renfe – operadora do exemplo que trouxemos anteriormente. Uma empresa espanhola que, além de interligar o próprio país sede, faz viagens para a França e liga a região da Galícia à cidade de Porto, em Portugal.
  • Trenitalia – além de interligar a Itália, opera viagens para as principais cidades da Suíça, Áustria e algumas cidades da Alemanha.
  • Deutsche Bahn – empresa alemã que interliga a Alemanha a mais de 15 países, além de realizar boa parte dos trajetos nacionais.
  • Flixtrain – do grupo de mobilidade Flix (o mesmo do Flixbus, famoso por passagens de ônibus baratas dentro da Europa) interliga a Alemanha, Áustria, Suécia e Suíça.
  • Grupo Eurostar – a Eurostar é uma companhia do Reino Unido que realiza viagens usando o Eurotúnel – ligação do sul da Inglaterra ao norte da França por meio de túnel subaquático. Além de viagens entre esses países, as empresas do Grupo Eurostar (Eurostar e Thalys) ainda possuem malha para Bélgica, Países Baixos e Alemanha.

Veja outros exemplos de destinos famosos que podem ser interligados por trem (fazendo consulta pelo Google Maps):

viajar de trem na Europa
Trajeto da Eurostar para atravessar o Canal da Mancha de Londres a Paris. Foto: Google Maps
como montar roteiro para viajar de trem
Usando a Thalys para ir de Colônia (Alemanha) até Bruxelas (Bélgica). Foto: Google Maps
dicas para viajar de trem
Usando a Trenitalia para ir de Milão (Itália) a Berna (Suíça). Foto: Google Maps

Vale a pena viajar de trem na Europa?

Na hora de montar um roteiro na Europa, é possível usar diversos transportes para interligar destinos e os trens devem ser uma opção a ser considerada durante seu planejamento.

Apesar do continente ser muito bem interligado por companhias aéreas (tanto convencionais quanto low costs), cidades menores ou países muito próximos podem não ter voos operando diretamente.

A Europa também costuma ser bem interligada por rodovias. Mas, é bem provável que os trens sejam mais rápidos do que fazer a viagem de carro ou ônibus.

Assim, eles acabam sendo uma alternativa rápida e que costuma ter bom custo-benefício, tanto para integrar roteiros dentro de um mesmo país quanto entre países próximos.

Além do mais, como ter novas experiências faz parte das viagens, usar esse transporte também serve para apreciar o caminho!

Considerações

Você já usou trem para viajar na Europa? Gostaria de deixar alguma dica ou sugestão para os viajantes? Comente aqui!

Para montar sua viagem, indicamos que você também confira esses posts:


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

2 Respostas para “Países da Europa para viajar de trem – veja como montar roteiros”

Deixe um comentário